Se tornar um social media tem sido uma das profissões que mais vem crescendo nos últimos anos.
É uma profissão que tem inúmeras vantagens.
Mas você sabe como ser um social media?
Olhe nossas dicas para descobrir como se tornar um social media de sucesso.
1 – Entenda a Ferramenta
Primeiramente você sabe o que um Social Media faz?
O Social Media é responsável por administrar as redes sociais de terceiros, traçando estratégias de conteúdo, montando-os e publicando-os.
Sendo assim, é necessário que ele entenda sua ferramenta de trabalho para saber como fazer o melhor proveito dela.
Portanto, vai alguns pontos básicos que você necessita conhecer se você for ser estrategista de Instagram.
Saiba os Formatos
Se você quer se tornar um Social Media você precisa saber quais são os formatos de postagens do Instagram.
Hoje existem os seguintes formatos:
Feed
O feed é onde você vê as postagens principais.
Você pode publicar em três tipos de tamanho.
O mais comum é o tamanho quadrado 1080 x 1080 pixels.
Tem o tamanho que é mais cumprido que é o vertical no tamanho 1080 x 1350, a vantagem deste é que ele ocupa mais espaço de tela do seu seguidor.
E o terceiro tamanho que se tem é o horizontal no tamanho 1080 x 566. Esse é o formato menos recomendado, pois ele ocupa pouco espaço de tela e ainda mostra o post de baixo, o que não é bom, pois você precisa manter o máximo possível do olhar da pessoa no seu post.
Story
Fazer postagens no story é fundamental.
Por este tipo de formato você consegue ter um contato mais próximo com seu seguidor e conversar melhor com ele.
Ideal para postar o seu dia a dia, fazer perguntas, enquetes e esclarecer dúvidas.
Você pode fixar alguns stories na parte dos destaques.
O ideal é fixar os stories com as informações que os usuários mais procuram.
Por exemplo, fixar um story que explica como pode entrar em contato com você, onde está localizado, quem é você e o que faz.
O formato é no tamanho 1080 x 1920.
Vídeos
Esse formato é o antigo IGTV.
Aqui você posta os vídeos com mais de um minuto.
Ideal para você postar um conteúdo mais denso, ou seja, que possui um conteúdo mais aprofundado sobre seu segmento.
Reels
O reels é uma cópia do TikTok e seu intuito são vídeos curtos de entretenimento.
Aqui o ideal é você postar seu conteúdo, mas de uma forma mais descontraída para chamar mais atenção das pessoas.
Por esse formato você consegue ganhar muitos seguidores, pois ao contrário dos outros formatos que mostram apenas para as pessoas que te seguem, pelo Reels o Instagram entrega seu conteúdo para pessoas que também não te seguem, ou seja, podem virar um seguidor se interessarem pelo seu conteúdo.
2 – Entenda o Algoritmo
O algoritmo não é um bicho de 7 cabeças e é facilmente fácil de ser entendido.
Porém, o Instagram está recorrentemente atualizando a rede social, então você como um ótimo profissional necessita ficar de olho nessas atualizações.
Isso porque, dependendo da atualização você necessita mudar e / ou recriar a estratégia que você criou para o Insta do seu cliente.
O principal de tudo é entender que o Instagram tem como objetivo que o usuário passe a maior quantidade de tempo na rede social.
Pois, quanto maior o tempo de uso, e mais pessoas conectadas, maior o valor da rede social no mercado.
Sendo assim, seu objetivo é criar conteúdos interessantes, criativos e únicos que chamem a atenção dos usuários.
E quanto mais você consegue prender a atenção dos seguidores, mais o Instagram recomenda para que outras pessoas vejam seu post.
Consequentemente, você se torna mais relevante, com mais seguidores e vende mais o seu produto ou serviço.
3 – Olhe os Insights
Para ser um profissional excelente, você não deve apenas postar o conteúdo e ficar por isso.
Você quer ser um profissional de qualidade não é mesmo?
Então, depois de postar o post analise os resultados dele para entender se foram bons.
Você precisa ver quantas curtidas teve, quantos comentários, visualizações, salvamentos, encaminhamentos e se for um vídeo, qual foi o tempo que viram o vídeo.
Precisa-se analisar os dados de todos os posts e de todos os formatos.
E cada métrica vai te dizer uma coisa.
Por exemplo, as curtidas são os seus seguidores mais rasos, eles gostaram, mas não fazem uma ação mais complicada como comentar ou encaminhar para alguém.
Os comentários são ótimos para outras pessoas que chegarem ao seu perfil vê que seu público é engajado, pois é a única métrica que os outros usuários têm acesso.
Ele é vantagem, por exemplo, se você tem um restaurante e as pessoas comentam que o lugar é lindo, bom atendimento e comida boa. A próxima pessoa que for ver seu post e encontrar este comentário se sentirá mais propensa a ir visitar seu restaurante.
Já se teve muito salvamento que dizer que foi um post útil e que seus seguidores estão sendo mais fiéis e te vendo como autoridade e querem consultar seu post outra hora novamente.
Se eles encaminhar para alguém será bom, pois aquele seguidor acredita que aquele post será de interesse de algum amigo e se ele gostar, ele te segue.
4 – Faça Cursos
Você não precisa começar do zero e errar muito, faça cursos.
Como não existe faculdade para se tornar um Social Media, faça cursos que estão disponíveis na internet.
Cursos como o da Gabriela Botello são ótimos para começar essa nova profissão.
Eles te preparam para o mercado e te entregam conteúdos que você não vê fácil pela internet, então com certeza compensa o investimento