mudanças com a tecnologia 5G
Internet Mobile

Conheça as mudanças com a chegada do 5G 

A tecnologia 5G chegou para transformar a vida das pessoas e empresas, aumentando dessa forma a competitividade das organizações que trabalham usando a internet móvel. 

A rede 5G permite a interconexão entre diversos dispositivos simultaneamente, possibilitando a evolução conhecida como Internet das Coisas (IoT).

O que é 5G?

A tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel, que possui maior alcance e velocidade para os usuários de aparelhos de celular, superando as tecnologias anteriores.

Esse novo tipo de tecnologia permite que diversos aparelhos mantenham a comunicação estável e sem complicações, seja em casa ou no ambiente de trabalho.

Ela permite, também, que outros dispositivos funcionem sem estarem conectados à uma rede wifi ou pela internet instalada por meio de cabos, fazendo com que um diálogo comercial sobre vidro jateado verde possa ser mantido.

o que é tecnologia 5G

Ter um aparelho celular com a tecnologia 5G possibilita que downloads e uploads sejam processados mais rapidamente, economizando cerca de 90% no consumo de energia desses aparelhos.

Tudo acontece com muita eficiência quando as informações solicitadas são apresentadas, dando agilidade nas atividades diárias, sem que o tempo seja gasto com longas esperas, que poderiam prejudicar as vendas de pinturas industriais e prediais

Como é o funcionamento da internet 5G?

O 5G está em ascensão e vem gerando curiosidade em diversas pessoas que buscam saber mais sobre esse produto. Basicamente essa tecnologia trabalha da seguinte forma:

  • A capacidade de transmissão de dados é maior e mais avançada;
  • Diversos equipamentos ficam interconectados na mesma rede;
  • Os aparelhos podem ser operados de forma remota;
  • A conexão dessa tecnologia é segura.

A rede wifi não tem a capacidade de suportar diversas conexões e é por esse motivo, dentre tantos outros, que o 5G é uma tecnologia atraente para ser adquirida pelas pessoas que precisam captar clientes interessados em desmontagem de móveis planejados.

Quais são os benefícios das redes 5G?

Além dos benefícios individuais, a lista abaixo destaca alguns dos benefícios gerais que o avanço dessa tecnologia é capaz de proporcionar, tais como:

  • Maior velocidade de conexão em rede banda larga;
  • Facilidade ao estudar e trabalhar remotamente;
  • Possui um maior raio de cobertura do sinal da internet;
  • Contribui para a divulgação de serviços como abrir fechadura antiga;
  • O 5G inclui inteligência artificial e robótica;

A tecnologia 5G está avançando rapidamente e vem se tornado a melhor opção para empreendedores, já que ela possui maior velocidade no processamento das informações, gerando melhores resultados profissionais.

Custo da tecnologia 5G

A informação com relação aos gastos são bem diferenciados, dependendo do pacote e das ofertas das operadoras.

Para o consumidor final, os custos com o 5G podem não ser tão altos, porém é essencial ter um equipamento compatível para recebê-lo, sendo então possível acompanhar com clareza um vídeo sobre instalação de bomba e filtro de piscina.

Isso porque o processamento dos bits é mais rápido e no momento da escolha do pacote da operadora é sempre bom pesquisar quais delas oferecem o preço mais vantajoso no mercado.

Diferenças entre a tecnologia 5G e a 4G

Apesar de ainda ser muito utilizada, a tecnologia 4G é mais antiga que a 5G, possuindo diversas diferenças entre elas, alguns exemplos são:

  • O 4G comporta cerca de 10 mil aparelhos já o 5G mais de 1 milhão de dispositivos;
  • Diferentemente do 4G, o 5G suporta aglomerações de pessoas;
  • O intervalo para download do 5G é entre 1 e 2 milissegundos;
  • O 5G possibilita que vários aparelhos estejam conectados ao mesmo tempo.

Para utilizar tecnologia 5G é preciso ter um aparelho compatível com o serviço, principalmente para quem quer efetuar um download muito pesado, pois o processamento é mais rápido, evitando que um site de relé de proteção siemens trave.

Diferenças do 4G para 5G

Alguns desses aparelhos podem ser bem caros, para que consigam suportar esse tipo de tecnologia, mas vale a pena o investimento ao longo prazo.

Então, as redes que são inferiores ao 5G acabam não fornecendo o suporte necessário aos usuários, pois a sua velocidade é restrita e não consegue manter diversos aparelhos conectados.

Dessa forma, o compartilhamento de informações sobre persiana romana tela solar fica comprometido, afetando as vendas das empresas que trabalham com esse produto.

É possível notar que a tecnologia 5G transformou alguns setores da vida, sejam eles os profissionais e até o contato com familiares distantes que a partir dela podem manter contatos por vídeos, todos ao mesmo tempo, sem qualquer tipo de empecilho.

Quando foi citado a diferença existente entre a tecnologia 4G e a 5G, onde o 5G suporta aglomerações de pessoas, nada impede um gestor, de manter contato com várias pessoas, em um evento, por exemplo.

Afinal, todas elas podem acessar ao mesmo tempo vídeos sobre cursos de como manejar uma empilhadeira elétrica 2000 kg, sem problemas de conexão.  

Quais países têm tecnologia 5G?

O 5G já está disponível em diversos países, alguns deles são:

  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • Reino Unido;
  • Suécia;
  • Finlândia;
  • Japão;
  • China;
  • Austrália;
  • Alemanha;
  • Coreia do Sul.

Essa nova tecnologia também transformou a área médica, pois as cirurgias remotas por meio do 5G tendem a se tornar cada vez mais populares, visto que os médicos podem realizar operações em seus pacientes mesmo estando distante.

Embora o 5G tenha potencial para ser utilizado pela maioria dos consumidores no seu cotidiano, a tecnologia de rede móvel também conquista outros segmentos importantes do mundo.

Isso inclui os carros autônomos e semi autônomos, a telemedicina (com consultas remotas), a indústria, o agronegócio e o mercado financeiro.

Tudo de mais moderno pode ser conduzido por essa nova tecnologia. Os óculos de realidade virtual (VR) e aumentada (AR) são populares devido à agilidade do 5G.

5G começa a se espalhar pelo Brasil

A previsão inicial da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) era que até julho de 2022, todas as 26 capitais do Brasil oferecessem o 5G.

Porém, em virtude de razões técnicas, a previsão pulou para setembro de 2022 e o cronograma para a implantação vai até o ano de 2029.

As cidades com mais de 500 mil habitantes devem receber a tecnologia 5G até julho de 2025, e os locais com mais de 200 mil pessoas até o mês de julho de 2026. Já os municípios que possuam mais de 100 mil habitantes até julho de 2027.

Informações adicionais a respeito da tecnologia 4G

O 4G (em inglês: Fourth Generation) de telefonia móvel é a sucessora direta da 3G e é baseada totalmente em IP.

Sua principal vantagem é a facilidade de carregamento e do envio de dados, tornando possível assistir filmes em alta definição enquanto eles são baixados, bem como armazenar vídeos no computador,

como funciona a Tecnologia 4G

Antes do surgimento do 5G, os grandes atrativos do 4G ainda continuam sendo a convergência de uma grande variedade de serviços, bem como a diminuição de custos e investimentos para ampliar o uso de banda larga na sociedade.

A tecnologia de quarta geração foi criada com base no GSM e WCDMA e a tecnologia prioriza o tráfego de dados em vez do tráfego de voz, proporcionando uma rede de dados mais rápida e com maior estabilidade.

O 4G foi desenvolvido para oferecer serviços com base em banda larga móvel, como Multimedia Messaging Service (MMS), video chat, mobile TV, conteúdo HDTV, Digital Video Broadcasting (DVB) e serviços básicos como voz e dados.

Sempre favorecendo o uso em qualquer local e a qualquer momento.

Considerações finais

Com a chegada da tecnologia 5G, tanto as atividades empresariais, como as pessoais (como uma simples compra ou um bate papo virtual) avançaram imensamente.

Isso porque o 5G proporciona muito mais recursos em termos de velocidade no tráfego de informações, como a possibilidade de manter várias pessoas conectadas ao mesmo tempo, em locais como eventos, feiras ou congressos.

Os benefícios trazidos pelo 5G são inúmeros e mesmo que o 4G ainda seja bastante utilizado, ele permite que vídeos possam ser assistidos com maior precisão e clareza.

Dessa forma a utilização do 5G torna a navegação mais rápida e dinâmica. Porém, sempre lembrando que existe a necessidade de um aparelho móvel que possa acompanhar toda essa nova tecnologia.

Os aparelhos tendem a ser mais caros do que os considerados “tradicionais” para o 4G, mas é um investimento que vale a pena e o consumidor precisa realizar uma boa pesquisa para encontrar pacotes mais baratos entre as operadoras que fornecem o serviço.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.