trocar de notebook
Eletrônicos Hardware

Tá na hora de trocar de notebook ou fazer um upgrade?

Descubra quando é a hora certa para trocar o seu notebook por um que seja mais potente e que atenda a todas as suas necessidades

Ter um notebook é muitas vezes algo essencial na rotina das pessoas, sendo usado para trabalhar, para estudar e para tudo que você precisar fazer.

Um notebook é completo para a maioria das pessoas, você pode instalar programas de edição de vídeo e foto, fazer reuniões online, montar projetos online, etc. Por isso, é importante que o aparelho esteja funcionando corretamente para que tudo saia como o esperado.

Comprar um notebook

Se o seu notebook não está funcionando da maneira certa, uma alternativa é levar em uma loja de tecnologia especializada. Caso o problema seja muito complexo, as vezes pode valer a pena dar um upgrade e investir em outro notebook.

Abaixo você confere algumas dicas que vão te ajudar a entender quando o seu notebook está dando sinais de que não está no melhor estado e precisa ser trocado.

1 – Lentidão e travamento

O principal sinal de que o seu computador está precisando ser trocado é quando ele começa a travar demais e o funcionamento fica mais lento.

Mas antes de ir lá e comprar outro, leve em uma loja especializada para saber o motivo de isso estar acontecendo.

Em alguns casos uma atualização pode ajudar, mas caso o seu notebook tenha mais de 5 anos, pode não ser eficaz, nesse caso é melhor trocar de aparelho.

2 – Atualizar os componentes não resolve o problema

Outro sinal de que o seu notebook está precisando de um upgrade é quando as atualizações não resolvem o problema.

Notebook barato de boa performance

Quando falamos em atualização de componentes, estamos falando da troca de algumas peças importantes, mas mesmo assim os problemas persistem, como a lentidão e o travamento, além do desempenho do aparelho como um todo.

Isso acontece porque a cada atualização de hardware, alguns componentes mais antigos acabam perdendo o suporte de atualização.

3 – Sistema operacional deixa de receber atualização

Um notebook que não recebe atualização acaba se tornando mais vulnerável a ataques de hackers, por exemplo, além de apresentar travamentos em alguns comandos e lentidão.

A maioria das fabricantes desenvolve atualizações a cada ano, mas, caso o seu notebook não esteja mais “aceitando” a atualização, é hora de trocar de aparelho.

4 – O desempenho está insatisfatório

Caso o seu notebook seja mais antigo, o desempenho dele vai ser inferior ao que era, e nem as atualizações irão resolver esse problema.

fazer upgrade ou trocar de notebook

Você vai saber se o desempenho está bom quando testar programas mais pesados como jogos e programas de edição, se apresentar lentidão talvez seja a hora de trocar.

O desempenho é uma parte superimportante de qualquer aparelho.

5 – A bateria acaba rápido demais

Outro sinal de que o seu notebook está ficando mais velho é a bateria acabar rápido demais. Caso a bateria se sustente por apenas algumas horas, pode significar que ela está ficando viciada e vale a pena procurar um lugar e fazer a troca dessa peça. Caso isso persista, é melhor investir em outro aparelho.

6 – O notebook esquenta demais

Vale ressaltar aqui que é normal que o notebook esquenta durante muitas horas de uso com programas mais pesados, aqui estamos falando especificamente de quando ele esquenta com tarefas simples como ouvir música ou navegar pela internet.

Nessa situação significa que o aparelho pode estar se esforçando mais que o normal para funcionar, o que acaba gastando mais energia.

Isso também pode significar que o seu notebook está desatualizado, por isso, vale a ida a um lugar especializado antes de trocar de aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.