Hardware Utilitários

Lentidão no PC: Dicas para melhorar um computador lento.

Uma das piores experiências que um usuário de computador pode passar é a lentidão do PC durante o seu uso. Só quem já acessou um site e precisou esperar alguns minutos para ele carregar completamente sabe o quão ruim essa situação pode ser.

Essa é uma condição que independente do quanto que você cuide bem do seu computador, ainda sim, a velocidade dele diminuirá ao longo do tempo.

Isso acontece porque, no decorrer do nosso uso, criamos arquivos e instalamos novos programas, o que acaba desorganizando o HD (disco rígido do computador) e dificultando a leitura de informações.

Apesar de ser muito frustrante, existem 4 passos que, se seguidos, otimizam e deixam seu computador muito mais leve. Confira quais são!


1 – VERIFIQUE O GERENCIADOR DE TAREFAS


Uma boa forma de descobrir quais aplicativos e programas estão atrapalhando o bom funcionamento do seu computador no dia a dia é através do gerenciador de tarefas.

Você consegue acessar essa função do seu computador facilmente através dos botões “Ctrl + Alt + Del”. Ao acioná-lo, você poderá acompanhar exatamente para onde está indo o tempo de processamento, ciclo de disco e memória RAM.

Por isso, preste bem atenção em quais dos programas listados está sugando estes recursos mais do que deveria.

Quando identificá-los, você pode fechá-los ou desinstalá-los de seu sistema. Caso seja um programa que você utilize muito e não consiga viver sem, procure uma atualização dele. Versões antigas tendem a ser mais pesadas e a dar mais problemas.

Corrigir lentidão no PC                          

2 – LIMPE A MEMÓRIA DO COMPUTADOR REGULARMENTE


Algo fundamental para o bom funcionamento de sua máquina é ter um bom espaço no HD. Se você tem pouco espaço no disco, seu computador fica tentando “revezar” entre as tarefas para dar conta de tudo, resultando em uma sobrecarga.

Ou seja, de tempos em tempos, identifique quais são os programas e arquivos que você está usando menos e desinstale-os. Você verá uma grande diferença na máquina!

Lentidão no PC                   

3 – INVISTA EM UM BOM ANTIVÍRUS


Esse passo é um dos mais importantes para a segurança e velocidade da máquina. Além de proteger seu computador de possíveis vírus e malwares, um bom antivírus também elimina seu lixo eletrônico, arquivos desnecessários que estão pesando seu computador e melhora o seu desempenho.

A dica é você investir no melhor antivírus para as suas necessidades, afinal o dinheiro investido com ele acaba voltando para você em forma de proteção e otimização da sua máquina.


4 – LIMPE O CACHE


Às vezes, o problema é menor do que você imagina. Se você está com dificuldade em sua navegação na internet, provavelmente isso seja um problema com os cachês.

Para resolver, basta abrir seu navegador e entrar em “mostrar configurações avançadas” e, então, “limpar dados de navegação”. Pronto! Outra dica também é evitar o excesso de extensões e temas do navegador.


Conhece mais algumas dica para acabar com a lentidão do PC? Conte para a gente nos comentários!


Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Infotec Blog.

* imagens: softonic, crystalIDEA, Bitdefender, pcworld.

6 thoughts on “Lentidão no PC: Dicas para melhorar um computador lento.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.