IA e mundo fitness
Atualidades Utilitários

 IA e mundo fitness: como as ferramentas podem ajudar no treino


Em busca de facilitar o dia a dia das pessoas, a tecnologia está ficando cada vez mais presente nas tarefas do cotidiano. Nesse sentido, o mundo fitness também vem utilizando as IA ‘s como ferramentas que podem ajudar no treino e atividades voltadas para a saúde. 

IA, por sua vez, significa “Inteligência Artificial”, que basicamente consiste em um campo de estudo que envolve diversas áreas e tecnologias.

São utilizados sistemas e algoritmos para reproduzir ações que se assemelham ao comportamento e à inteligência humana, a fim de automatizar múltiplas tarefas.

Pensando nisso, muitos estabelecimentos e profissionais do universo fitness passaram a aderir dispositivos para facilitar e ampliar as possibilidades dentro desse meio.

A seguir, neste artigo, é possível compreender melhor como a inteligência artificial pode ser utilizada como aliada na vida saudável.

Como as IA’s são usadas nas atividades do mundo fitness?

Quando o assunto é mundo fitness, existem variados segmentos que podem ser discutidos, como alimentação, exercícios físicos, controle de peso e outros. Nos próximos tópicos estão alguns mecanismos já adotados para ajudar nesses cenários.

  • Treinos:

A inteligência artificial vem sendo utilizada para montar treinos de musculação, crossfit, yoga e demais modalidades de atividade física.

Através da coleta de dados como idade, peso, altura, sexo, qual o objetivo esperado e outras informações, o sistema consegue organizar quais exercícios serão feitos, qual a frequência e intensidade, conforme a necessidade de cada pessoa.

Essa funcionalidade já está presente em muitas academias onde são utilizadas como auxiliar no trabalho dos instrutores e personal trainers. Nesses estabelecimentos, a IA também atua como suporte da parte administrativa e financeira.  

  • Smartwatches:

Smartwatches, são relógios inteligentes que nos últimos anos tem feito parte da rotina de muitas pessoas.

O acessório é capaz de monitorar o sono, a frequência cardíaca, gasto de calorias, quantidade de passos e distâncias que o usuário percorreu no dia e entre outras funções.

Marcas de Smartwatch

Esse apetrecho pode ser utilizado para ajudar no acompanhamento dos treinos, mas também no dia a dia daqueles que não praticam atividade.

Escolhendo o modelo certo e de qualidade, o relógio pode ser um grande aliado para acompanhar a saúde. 

  • Acompanhamento Nutricional:

A IA também pode ser utilizada para montar dietas e fazer um acompanhamento nutricional. Em 2023, o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP), divulgou o desenvolvimento de uma nova ferramenta capaz de montar dietas personalizadas.

Isso mostra o quanto essa demanda de automatizar os serviços está aumentando no mundo todo.

Com esse tipo de tecnologia, é possível medir calorias presentes em cada refeição e porcionar a quantidade ideal de carboidratos, proteínas, gorduras e demais nutrientes necessários.

Aqui a inteligência artificial também pode ser uma aliada para consumir corretamente suplementos como whey protein, albumina, creatina e colágeno, que são muito usados para potencializar os resultados da academia.

  • Prevenção de lesões: 

Com relação à análise e prevenção de lesões, as IA’ s também podem ser úteis. Elas são capazes de analisar através de vídeos a execução de cada exercício.

Já com o uso de sensores, dispositivos wearables e modelagem 3D, o sistema faz análises e alerta os usuários de possíveis chances de se lesionar, levando em consideração também o histórico e os dados disponibilizados por cada pessoa. 

Essas são algumas das principais funcionalidades da IA que já estão sendo implementadas nesse mundo fitness.

Sendo assim, com esse mecanismo é possível beneficiar tanto frequentadores quanto profissionais de academias, assim como aqueles que preferem se exercitar em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.