Telemedicina serviço da saúde
Atualidades Utilitários

Telemedicina: entenda a sua importância para o setor

A telemedicina é uma forma avançada para o monitoramento de pacientes, troca de dados médicos e avaliação de exames.

Os exames são avaliados e entregues de modo digital e,  assim, torna fácil a execução da medicina tradicional, tornando os processos mais comuns.

Sabe-se que a telemedicina tornou as coisas muito mais fácil, como o cuidado paliativo, se torna mais fácil de fazer a distância, pois o paciente pode ser atendido por vários médicos, sem muita dificuldade de se deslocar de casa até um hospital, e isso é bom.

Em vários cenários, é possível ver os pontos bons que traz esse novo modelo de atendimento. Por exemplo, em um lar de idosos perto de mim, caso o médico não possa ir até o local, uma ligação pode ser muito boa, vai resolver diversos problemas sem complicar.

Pode-se falar sobre várias situações, essa modalidade, traz para o setor médico algo bom, não é simplesmente um avanço tecnológico, trouxe uma coisa muito inovadora. Não é como a fisioterapeuta domiciliar, o médico não vai precisar ir fisicamente, é tudo feito no digital.

A telemedicina já é usada em todo o mundo, de modo seguro e legal, estando de acordo com as leis e as diretrizes médicas. Essa prática se popularizou mais, no meio da pandemia de Covid-19, quando o governo brasileiro fez a liberação também das teleconsultas.

O médico pode passar uma tomografia computadorizada do crânio, a pessoa vai e faz a tomografia, envia ao médico, ele vai analisar e dar o resultado de forma virtual mesmo. Caso seja preciso fazer algum procedimento físico, isso será dito por ele na consulta.

consultas médicas à distância pela internet

Com a utilização de tecnologias de informação, que dão qualidade e rapidez na troca de conhecimento, os médicos devem tomar escolhas com maior agilidade e exatidão. O médico é um profissional muito exigente, pois um erro custa uma vida.

Por isso que um psiquiatra tem muita cautela quando vai prescrever um remédio manipulado para ansiedade e nervosismo, para não cometer erros. É bom que o paciente esteja com acompanhamento psicológico, para que se cuide corretamente.

Através da telemedicina, os especialistas podem ter acesso aos exames de qualquer local do país, usando computadores e dispositivos móveis, como celular, e tablets com conexão à internet. Não há restrição de lugar, o médico pode atender de qualquer lugar do país.

A tecnologia está trazendo transformações para vários ramos do mercado. Sendo assim, cada área está aprimorando os seus resultados usando processos inovadores. Quando o tema é saúde, um exemplo de inovação adotada é justamente a telemedicina.

Desde o começo da década de 1950, a telemedicina teve grandes modificações e avanços. No passado, poucas organizações médicas podiam atender pacientes em áreas remotas, mas hoje, isso passou a ser muito mais geral.

A telemedicina já vinha sendo usada de modo experimental em certos locais brasileiros, como em Barretos, no Hospital do Câncer, no interior paulista, onde já eram feitos alguns diagnósticos de câncer por meio de imagens enviadas por meio da internet.

Também já foram diagnosticadas doenças nos olhos, por meio de fotos, pelos doutores da Universidade Federal de São Paulo, algo extremamente interessante para a medicina em geral.

O Conselho Federal de Medicina considera essencial essa inovação para a medicina. Agora, o paciente vai não só tirar uma dúvida com o médico por meio da internet, mas será feita uma consulta de fato com ele.

Conceito de telemedicina

O termo telemedicina tem começo na palavra grega “tele”, que significa distância ou remoto. Também é utilizada para formar as famosas palavras telefone, televisão, telejornal e muitos outros temos conhecidos Brasil afora.

Assim, a telemedicina toma toda a prática médica feita à distância, e, independe de qual instrumento é usado para essa relação. A prática tem começo em Israel e é muito aplicada nos Estados Unidos, Canadá e em muitos países da Europa.

o que é telemedicina

Desde seu começo, na década de 1950, a telemedicina se modificou e avançou bastante. Antes, poucos lugares usavam esse método para ir até os pacientes em locais distantes.

Mas, com o avanço desses canais de comunicação, o contato entre médico e paciente ou dos profissionais de saúde ficou mais fácil e prático, a conexão e a troca de dados foi ajustada com o telefone fixo, depois com celulares, depois ficou mais rápida com a internet.

Até um consultório de neuropsicopedagogia pode fazer uma teleconsulta. Se tomado todos os cuidados necessários para esse modelo de atendimento.

Os computadores, tablets e smartphones, e outros dispositivos tecnológicos, facilitam as videoconferências e o grande avanço da Inteligência Artificial, ou IA, que leva conhecimento ao nível de todas as pessoas.

No meio da pandemia, em 2020, a telemedicina teve avanços muito bons não só em termos de legalização, com a liberação de certas práticas até então não legalizadas, como a teleconsulta, porém, com relação a aceitação da população e da própria classe.

O atendimento médico à distância foi essencial para desocupar os pronto-atendimentos, realizar o monitoramento de pacientes em quarentena em casa, fazer teleinterconsulta entre os médicos intensivistas e médicos que são clínicos-gerais nas UTIs.

E, além de teleinterconsulta para uma segunda opinião médica em vários casos, assim como simplificou o acesso aos médicos especialistas, em alguns setores, que estão em regiões mais remotas do país ou até do mundo.

Como funciona a telemedicina?

A telemedicina pode ser divida em alguns setores: a  teleassistência, teleconsulta, teleducação e a também a emissão de laudos de modo remoto. Todos podem ser colocados dentro do e-saúde. E eles serão explicados a seguir:

Teleassistência

Na teleassistência, a meta da comunicação está no paciente e no seu bem-estar. Através dela, o paciente é acompanhado em sua própria casa, ou em um centro de saúde local por um médico ou qualquer outro profissional de saúde que fala com os outros.

como fazer uma consulta online com médico

Para crescer a eficiência do sistema e ter garantia de uma investigação médica exata, são usados vários equipamentos que analisam parâmetros clínicos e enviam esses dados, geralmente via internet para os especialistas à distância.

Teleconsulta

A teleconsulta pode ser realizada entre médicos, quando um clínico geral procura ajuda de um especialista, como uma segunda opinião no resultado, um medicamento um pouco mais recomendado, ou até mesmo guiar ao vivo sobre a realização de algum procedimento.

Outro formato, é a consulta online, realizada de forma direta entre médicos e pacientes. No Brasil, a prática desse formato de teleconsulta só foi permitida durante o acontecimento da pandemia de Covid-19.

Teleducação

A teleducação já é feita em variados setores, mas, no caso da medicina, o objetivo é formar o profissional de saúde que está distante dos grandes centros, procurando atualizá-lo e prepará-lo para variados cenários da prática médica.

Como fazer um exame admissional, para um paciente que vai usar ele em algum tipo de entrevista de emprego, ou algum outro tipo de contexto.

Para chegar a essa meta, a teleducação voltada à telemedicina faz-se uso de chamadas ao vivo, algumas aulas, palestras, e variados programas para justamente educar os profissionais.

É um modo de levar conhecimento para, assim, aprimorar a realização de exames e dar mais qualidade ao atendimento dos pacientes. E tudo isso feito de forma online.

A entrega de laudos à distância

Este é um dos setores que mais aumenta no Brasil. Através dessa tecnologia, o exame pode ser feito em qualquer local e laudado por especialistas com conexão à internet. Desse modo, é totalmente possível ter acesso facilitado aos melhores profissionais dentro do país.

o que é teleassistência dentro da Telemedicina

Além disso, há vários outros usos para a telemedicina. Foram citados apenas quatro desses usos. Alguns deles:

  • Fazer consultas e trocar informações entre as organizações de saúde;
  • Para os resultados de exames laboratoriais e também de imagens;
  • Debate de diagnósticos clínicos, como os ligados a doenças raras;
  • Também para a cirurgia robótica;
  • Dar assistência a pacientes crônicos, gestantes de risco e outros.

Já o termo telessaúde, que também já é muito utilizado, alarga o conceito e vai além da medicina. A telessaúde vai incluir os cuidados dados por outros profissionais da área.

Aqui entra também um aviso relacionado a segurança do trabalho, o médico precisa se atentar a isso na telemedicina, para que saia tudo bem nas consultas e, os pacientes sejam bem acompanhados.

As maiores vantagens da telemedicina

Essas são algumas vantagens da telemedicina, já é prática em países onde já está em estágio mais sólido, como nos Estados Unidos. Os benefícios, são:

  1. Não existem custos com transportes;
  2. Não existe exigência de faltar o seu trabalho;
  3. Não vai afetar os afazeres de cuidar das crianças;
  4. Tem a possibilidade de fazer escolhas;
  5. E, por fim, maior acesso a especialistas.
Vantagens e Benefícios da Teleconsulta

Todos esses benefícios são importantíssimos para a medicina. Os pacientes podem ser melhor atendidos, com várias opções de atendimento e que não prejudicam a rotina deles e dos médicos.

Considerações finais

A telemedicina trouxe avanços importantíssimos para a ciência e medicina. As pessoas não precisam mais se deslocar longas distâncias, ou largar todos os seus afazeres para ir ao médico do outro lado da cidade, hoje, pode-se fazer a consulta dentro de casa.

São inúmeros os benefícios que essa modalidade de atendimento traz, e tem um significado importante para seu setor. Viabiliza que as pessoas possam ter um atendimento de qualidade, sem que existam muitas complicações.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.