Testar velocidade da Internet
Dicas Internet

Teste de Velocidade: Será que minha internet está lenta? Faça o teste.

O Speedcheck.org é um excelente serviço para realizar um Teste de Velocidade de sua conexão em qualquer circunstância, independentemente do sistema operacional ou do computador que você estiver usando no momento. 

Rápido e eficiente, este testador de conexão gratuito capta seu IP, sua localização e realiza testes de velocidade de download e upload.

Se você está achando que sua internet está lenta demais ou apenas quer confirmar sua velocidade, verificando se é realmente aquilo que o provedor promete, basta acessar o site e iniciar um teste, clicando em “Start Test“. 

O serviço irá testar sua velocidade de Ping, sua velocidade de download e sua velocidade de upload, respectivamente. Um ponteiro estilo velocímetro irá exibir os números (kbps, mbps) para você.

Acompanhe os gráficos de transferência de dados, veja sua localização no mapa e, se quiser, ainda pode compartilhar o resultado de sua internet no Twitter ou Facebook.

As velocidades de download ou upload anormalmente lentas podem indicar um problema com seu provedor de serviços de internet, sua conexão ou simplesmente ocorrer durante um horário do dia em que muitas pessoas estão usando a internet. 

Se você executar vários testes e perceber que sua conexão com a internet está consistentemente lenta, isso pode indicar um problema que você precisa solucionar se quiser navegar na Internet sem atrasos.

Entender a velocidade da Internet é apenas uma etapa na solução de problemas da Internet lenta. Quanto mais você entender sobre as velocidades da Internet em que está trabalhando, mais rápido poderá determinar quais problemas podem estar causando velocidades lentas ou desempenho ruim. 

A partir daí, você poderá corrigir seus problemas de Internet e melhorar o desempenho (e a confiabilidade) da sua conexão.


TESTE DE VELOCIDADE COM A INTERNET 


O teste de velocidade da Internet é a ferramenta que o ajudará no processo de medir e solucionar problemas de velocidade da Internet. O teste de velocidade pode indicar as velocidades exatas que você está obtendo em um determinado momento, que é o primeiro passo para saber quais problemas podem estar afetando sua Internet. 

A execução de testes de velocidade é fácil com o Speedcheck, e os registros de cada teste que você executar serão armazenados convenientemente, para que você possa revisá-los posteriormente.

  • Latência indica o atraso no tempo que os dados levam para chegar ao seu destino. A latência é medida em milissegundos e, em geral, qualquer latência abaixo de 100ms é boa. Latências mais altas, como aquelas com mais de 200 ms, podem causar atrasos ao realizar atividades como o bate-papo por vídeo com as pessoas e fazer com que a Internet pareça ainda mais lenta do que é.
  • A velocidade do download, medida em Mbps, indica a rapidez com que o dispositivo está baixando dados da Internet. Se sua velocidade de download não for rápida o suficiente para suportar as atividades que você está realizando, como assistir a vídeos ou jogos, pode parecer que sua Internet está lenta ou atrasada.
  • A velocidade de upload, também medida em Mbps, refere-se à velocidade na qual seu dispositivo pode enviar dados para a Internet. Sua velocidade de upload afeta a rapidez com que arquivos grandes, como fotos ou vídeos, são carregados.

É importante verificar regularmente a velocidade da sua Internet por vários motivos:


1º – Seu contrato com o provedor de serviços de Internet especificará as velocidades prometidas de upload e download, mas você pode não ter necessariamente essas velocidades exatas.

De fato, suas velocidades podem ser muito mais lentas que as contratadas, o que pode afetar a funcionalidade da sua Internet e sua capacidade de navegar na Internet.

2º – Você pode obter as velocidades prometidas em determinados horários do dia, mas não em outros. A única maneira de determinar se a Internet está funcionando bem é executando um teste de velocidade em diferentes horários do dia. 

Você poderá ver seu serviço diminuir durante o horário de pico e depois acelerar novamente tarde da noite ou de manhã cedo, quando menos pessoas estiverem on-line.

Para ter uma ideia do que realmente são as velocidades da Internet, você precisará executar vários testes de velocidade em diferentes horários do dia. 

Com o Speedcheck.org, todos os seus testes de velocidade anteriores são gravados, para que você possa visualizar convenientemente os resultados de uma só vez.


Teste de velocidade

TIPOS DE CONEXÃO COM A INTERNET


Esses tipos de conexão com a internet também podem afetar a velocidade e a funcionalidade do seu serviço de internet. Alguns provedores oferecem apenas um ou dois desses tipos de conexão à Internet; portanto, você precisará entender os prós e os contras de cada método de conexão.

Dial-up O

Dial-up já foi o tipo mais comum de conexão com a Internet, embora agora tenha sido amplamente eliminado. A discagem acessa a Internet através da sua linha telefônica, discando essencialmente um número de telefone para “ligar” para a Internet.

Você precisa usar um modem e a discagem é extremamente lenta. Além disso, você não pode usar seu telefone fixo enquanto estiver usando a Internet.


DSL

Uma linha de assinante digital (DSL) permite que você use a Internet e o telefone ao mesmo tempo. O DSL é altamente popular nas cidades, mas você o encontra menos nas áreas rurais. É a opção mais comum para a internet hoje.


Cabo

Com uma conexão a cabo, o computador acessa a Internet através da conexão a cabo da televisão, em vez de depender da linha telefônica. Isso significa que você pode usar a Internet e o telefone ao mesmo tempo e faz do cabo uma opção popular de conexão à Internet.

Fibra

As conexões de fibra óptica estão rapidamente ganhando popularidade, porque a fibra óptica é significativamente mais rápida do que outras conexões à Internet. Está crescendo em popularidade nas cidades, mas ainda não está disponível em áreas mais remotas.

WiFi

As conexões de banda larga sem fio, também conhecidas como WiFi, usam uma conexão com fio como DSL, cabo ou fibra para enviar ondas de rádio entre os dispositivos.

Isso cria uma conexão de alta velocidade e é usado para criar pontos de acesso em bibliotecas, restaurantes e outros edifícios públicos. Obviamente, você pode configurar seu próprio ponto de acesso Wi-Fi residencial.

Com alguns desses tipos de conexão sendo mais rápidos que outros, é importante escolher o tipo de conexão mais rápido disponível em seu local, se você deseja maximizar a velocidade da Internet.


One thought on “Teste de Velocidade: Será que minha internet está lenta? Faça o teste.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.