Ícone do Whatsapp na tela de um Smartphone
Mobile Smartphones

Clonagem de WhatsApp: 5 Dicas para Proteger seu Celular.

Golpe de Clonagem de WhatsApp: Com algumas dicas simples é possível se proteger de vários golpes que são aplicados via WhatsApp. Veja como manter seu Smartphone seguro.

Golpes de clonagem no WhatsApp estão cada vez mais comuns no Brasil, como o “golpe da festa” onde cibercriminosos usam eventos famosos como isca e justificam o contato oferecendo um convite ou pedindo uma confirmação de identidade.

O golpista pede para a pessoa enviar um código recebido por ela via SMS, que é o número do PIN que libera o acesso ao WhatsApp para o criminoso, dando o acesso total a conta da vítima.

Mas, fique tranquilo! Existem formas de se proteger contra esse tipo de crime. Reunimos aqui 5 dicas para proteger seu celular da clonagem de WhatsApp. Confira!


Ative a verificação em duas etapas


A verificação em duas etapas é um recurso de segurança oferecido pelo app que protege os usuários de cair em golpes. Essa verificação permite adicionar uma “senha complementar” para ativar o WhatsApp: um código de acesso de seis dígitos que é recebido via SMS para ser usado junto com a senha escolhida pelo próprio usuário para registrar a conta do app.


Desconecte o WhatsApp Web


Sua conta pode estar vulnerável a invasões quando o WhatsApp está conectado na função web: terceiros podem fazer a clonagem da conta caso você esqueça o app aberto em alguma máquina, principalmente em computadores públicos. Para evitar isso, procure sempre usar a opção “sair de todas as sessões” pelo celular para desconectar sua conta.

Pessoa segurando um celular com o Whatsapp aberto na tela
Golpe de Clonagem de WhatsApp: Como se proteger?

Apague seu histórico de conversas


Muitas vezes históricos de conversas no WhatsApp guardam informações importantes como dados pessoais e bancários, por isso é importante não deixá-los disponíveis para terceiros. Limpe com frequência seu histórico de mensagens e use um antivírus para celular gratuito como aliado na segurança de seu smartphone.  


Fique atento aos links recebidos

Preste muita atenção na hora em que receber links compartilhados no WhatsApp vindos de outras redes sociais ou de sites desconhecidos. Desconfie de promoções, descontos e brindes em nome de grandes empresas ou de pessoas famosas. Na dúvida, verifique a informação nos canais oficiais destas empresas.


Reinstale o aplicativo


Esta é uma medida de emergência caso você desconfie que sua conta já tenha sido clonada. Desinstale e reinstale o app e o WhatsApp pedirá novamente seu código de verificação para confirmar sua conta. É uma forma de anular a ação de criminosos e proteger seus dados.

Gostou das dicas? Conhece mais alguma forma de proteger sua conta da clonagem de WhatsApp? Compartilhe nos comentários!

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do Infotec Blog.

Imagens: Pixabay (HeikoAL); Unsplash (Christian Wiediger)


5 thoughts on “Clonagem de WhatsApp: 5 Dicas para Proteger seu Celular.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.