Atualidades Eletrônicos

Conheça alguns produtos tecnológicos que em breve irão desaparecer.

Conheça alguns produtos tecnológicos que já tiveram os seus dias de glória, mas estão caminhando para a extinção, e em breve, só serão lembrado em museus.


O avanço da tecnologia é algo impressionante. Coisas que há 20 anos eram tidas como revolucionarias, hoje não existem mais.

Disquetes que armazenavam 2 MB, era algo extraordinário no inicio da década passada, os televisores “afinaram,” diminuindo seu peso e aumentando a sua capacidade, atingindo resoluções de imagens quase reais.

Computadores que realizavam funções básicas se tornaram grandes estações de trabalho simultâneo. Surgiu então a internet que no começo era apenas alguns computadores ligados entre sim, mas que tomou proporções gigantescas e hoje é capaz de mobilizar todo o globo terrestre.

Invenções como o aparelho de fax, disquetes, televisores de tubo, telefone fixo entre outros, estão caindo no desuso de forma assustadora, e corre o sério risco de serem instintos em menos de 10 anos.

Conheça alguns produtos tecnológicos que em breve irão ficar só na lembrança ou expostos em museus.


1 – Televisores de Tubo

Muitos fabricantes mundiais de televisores já deixaram de fabricar esse tipo de modelo, dando inicio a uma mudança inevitável.

Nomes como Plasma, LCD, LED, e mais recente OLED, são siglas que serão mais ouvidas quando nos referir a aparelhos de TV. A tendencia é que as TVs, fiquem cada vez mais interativas, podendo conectar-se à internet e interagir ainda mais com o telespectador.


2 – Controle Remoto

Com a modernidade dos aparelhos de TV e outros produtos que usam controle remoto, surgem também alternativas para facilitar a vida do usuário.

Os mais modernos aparelhos que estão sendo lançados no mercado, já contam com uma acessibilidade muito maior, deixando o controle remoto obsoleto. Tendências como: comando por gestos, fala e movimentos serão integrados a esses aparelhos, aposentando de vez o controle remoto.


3 – Sistema de GPS

Hoje, ainda é usado em massa, mas a tendência é que desapareça com o passar dos anos, apesar de ser uma  tecnologia considerada muito útil e eficiente. O problema é que os Smartphone possuem o mesmo sistema de localização por satélite e ainda executam outras infinidades de tarefas.


4 – DVD e CD ROM

Com a disseminação do Pen drive, o uso dos CDs e DVDs caíram drasticamente. Além do acesso a internet banda larga que permite realizar downloads de grandes arquivos em poucos minutos, os filmes são assistidos em tempo real pela internet, isso com o tempo irá deixar essas mídias sem uso, e no médio prazo devem desaparecer, como ocorreu com as fitas cassete.


5 – Netbooks

No inicio, foram criados como uma alternativa mais barata, se comparados aos seus irmãos mais velhos (Notebooks).

Mas o preço dos Notebooks despencaram, se tornando mais acessíveis, o que  inviabiliza a comercialização dos netbooks, que são mais compactos e foram projetados para tarefas básicas, além do que, tem os tablets, que chegaram com força e já se tornaram os “queridinhos”.

Conheça alguns produtos tecnológicos

Conheça alguns produtos tecnológicos que em breve desaparecerão! 

6 – Telefones Fixos

O uso desse tipo de produto vem caindo a passos largos nos últimos anos. Pesquisas comprovam que em 2017 a maioria das empresa terão substituído os telefones fixos pelos Smartfones ou Tablets.

Um grande número de empresas já aderiram a tecnologia de voz sobre IP (VoIP), permitindo que seus funcionários realizem chamadas gratuitas usando a internet, o que será visto em grande escala nos próximos anos.


7 – Aparelhos de Fax

O uso do E-mail, ou mesmo as conversas em tempo real, como os bate-papo das redes sociais, serão os grandes responsáveis por acabar com o uso do FAX.

Também foi inventada a assinatura eletrônica, que muitas empresas consideram válidas para preenchimento de formulários onlines, não sendo necessário uma assinatura impressa como comprovante.


8 – Mouse

Com o surgimento de computadores sensíveis ao toque, (touchscreen) o mouse pode estar com os dias contados.
Criado a mais de 30 anos o “rato” (mouse) pode se tornar obsoleto se a tecnologia de comando por toques diretos na tela se difundir, o que muitos acham difícil de acontecer num curto prazo.


9 – Discos Rígidos (HD)

Os primeiros computadores usavam fitas para armazenar dados, depois vieram os disquetes, a mudança para os discos rígidos foi uma transformação radical.

Mas já existem tecnologias que prometem aposentar os HDs. Os SSDs são bem mais rápidos que os HDs, além de não conter partes móveis são bem mais duráveis. Num primeiro momento o que pode inviabilizar a mudança é o preço dos SSDs que são mais “salgados”, mas espera-se que com o passar do tempo eles diminuem.


10 – Internet Residencial Cabeada

Assim como muitos fabricantes pretendem diminuir o uso de cabos para realizar conexões, a expectativa é que usuários domésticos de internet, também sigam a mesma tendencia.

Tecnologia como a conexão 4G que está em fase de implantação aqui no Brasil deve dominar o mercado de internet, uma vez que será possível uma taxa de conexão que chega a 100 MBps.  Usar cabos para conectar aparelhos será cada vez menos provável.

Se você gostou deixe um Comentário!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.