como saber se o celular estar grampeado
Segurança Smartphones

Quais os sinais de um celular grampeado; saiba o que fazer!

Existem algumas maneiras de verificar se o celular está grampeado ou se há algum software malicioso monitorando suas atividades telefônicas. 

Aqui estão algumas dicas para descobrir se você está sendo espionado.

O aparelho começa a superaquecer

Um dos principais sinais de que o celular está grampeado é o aumento da temperatura ou o rápido esgotamento da bateria.

celular invadido

Isso ocorre porque o software de espionagem consome muita energia e recursos do telefone, o que faz com que a bateria acabe mais rapidamente do que o normal. 

Para verificar se algum aplicativo está consumindo muita bateria, acesse as configurações do telefone e verifique a seção “Bateria” ou “Consumo de bateria”.

Aumento no consumo dos dados moveis

Outro sinal de que o telefone ou whatsapp está sendo clonado é o aumento no uso de dados móveis. 

Isso ocorre porque o software de espionagem envia os dados coletados para o invasor, o que pode aumentar significativamente o consumo de dados. 

Para verificar o consumo de dados, acesse as configurações do telefone e procure por “Uso de dados” ou “Consumo de dados móveis”.

O celular liga sozinho e exibe comportamento inexplicável

Se o telefone acende sozinho, desliga ou liga sem motivo aparente, isso pode ser um sinal de que alguém está monitorando suas atividades telefônicas. 

Além disso, se o telefone apresenta comportamento estranho, como a instalação automática de aplicativos desconhecidos, isso também pode ser um sinal de que o telefone está comprometido.

Repentinamente, aparecem muitas propagandas e pop-ups

Se você notar um aumento repentino no número de propagandas e pop-ups exibidos no telefone, isso pode ser um sinal de que o telefone foi infectado por um software malicioso. 

Evite clicar em links de mensagens suspeitas e não acredite em alertas que exijam pagamento para remover um vírus.

Você encontra aplicativos que não reconhece

Se você notar algum aplicativo que não reconhece ou não se lembra de ter instalado, isso pode ser um sinal de que o telefone está grampeado.

 Muitas das ferramentas de rastreamento e espionagem podem ser camufladas da tela inicial e da lista de apps, mas outras podem ser incorporadas com nomes que não levantam suspeitas.

 A câmera e o microfone podem ser ativados de forma aleatória. Os sinais de que a câmera e o microfone estão sendo usados mudam um pouco conforme o tipo de celular.

Se não for um iPhone, um indicador verde na parte de cima da tela indica que a gravação da câmera está em andamento, enquanto um indicador laranja mostra que o microfone está ativo.

como proteger celular grampeado

Em dispositivos Android com a versão 12 ou superior, um ícone verde contendo uma imagem de câmera ou microfone será exibido no canto superior direito da tela sempre que um ou ambos estiverem em uso. 

Caso esteja usando uma versão mais antiga do Android, é possível adquirir as mesmas funcionalidades através da instalação de um aplicativo gratuito, chamado Access Dots, na Play Store.”

Caso nada disso ocorra, não implica necessariamente que o celular não esteja registrando.

Ao menos que ele tenha uma luz ligada à câmera ou microfone dele, ambos poderão gravar sem seu conhecimento ou consentimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.