Dispositivos inteligentes
Eletrônicos Utilitários

Dispositivos inteligentes: conheça os destaques do setor

Dispositivos inteligentes são recursos que ajudam os usuários a melhorarem sua rotina, executam várias tarefas ao mesmo tempo, sendo controlados remotamente.

Quando conectados a outros dispositivos ou aplicativos que funcionam via Wi-Fi ou Bluetooth, podem executar diferentes funções úteis para o dia a dia dos usuários. Eles interagem com as pessoas e compreendem comandos simples.

Eles provam que a tecnologia digital está transformando completamente as experiências do cotidiano, o modo como as pessoas se comunicam, e até mesmo a forma como compram e gerenciam suas finanças.

Também estão no centro da Internet das Coisas e vão ajudar a expandir as possibilidades dentro das cidades inteligentes. Com relação à Internet das Coisas, ela é muito importante porque consegue atender funções básicas e necessidades das pessoas.

Juntamente com os dispositivos inteligentes, consegue proporcionar mais segurança para os seres humanos, além de muitos outros benefícios para a rotina. Não apenas as pessoas, mas também as empresas podem aproveitar esse recurso.

Tendo isso em vista, este artigo trará alguns esclarecimentos sobre os dispositivos inteligentes, explicando um pouco mais sobre o seu conceito, quais setores implementam a inovação digital e alguns dos principais dispositivos.

O que são dispositivos inteligentes?

A tecnologia tem como um de seus principais objetivos facilitar o cotidiano das pessoas, de modo que a vida seja mais fácil e intuitiva. Isso é crucial em uma sociedade em que as pessoas mal têm tempo livre.

Esses aparelhos foram desenvolvidos para aumentar a qualidade da rotina e trazem versatilidade de uso em menos tempo.

Existem muitos equipamentos smart no mundo e esses aparelhos eletrônicos podem desempenhar várias tarefas no cotidiano do usuário. O que mais chama atenção nesses elementos é que, geralmente, o usuário nem precisa se levantar para controlá-los.

Com apenas alguns toques no celular, o colaborador de uma empresa fabricante de bolsa personalizada lembrancinha pode organizar suas tarefas e resolver seus problemas.

Isso é possível porque os dispositivos inteligentes utilizam Wi-Fi e Bluetooth para se conectar. O usuário só precisa baixar um aplicativo em seu celular, fazer a sincronização com o aparelho inteligente e começar a utilizá-lo.

Existem alguns que já contam com inteligência artificial, como no caso do Google Assistente e da Alexa, que são controlados exclusivamente por comandos de voz. Entre as atividades que eles podem realizar estão:

  • Lembrar os compromissos do dia;
  • Ler as principais notícias;
  • Informar a hora;
  • Falar sobre a previsão do tempo;
  • Dizer a localização.

Por meio da Internet das Coisas, também é possível automatizar a cafeteira, o ar-condicionado, a iluminação da casa, entre outras possibilidades.

Nesse contexto, em uma loja de estofado, eletrodomésticos e artigos eletrônicos, é possível encontrar dispositivos inteligentes como caixas de som, relógios, luminárias, lâmpadas, rastreadores, ar-condicionado, aquecedores, televisão, fechaduras e muito mais.

Setores que implementam a inovação digital

Existem diversos setores que implementam a inovação digital em seus processos internos, e entre os principais estão:

Serviços financeiros

As habilidades digitais no setor de serviços financeiros são de 38% na Irlanda, 33% no Reino Unido e 46% nos Estados Unidos.

Isso se deve ao uso de dispositivos móveis que está em franca ascensão, desse modo, aplicativos de mobile banking estão mais desenvolvidos e entre as principais tecnologias usadas por bancos e financeiras.

Os clientes podem movimentar a conta e realizar outras atividades por meio dos aplicativos, como pagamentos, empréstimos e negociações.

Tecnologia

As mídias sociais, análise de dados, realidade virtual, realidade aumentada, big data, cibersegurança, Internet das Coisas e computação em nuvem são tecnologias cada vez mais adotadas.

A transformação digital assume papel mandatório neste setor, tendo em vista que uma empresa de tecnologia precisa se preocupar com as inovações digitais para atender às demandas da área.

Educação

A educação está cada vez mais competitiva, principalmente no ensino superior, uma vez que as instituições de ensino investem em diferentes maneiras para atrair alunos. Para isso, costumam oferecer as melhores experiências.

De modo geral, o consumidor moderno está muito exigente, seja na hora de contratar uma empresa de combate a incêndio ou se matricular em um curso.

Para se ter uma ideia, 63% dos alunos dizem que ter um website é fundamental para tomar uma decisão, ao passo que as redes sociais também são importantes.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e utilizam diferentes canais, por conta disso, as empresas também precisam oferecer uma experiência omnichannel para que os alunos decidam de que forma querem estudar.

Construção civil

Os recursos digitais estão influenciando a construção civil por meio de robôs, impressão 3D, planejamento de cidades inteligentes, inteligência artificial, entre outros recursos.

O setor está crescendo muito no Brasil justamente porque sabe aproveitar a inovação digital. Com isso, consegue promover entregas mais rápidas e confiáveis, além de ajudar a economizar com matéria-prima e mão de obra.

Saúde

A área da saúde está investindo em impressão de órgãos, big data, dispositivos que monitoram a saúde do paciente e inteligência artificial.

São tecnologias disruptivas que ajudam em muitas coisas, inclusive, para saber se o paciente precisa de sulfato de bario para um exame de imagens do trato gastrointestinal.

O fato é que esses recursos melhoram os cuidados com a saúde e aprimoram a relação entre médicos e pacientes.

Lazer

O relacionamento com os clientes é algo muito importante para o setor de lazer, uma vez que as avaliações dos usuários podem interferir nas decisões de outros consumidores.

Nesse cenário, os dados assumem um papel muito importante para o funcionamento e ainda ajudam com as análises e a personalização dos conteúdos.

Uma das maiores tendências do setor é poder realizar test-drives nos quartos e estabelecimentos por meio da realidade virtual, proporcionando experiência imersiva e fidedigna.

Assim como uma pessoa pode agendar uma consulta em uma clínica especializada em transplante de cabelo para diminuir a coroa pela internet, também pode reservar quartos de hotéis.

Hoje em dia, já é possível até mesmo fazer check-ins virtuais e boa parte do processo é realizada por e-mail. No dia do check-in, o cliente só precisa utilizar um tablet para assinar digitalmente o consentimento de estadia, dispensando o atendimento humano.

Principais dispositivos inteligentes

Existem diferentes tipos de dispositivos inteligentes que podem fazer parte do cotidiano das pessoas, e entre os principais estão:

Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais são softwares instalados em um dispositivo, podendo ser um smartphone ou alto-falante, capazes de executar tarefas e responder perguntas.

Eles são a ponte entre os usuários e o software de tecnologia, sendo fundamentais para controlar termostatos e outros aparelhos.

Câmeras de segurança

Ao contratar buffet a domicilio para casamento, seja para fazer a confraternização em casa ou em qualquer outro lugar, é fundamental ter tranquilidade e segurança.

Por meio das câmeras, os moradores podem gravar vídeos que vão capturar imagens da casa e elas podem ser acompanhadas em um smartphone, tablet ou computador, de qualquer lugar, bastando uma conexão com a internet.

A maioria das câmeras é ativada por movimento e ainda podem enviar alertas. Se o usuário preferir, também pode fazer gravações 24 horas por dia.

Termostatos inteligentes

O termostato é um dispositivo habilitado por Wi-Fi que se ajusta automaticamente às configurações de temperatura, tanto para aquecer quanto para resfriar o espaço.

Diferentemente de um termostato comum, em que é necessário utilizar um controle remoto para controlar a temperatura, o usuário pode acessar as configurações e gerenciar alas pelo celular, de qualquer lugar.

Lâmpadas inteligentes

Um negócio que confecciona uniforme jeans feminino pode usar as lâmpadas inteligentes, assim como interruptores e painéis de parede, e esses recursos são cada vez mais populares por conta da facilidade que oferecem no uso de iluminação artificial.

É possível estabelecer cronogramas de maneira eficaz, tomar decisões e controlar o ambiente de um local remoto, usando aplicativos móveis ou um assistente pessoal ativado por voz.

Fechaduras inteligentes

As fechaduras inteligentes são essenciais para qualquer pessoa que queira aumentar o nível de segurança da residência. Os moradores podem controlar quem entra e sai de casa, mesmo que não estejam presentes no local.

Até mesmo uma companhia especializada em higienização de estofados carros pode usar esse recurso e modelos que contam com funções adicionais, com sensores de movimento que alertam se a porta está aberta ou fechada.

Considerações finais

Como visto, os dispositivos inteligentes já fazem parte do cotidiano de muitas pessoas e são essenciais para a automação residencial.

Além disso, muitas empresas passaram a investir em inovação tecnológica para aprimorar seus processos, produtos e serviços.

Para os seres humanos, essa tecnologia é fundamental para otimizar o cotidiano e facilitar diversas tarefas.

Com isso, sobra muito mais tempo para o lazer e descanso, dois aspectos fundamentais para ter mais qualidade de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.