Liberar espaço no computador
Hardware Windows

8 formas rápidas de liberar espaço em disco no Windows 10.

Liberar espaço no computador removendo arquivos e programas que você não usa mais pode ser uma boa alternativa para ganhar capacidade de armazenamento no disco rígido do Windows.


Não importa o tamanho de um disco rígido ou de qualquer outro dispositivo de armazenamento que você possui no seu PC ou laptop, chegará o momento em que você ficará sem espaço.

Se você se deparar com o limite de armazenamento físico do seu PC, aqui estão alguns truques rápidos que você pode usar para recuperar o espaço de armazenamento de alguns gigabytes.

Depois de seguir estas dicas se você não conseguir liberar espaço suficiente pode ser necessário adicionar um segundo disco rígido ou substituir seu disco atual por outro com maior capacidade de armazenamento.

Aqui estão 8 dicas para recuperar um pouco de espaço em disco no seu PC ou notebook com Windows.

1 – ESVAZIAR A LIXEIRA PARA LIBERAR ESPAÇO NO COMPUTADOR

Esvazie a lixeira do Windows para liberar espaço no computador.

Quando você exclui itens do computador, como arquivos e fotos, eles não são excluídos imediatamente. Em vez disso, eles ficam na Lixeira e continuam ocupando um espaço valioso no disco rígido.

Para esvaziar a Lixeira, vá para a área de trabalho, clique com o botão direito do mouse na Lixeira e clique em Esvaziar Lixeira. Você verá um pop-up de aviso perguntando se tem certeza de que deseja excluir permanentemente os itens da Lixeira. Clique em Sim para continuar.

2 – LIMPEZA DE DISCO DO WINDOWS

O Windows possui um utilitário de limpeza de disco interno, chamado de Limpeza de Disco, que pode ajudá-lo a liberar espaço removendo vários arquivos – incluindo arquivos temporários da Internet, arquivos de despejo de memória de erro do sistema e até instalações anteriores do Windows que ainda podem estar armazenadas.

Você pode encontrar a Limpeza de disco no menu Iniciar, em Ferramentas administrativas do Windows >> Limpeza de disco, ou pode simplesmente pesquisá-la. Selecione os tipos de arquivo que deseja excluir – de Arquivos de programa baixados a Miniaturas – e pressione OK.

Se você não tiver certeza sobre quais arquivos estão incluídos para cada item listado, clique no botão Visualizar Arquivos para verificar antes de prosseguir com a exclusão.

E se você deseja excluir arquivos do sistema, como a pasta Windows.old – que contém as instalações anteriores do Windows e pode ter vários gigabytes de tamanho – clique em Limpar arquivos do sistema.

3 – EXCLUIR ARQUIVOS TEMPORÁRIOS E BAIXADOS

liberar espaço no PC
Excluir arquivos temporários para liberar espaço no computador.

Você pode excluir arquivos temporários sem executar a Limpeza de disco, juntamente com os arquivos baixados que talvez não sejam mais necessários. Vá para Configurações >> Sistema e clique em Armazenamento no painel esquerdo.

Em seguida, clique em Arquivos temporários na lista que mostra como seu armazenamento está sendo usado na unidade C: e marque as caixas para o tipo de arquivos temporários que você deseja excluir antes de clicar no botão Remover arquivos para excluí-los em definitivo.

4 – ATIVAR O SENSOR DE ARMAZENAMENTO

Você pode automatizar parte dessa limpeza ativando o Sensor de Armazenamento do Windows, seguindo as seguintes etapas: volte para o painel de configurações e Clique novamente em: Armazenamento e no topo da tela clique para ativar essa opção.

Você pode configurá-lo para que o Windows exclua automaticamente arquivos temporários não utilizados, bem como arquivos que estão na pasta Lixeira e downloads por mais de um 1 ou até 60 dias.

Você também pode optar por mover os arquivos locais para fora do PC e para a nuvem via OneDrive, se não tiverem sido abertos por um período especificado.

5 – SALVE ARQUIVOS EM UMA UNIDADE DIFERENTE

liberar espaço no computador

Se o seu computador tiver vários discos rígidos ou um HD particionado, você pode ficar sem espaço em uma unidade (ou partição). Felizmente, você pode corrigir isso alterando os locais de salvamento padrão para aplicativos, documentos, músicas, fotos e vídeos.

Para fazer isso, abra o menu Configurações e vá para Sistema >> Armazenamento e na parte de baixo da tela clique em Alterar onde o novo conteúdo é salvo.

Você pode selecionar uma partição ou unidade especifica – mesmo uma unidade removível, como um Pendrive ou um cartão de memória – conectada ao seu PC para salvar arquivos para categorias, incluindo aplicativos, documentos, músicas, fotos e filmes.

6 – DESATIVAR A HIBERNAÇÃO DO SISTEMA

10 Funções para desativar no Windows

Em vez de desligar o computador completamente, muitos usuários deixam em hibernação, um estado de quase desligamento que permite que o computador inicialize o sistema mais rapidamente.

Quando o computador entra no modo de hibernação, ele salva algumas informações dos seus arquivos, programas e drivers antes de desligar, e isso ocupa espaço.

Se a inicialização rápida não for sua prioridade, você poderá recuperar um espaço valioso no disco rígido desabilitando a hibernação do sistema por completo, porque o arquivo hiberfil.sys pode ocupar vários megabytes no HD da sua máquina.

Na barra de pesquisa do Windows procure por prompt de comando. Clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando na parte superior dos resultados da pesquisa e selecione Executar como administrador.

Na janela Prompt de Comando, digite: powercfg / hibernate off e pressione Enter. Caso queira voltar e habilitar novamente a hibernação, poderá usar o comando: powercfg / hibernate para reativar o recurso.

7 – DESINSTALAR SOFTWARES E APLICATIVOS

liberar espaço no computador

Você provavelmente tem alguns aplicativos e programas no seu PC que não usa – aplicativos que você instalou e esqueceu, ou complementos de softwares que vieram pré-instalados no computador pelo fabricante.

Para descobrir quais aplicativos estão ocupando espaço, abra o menu Configurações e vá para Aplicativos >> Aplicativos e recursos e escolha Classificar por tamanho. Para desinstalar um aplicativo desse menu, selecione o aplicativo e clique em Desinstalar.

Alguns aplicativos instalados no computador podem não aparecer nessa lista – alguns aparecem, mas outros não. Para encontrá-los, abra o Painel de Controle pesquisando-o no menu Iniciar.

Em Programas, clique em Desinstalar um programa. Para desinstalar um programa desta lista, clique com o botão esquerdo do mouse para selecioná-lo e clique no botão Desinstalar na parte superior da lista.

8 – ARMAZENE ARQUIVOS NA NUVEM PARA LIBERAR ESPAÇO NO PC

Minhateca - liberar espaço no computador
Liberar espaço no computador salvando os seus aquivos na nuvem.

Você pode usar qualquer serviço de armazenamento em nuvem para liberar espaço no disco rígido do seu computador ou simplesmente como uma forma de fazer backup dos seus arquivos.

O OneDrive é o serviço de armazenamento em nuvem padrão do Windows e já vem integrado ao sistema. Para acessar o OneDrive no seu PC abra o Explorador de Arquivos ou procure pelo nome na barra de pesquisas.

Quando abrir a opção pesquisada, irá mostra o ícone do OneDrive do lado esquerdo da tela, como o botão direito do mouse clique no ícone e depois em Configurações, marque a caixa Economize espaço e baixe os arquivos à medida que os usa.

Essa configuração permite que você veja os arquivos que você armazenou no OneDrive no Explorador de arquivos do seu PC. Você poderá visualizar e acessar arquivos locais e baseados na nuvem em um único lugar.

No Explorador de Arquivos, você verá três ícones diferentes para os arquivos do OneDrive na coluna Status:

  • Nuvem azul: arquivo somente online.
  • Marca de verificação verde no círculo branco: arquivo armazenado localmente que pode voltar a ficar on-line quando você ficar sem espaço.
  • Marca de seleção branca no círculo verde: arquivo armazenado localmente que permanecerá em uso, não importa quanto espaço você tenha.

Você pode facilmente mover pastas e arquivos do OneDrive para o seu PC e vice-versa. Para mover um arquivo ou pasta armazenada no OneDrive para o seu PC, clique com o botão direito do mouse e selecione Sempre manter neste dispositivo.

Para remover a cópia local do arquivo ou pasta e armazená-la apenas no OneDrive, clique com o botão direito do mouse e escolha Liberar espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.