Operadora escolhe equipamentos Cisco para ampliar cobertura Wi-Fi no Triângulo Mineiro e no interior de São Paulo.
A Cisco foi escolhida pela Algar Telecom para fornecer os equipamentos que serão utilizados na ampliação da cobertura da rede Wi-Fi da empresa, na região do Triângulo Mineiro e no interior de São Paulo.
Até o final do ano serão instalados 400 Access Points, fabricados no Brasil, para disponibilizar acesso à Internet em 50 locais públicos de Uberaba, Uberlândia e em Franca. Hoje, a operadora tem locais com pontos de acesso em shoppings, faculdades e bares dessas cidades.
O projeto Wi-Fi da Algar Telecom foi iniciado em 2012, mas antes mesmo, em 2010, a operadora já estudava a utilização do Wi-Fi como um complemento das redes 3G, que vinham sofrendo sobrecarga devido ao tráfego massivo de dados.
Após análises, a Algar Telecom concluiu que o oferecimento do sinal wireless poderia ser um caminho para uma maior capilaridade da cobertura e uma melhora na qualidade de acesso do usuário, com investimento relativamente baixo.
Um projeto-piloto foi implantado em Uberlândia, onde a operadora disponibilizou uma rede em diversos pontos selecionados. Uma adequação posterior segmentou o acesso, permitindo que o usuário da Algar Telecom de qualquer produto, com sua senha padrão, utilizasse o Wi-Fi.
Dispositivos com SIMCARD Algar Telecom têm acesso Wi-Fi a partir do reconhecimento do aparelho pela rede, sem a necessidade de senha. “Mais do que um complemento à rede 3G, a Algar passou a ver no Wi-Fi um diferencial para atrair e fidelizar clientes, além de ser uma possibilidade de gerar receitas adicionais”, afirma Luis Antonio Andrade Lima, diretor de Operações e Tecnologia da Algar Telecom.
A utilização do Wi-Fi no Festival Triângulo Music consolidou ainda mais esta visão. Os Access Points da Cisco foram utilizados no evento, em maio, com o objetivo de aproximar o público jovem da operadora, contando com 48 pontos de acesso Wi-Fi.
Com a boa avaliação dos equipamentos Cisco, a Algar tomou o festival como ponto de partida definitivo para a massificação do Wi-Fi.
Segundo Lima, a facilidade de implantação e configuração da tecnologia Cisco também foram decisivas para a escolha. “A ideia de disponibilizar Wi-Fi no Triângulo Music, por exemplo, surgiu de maneira repentina.
Faltando um mês para o evento, nós prospectamos a compra com a Cisco, que teve um prazo curto para o fornecimento dos produtos, mas com a facilidade de implantação e configuração da tecnologia, conseguimos disponibilizar a rede no estádio em apenas três dias”, conta o diretor da operadora.
A expansão da cobertura Wi-Fi da Algar vai ao encontro da demanda cada vez maior de clientes das operadoras por mobilidade. Com o volume crescente do tráfego de dados, o wireless é uma alternativa vantajosa ao 3G, diversificando os meios de acesso e permitindo o offload dessas redes.
“Hoje, o Wi-Fi em espaços públicos é visto como uma alternativa para as operadoras disponibilizarem acesso à internet a seus clientes em locais onde a rede 3G está sobrecarregada.
Além da expertise neste mercado, a Cisco conta com alta disponibilidade de produtos e preços mais competitivos graças à fabricação local, atendendo a esta demanda das operadoras”, afirma Rodrigo Dienstmann, presidente da Cisco do Brasil.
Wi-Fi no Festival Triângulo Music
A Algar Telecom foi a primeira operadora no Brasil a utilizar Access Points Cisco de fabricação nacional em um grande evento: o festival Triângulo Music, que ocorreu nos dias 9 e 10 de maio, em Uberlândia.
A série 1600 de Access Point Cisco, utilizada no projeto, trabalha no padrão IEEE 802.11n que, além de suportar equipamentos de conexão 802.11g e 802.11b, alcança velocidades superiores a 100 Mbps e tem maior abrangência se comparado aos padrões anteriores.
Ao todo, 3.744 clientes diferentes da Algar acessaram a rede Wi-Fi nos dois dias do Festival. No primeiro dia, a rede suportou um pico de 1.128 clientes se conectando simultaneamente, sem prejuízo à experiência de acesso.
Para o engenheiro da Algar, a confiabilidade e estabilidade dos Access Points da Cisco foram essenciais para o sucesso da rede no evento. “O gerenciamento e monitoramento de rede nos aparelhos também foram determinantes na escolha da marca. No geral, os equipamentos cumpriram o objetivo”, destacou Lima.
Além da eficiência, a rede Wi-Fi colaborou com as ações de marketing realizadas pela Algar durante o evento, permitindo interações em tempo real, upload de fotos e posts em redes sociais. “É uma vantagem ter um sistema de gerência inteligente de onde é possível extrair informações importantes com relação aos seus clientes e à usabilidade da rede”, diz Lima.
Se você gostou deixe um Comentário!