Antes de iniciar fisicamente um projeto, seja reforma, decoração ou arquitetura de algum ambiente, o arquiteto precisa analisar o que será feito, esquematizar tudo, desenhar e obter a aprovação do cliente.
Para tanto, a tecnologia auxilia o escritório de arquitetura com softwares específicos que facilitam o trabalho.
Antigamente, as plantas e esquemas de arquitetura e decoração eram feitos em papel, com réguas, esquadros, escalímetro e lápis. Alguns projetos mais simples ainda são feitos desta forma.
No entanto, grandes obras necessitam de detalhamento maior e nessa hora entram os softwares, que podem até criar projetos 3D.
Principais softwares
A maioria das faculdades de arquitetura e urbanismo utiliza o AutoCAD em suas aulas, um software da Adobe voltado para a criação de plantas e maquetes.
O programa é um dos mais antigos e utilizados no ramo, justamente por ter se consagrado como pioneiro. No entanto, existem outros programas com as mesmas funcionalidades, ou que pelo menos realizam as mesmas funções:
- Autodesk;
- SketchUP;
- 3DSMAX;
- Lumion 3D;
- 3D Studio;
- Arqui 3D;
- Home Design;
- DataCAD;
- Spirit;
- Draft Sight;
- GraphisoftArchicad.
Existem diversos softwares que podem ser utilizados pelos arquitetos para a concepção dos projetos. Alguns possuem versões gratuitas e para utilizar outros recursos, é necessário comprar uma licença, que não costuma ser muito barata.
Outros programas
Além dos softwares voltados para a arquitetura, com criação de plantas, desenhos e maquetes virtuais, os arquitetos podem encontrar ainda outros programas que auxiliam no desenvolvimento dos projetos, como os que permitem a elaboração do projeto elétrico ou das estruturas metálicas da obra.
Sistemas de ar-condicionado, hidráulica, decoração e também serviços de alvenaria também possuem programas específicos que avaliam o projeto prévio da obra e realiza as alterações necessárias.
Se você gostou deixe um comentário!
One thought on “Conheça alguns Softwares para escritório de arquitetura.”