O WhatsApp Business é um app grátis que foi criado para atender às demandas das pequenas empresas. Utilizando o aplicativo, fica mais fácil exibir seus produtos e se comunicar com os seus clientes.
Este aplicativo de mensagens conhecido de todos está inovando continuamente e, na sua tentativa de se adaptar à digitalização dos negócios, disponibiliza este App especial para eles. Para baixar a versão original e descobrir outros recursos incríveis do WhatsApp acesse: https://kingmodapk.com/pt/gbwhatsapp-1/
E é isso, a era da transformação digital significa que devemos estar continuamente conectados, então ter um modo de contato entre usuários, clientes e gestores de empresas com presença na Internet é praticamente uma necessidade hoje.
Portanto, caso você ainda não saiba ou saiba como funciona, neste artigo vou te contar tudo o que você precisa saber sobre esta plataforma:
O que é WhatsApp Business e para que serve?
Como o próprio nome indica, é um aplicativo voltado basicamente para pequenas e médias empresas, portanto, sua operação é totalmente voltada para este público.
Com isto, esta plataforma pretende apoiar e ajudar os empresários a estabelecer ligação com os seus clientes , oferecendo um ambiente descontraído para ambas as partes e tornando o processo de venda e serviço ao cliente mais confortável e eficiente.
Cada uma de suas funcionalidades foi projetada para agilizar, otimizar e automatizar muitos dos processos envolvidos na interação entre cliente e empresa.
Ao utilizá-lo, você notará uma melhora incrível na hora de falar com seus consumidores, sem falar que é um método muito mais rápido e direto do que o e-mail , e muito fácil de usar.
Como o WhatsApp Business funciona exatamente?
O seu funcionamento não é excessivamente diferente do App normal, pelo que ainda tem muitas das características das mensagens instantâneas genéricas, embora tenha algumas alterações das quais falaremos mais tarde.
Para instalar o WhatsApp Business e usá-lo, você primeiro precisa ter um número de celular válido , lembre-se de que não pode ser o mesmo número que você está usando em sua conta pessoal.
Com isso em mente, você tem duas opções, ou você atualiza sua conta existente para uma conta empresarial, ou obtém um novo número com o qual usar este aplicativo na versão «Business».
Pessoalmente, recomendo usar um novo número e deixar sua conta pessoal separada, pois assim você pode se organizar melhor ao utilizá-lo em sua empresa e evitar misturar assuntos pessoais com negócios.
Novamente, semelhante ao App original, para baixá-lo e instalá-lo, basta ir até a Play Store ou App Store e baixar o aplicativo.
Depois de baixado, você deve esperar que ele termine de instalar e agora você pode abri-lo em seu celular.
Depois de abrir o aplicativo, você precisará seguir as etapas que ele pede, que geralmente são as mesmas do aplicativo normal, adicionar um número de celular e estabelecer um perfil.
Agora, ao contrário do original, nesta plataforma você estará criando um perfil de empresa, para que possa adicionar outras funcionalidades ao seu perfil, como email ou site da sua empresa, é possível até adicionar o seu endereço físico, se o tiver.
Eu recomendo fortemente que você tome seu tempo com calma e crie um perfil de empresa que capte a atenção de seus clientes e os influencie assim que escreverem para você. Certifique-se também de atualizar o WhatsApp Business sempre que alguma informação da empresa mudar.
Como Configurar a Conta do WhatsApp Business?
Depois de ter estabelecido o seu perfil, recomendo que configure a sua conta, e acredite, ao contrário da aplicação normal de mensagens, com ela tem muito que configurar se quiser se destacar no atendimento ao cliente através desta plataforma.
Isso ocorre porque ele tem muitos recursos que você pode programar para fornecer um serviço automatizado que economizará tempo para você e seus clientes.
Por esse motivo, recomendo que você dedique algum tempo à configuração inicial. Algumas dessas funções são:
Esta função é uma das formas que a plataforma oferece para poupar tempo.
Com ele, você pode criar respostas para perguntas que são feitas com muita frequência , portanto, da próxima vez que alguém lhe perguntar a mesma coisa, você só precisa clicar na resposta inteligente adequada.
Quando você tem muitos clientes, todos com as mesmas perguntas e pouco tempo para respondê-las, você apreciará ter esse recurso pronto para uso.
Muitas vezes, quando as pessoas desejam adquirir um produto ou contratar um serviço, receber uma resposta rápida faz a diferença, principalmente se o cliente em questão não tiver tempo ou paciência.
Pensando nisso, o WhatsApp Business implementou um excelente recurso, mensagens de boas-vindas . Essas são mensagens automáticas enviadas sempre que um novo cliente escreve para sua empresa.
A maioria delas são apenas mensagens de boas-vindas, algo como ” Obrigado por nos escrever, nós o ajudaremos em um curto espaço de tempo .”
Mesmo assim, os clientes de seguros vão gostar de receber uma resposta imediata, pois é um bom sinal de que você está ativo na plataforma .
Em caso de dúvida o ajudará enormemente quando quiser verificar o estado geral de suas conversas. Além disso, em conjunto com as tags, você pode obter resultados mais detalhados e específicos.
Isso mesmo, se o acima mencionado não bastasse, você pode carregar seu catálogo no WhatsApp Business!
Desta forma, seus clientes podem acessá-lo diretamente, sem ter que pedir a você, uma ideia espetacular, certo?
Imagine agora quando você incorpora o sistema de pagamento para que seus clientes possam pagar por seus produtos diretamente da plataforma. Porque sim, não é novidade que Mark Zuckerberg está trabalhando atualmente para tornar isso possível.
ausência, ou quando não estiver trabalhando, você pode agendar uma mensagem de ausência . Essas mensagens têm uma função específica, é informar aos seus consumidores que você não está disponível no momento.
É útil? Bem, sim, bastante útil, para dizer a verdade.
É uma forma perfeita para que seus clientes não pensem que você os está ignorando ou que simplesmente não tem conhecimento do mobile para atendê-los.
A título de conselho, se possível, recomendo que acrescente uma estimativa de data ou hora de retorno , desta forma quem entrar em contato com a sua empresa saberá quando poderá voltar a escrever-lhe.
Esta é uma função usada em conjunto com as seguintes, mas é bastante útil por si só. Tags são uma forma que o WhatsApp Business oferece para catalogar suas conversas .
Com esta função, você pode criar rótulos personalizados e adicioná-los às diferentes conversas que você tiver.
Desta forma, você só precisa dar uma olhada para ver em que situação cada um se encontra, se a venda foi finalizada, se você está conversando com um novo cliente, se existe uma venda pendente ou mesmo se existe um pagamento pendente para ser feito.
As estatísticas são outra ferramenta perfeita para se organizar. Com esta função, esta aplicação Business permite organizar e quantificar automaticamente pontos importantes de todas as suas conversas, desde o registo das mensagens até às vendas realizadas.
Terá acesso a todas as informações relacionadas com alguns cliques, o que sem
Agora é a hora de falar sobre um ponto que com certeza vai interessar a você, as vantagens de utilizá-lo para sua empresa.
Os benefícios são vários e, neste ponto, com certeza você já deve ter pensado em alguns com tudo o que eu falei sobre a plataforma, mas mesmo assim, vamos ver se você esqueceu algum.
1. Uma enorme base de usuários
Um bilhão é muito, é um número que representa a quantidade de pessoas, e todas usam este App diariamente.
Com uma base de usuários diária tão grande, você consegue imaginar as possibilidades?
Tenha certeza de que a grande maioria, senão 100% dos seus clientes, o utiliza e, ao incorporar sua empresa à sua versão empresarial, você está proporcionando a eles um método de contato direto que também é fácil de manusear .
Além disso, é muito mais fácil atrair novos clientes com a promoção de um número do que com, por exemplo, um email do Gmail , já que a maioria das pessoas prefere um meio de contato mais dinâmico como esta plataforma de mensagens instantâneas.
2. Respostas em alguns minutos
Além de ter uma base de usuários gigantesca, é um aplicativo de mensagens instantâneas, e um dos mais usados, o que eu quero com isso?
Porque praticamente todo mundo está esperando para checar suas mensagens. Se eles não estiverem ocupados e o celular estiver por perto, você pode ter certeza de que eles verificarão quando chegar uma mensagem .
Com isso, fica evidente que uma das vantagens das redes sociais é conversar por meio delas com sua comunidade e permitir um fluxo de mensagens dinâmico e rápido, em que o cliente e a empresa podem responder em poucos minutos.
Na verdade, e para se ter uma ideia da importância deste aplicativo na vida das pessoas, estima-se que o tempo médio de resposta no aplicativo seja de aproximadamente 90 segundos ; que é um minuto e meio, quanto tempo levaria para receber uma resposta a um e-mail?
3. Você pode executar campanhas direcionadas graças ao uso de rótulos
Você pode imaginar combinar os rótulos e as listas de transmissão? Essa seria certamente uma excelente forma de criar campanhas direcionadas, onde seja possível enviar mensagens específicas a grupos específicos de clientes.
E como você deve saber, às vezes a chave para conseguir uma venda é enviar a mensagem certa para a pessoa certa.
E esta é apenas uma pequena ideia, existem muitas maneiras de explorar os rótulos que o app oferece a você, com a ajuda desta função, catalogar suas diferentes personas para futuras promoções e campanhas seria uma tarefa muito simples, por isso recomendo que Você tenta algumas estratégias que podem otimizar o uso desse recurso específico.
4. É um método direto de comunicação
Já tocamos neste assunto, uma conversa no WhatsApp Business é um método muito mais direto para se conectar com seus contatos do que e-mail.
Enquanto este último pode continuar a ser usado com campanhas de E-mail Marketing e para enviar promoções e outros, quando se trata de uma conversa rápida ou para fazer uma venda, a melhor opção será sempre uma mensagem instantânea, lembre-se que o sucesso ou o fracasso de uma venda pode ser decidido em segundos – não dê ao cliente minutos ou horas para considerar o cancelamento da compra.
5. É uma excelente plataforma para gerenciar suas vendas
Uma das maiores vantagens é que permite que você administre suas vendas de maneira rápida e fácil graças ao contato direto com os clientes no momento de fechar o negócio, e ainda melhor, permite que você mantenha um registro que você pode acessar a qualquer momento.
Se a sua empresa está ligada a hotelaria ou restauração, o WhatsApp Business é uma poderosa plataforma para gerir as reservas efetuadas pelos seus clientes , podendo especificar o processo de reserva diretamente.
Além disso, pelo fato de ser um método tão direto, você gera um sentimento maior de proximidade com seus clientes, o que vai melhorar o relacionamento entre os dois no dia agendado.
6. Ele permite que você ganhe mais assinantes para seus boletins informativos
Embora estejamos habituados a associar newsletters a e-mails, não existe uma regra que impeça o envio através do whatsapp, ou seja, a sua versão Business passa a ser uma grande base de subscritores das suas newsletters .
Além disso, você deve ter em mente que as pessoas são mais propensas a abrir suas mensagens aqui do que por e-mail, então a taxa de abertura de suas newsletters aumentará enormemente, estima-se que pelo menos 90% das pessoas que recebem uma mensagem através desta plataforma abra-o depois de um curto período de tempo, mesmo que seja apenas por curiosidade.
Você conhece alguma outra vantagem que percebeu ao usar o WhatsApp Business? Deixe nos comentários!
Site parceiro: WatsGP
O Whatsapp Business é super interessante para as empresas e autônomos. Conteúdo bem completo!
É bem importante lembrar da LGPD, já que a lei trata de dados pessoais, o que relaciona diretamente aos dados dos clientes. Para quem se interessar pelo assunto pode encontrar muita informação útil nesse texto: https://www.grupometa.com/lgpd/aplicacao-da-lgpd-no-whatsapp-para-empresas/
Eu particularmente prefiro utilizar o whatsapp business do que o normal.