Melhor assistente virtual
Aplicativos Utilitários

Cortana ou Siri – Google Assistant ou Alexa. Qual o melhor assistente virtual?

Assistentes inteligentes podem ser a ponta do iceberg para tirar nossos empregos no futuro, mas isso não significa que não podemos fazer uso deles enquanto isso. Qual o melhor assistente virtual?


Assistentes virtuais como Cortana, Siri, Google Assistant e Alexa são recursos incorporados em vários dispositivos, como smartphones e tablets, portanto, saber qual é o melhor pode ter um impacto significativo para escolher qual será sua próxima compra.

Para ver como esses diferentes assistentes inteligentes se saem, comparamos Cortana x Siri x Google Assistant x Alexa em um assistente virtual frente a frente.


Precisão e velocidade de voz

Controlado principalmente pela voz do usuário, a habilidade principal do assistente digital de saber quando é falado e entender o que é dito é essencial. Cada um tem uma palavra ou frase de ativação que escuta, como “Ei, Cortana”, “OK, Google”, “Siri” e “Alexa”.

A palavra de ativação diz ao assistente digital para ouvir e responder ao que é dito a seguir – mas se você tem um sotaque específico ou não gosta de gritar, alguns assistentes são melhores em entendê-lo do que outros?

Embora cada um dos principais assistentes de voz ofereça excelente reconhecimento de voz, o Google Assistente e o Siri são melhores em captar o que você diz, especialmente quando há ruído ambiental ou quando o próprio assistente está transmitindo algumas informações ao usuário.

A Microsoft afirma que a Cortana tem um bom entendimento do contexto, mas luta muito mais do que as outras duas para realmente ouvir o que você está dizendo, assim como Alexa. Ambientes silenciosos são melhores ao usar os dois últimos, pois o ruído de fundo pode interferir significativamente na compreensão do que você está pedindo deles.

Em termos de tempo de resposta a consultas, o Google Assistente se destaca novamente, fornecendo respostas rápidas aos pedidos de maneira consistente. Alexa e Siri também oferecem bons tempos de respostas, e nesse quesito a Cortana vem por último.

Como os usuários relataram problemas com a compreensão da Cortana até mesmo de solicitações básicas, apesar de não haver problemas com seus microfones (configuração de lembretes, cancelamento de tarefas e localização de informações sobre restaurantes), é difícil medir o tempo de resposta a consultas se elas não forem ouvidas.

Quando o comando é captado claramente pelos assistentes digitais alternativos, o Siri muitas vezes pode enganar Alexa, mas isso depende muito das tarefas que você pede a eles e do seu conhecimento dos prompts de comando.

Então, quando se trata de reconhecimento de voz: a Siri e o Google Assistente vencem nessa categoria. Mas, quando medimos o tempo de resposta à consultas, o Google Assistente é o vencedor claro.

Recursos do melhor assistente virtual

Como escolher o melhor assistente virtual?


Recursos e capacidades

Seja qual for o assistente virtual que você usar, todos eles suportam as mesmas funções essenciais. Isso inclui definir eventos de calendário e alarmes, fazer chamadas, enviar e-mails e mensagens e reproduzir música. Mas cada um também tem suas peculiaridades e características especiais que os tornam únicos.

Para pesquisas e respostas a consultas de informações, a Cortana usa o próprio mecanismo de busca Bing da Microsoft, enquanto o Siri e o Google Assistant usam o Google.

Embora os dois últimos possam usar a mesma plataforma de pesquisa, quando você pedir informações sobre restaurantes, o Siri solicitará que você ligue ou faça uma reserva. Se você já sabe onde quer comer, os três podem fazer uma reserva ou pedir comida para você.

O Google Assistant tem outra vantagem para quem usa regularmente o mecanismo de pesquisa Google: ele já sabe muito sobre você. Embora isso suscite algumas preocupações sobre privacidade, também significa que é sem dúvida o mais personalizado dos serviços – pelo menos quando você começa a usá-lo.

Seu sistema de voz natural Google Duplex também oferece uma grande promessa de comunicação mais natural com o Google Assistente, seja entre ele e o proprietário ou outras pessoas.

Alguns dos recursos oferecidos pelos assistentes têm desempenho diferente dependendo da plataforma que você está usando. O Google Assistente lê as notícias para você em um alto-falante doméstico, enquanto a Cortana faz isso em um smartphone.

A Siri só gosta de tocar música através do Apple Music, enquanto a Cortana e o Google Assistant funcionam perfeitamente com o Spotify e as músicas armazenadas no seu dispositivo.

Alexa é excelente para comandos simples e pedidos da Amazon. Ainda assim, se você está procurando um assistente digital que possa compreender a linguagem do dia a dia e não requeira um manual do usuário para dominar, você pode procurar outro lugar, pois a Alexa não é muito adequada para esses tipos de tarefas.

Todos os assistentes pessoais estão muito próximos na maioria das funções, mas quando se trata de facilidade de uso, personalização e comunicação natural, o Google Assistente vence a competição para ganhar também na categoria de recursos e capacidades.

Escolher o melhor assistente virtual

Cortana, Siri, Alexa ou Google Assistente – Qual o melhor assistente virtual?


Integração do ecossistema

Sem dúvida, a diferença mais gritante entre os principais assistentes virtuais é o hardware e as plataformas onde eles podem se integrar. O Siri pode funcionar bem com alto-falantes HomePod, fones de ouvido AirPod e em dispositivos como iPhone e iPad. Infelizmente, você não pode executar o Siri em seu dispositivo Android ou PC com Windows.

Em comparação, o Google Assistant está disponível nas plataformas Android e iOS e, com alguns ajustes, você pode até mesmo colocá-lo em execução no Windows ou Linux .

Ele também tem opções de hardware compatíveis, como o alto-falante inteligente Google Home e Chromecast, e está gradualmente sendo integrado a dispositivos Chrome OS, como o Google Pixelbook .

A Cortana é praticamente a mesma, com uma ampla gama de suporte a plataformas de hardware e software. Ele é integrado a dispositivos Windows 10 de todos os tipos, incluindo todos os PCs com Windows 10 e o console Xbox One.

A Cortana também reside em alguns dispositivos inteligentes, incluindo o alto-falante Harmon Kardon Invoke, e há aplicativos Cortana cada vez mais poderosos e essenciais para iOS e Android.

Por fazer parte do ecossistema da Amazon, Alexa pode se conectar facilmente a Fire TVs e tablets, bem como muitos outros alto-falantes Bluetooth em uma variedade de designs – ao contrário da estética pré-fabricada do Google Assistant – e fornece uma excelente base para aqueles interessados ​​em desenvolver uma casa inteligente .

Quando for para colocar seu assistente doméstico em funcionamento, o único que levará muito tempo é a Cortana. Enquanto Alexa, Google Assistant e Siri desfrutam de configurações que requerem apenas um nome de usuário e senha e levam menos de um minuto para inicializar, a Cortana exige algumas configurações adicionais para poder estar pronta para uso.

Para começar a testar a Cortana, você terá que fazer login no seu PC, fornecer uma conta de e-mail que não esteja associada a uma empresa ou escola e esperar para receber um código de verificação.

Alguns usuários relataram ter de fazer backdoor para entrar na Cortana por meio do aplicativo, só têm permissão para entrar com a conta de e-mail aprovada pela Cortana. Pelo que podemos observar, configurar a Cortana não é tão simples e pouco intuitivo.

Portanto, quando se trata de facilidade de uso em um ecossistema, temos um empate triplo: Alexa, Google Assistant e Siri se dão bem nesse quesito. Mas quando o assunto é disponibilidade de plataforma e integração de hardware, o Google Assistant e a Cortana são melhores do que o resto.

Google Assistente - melhor assistente virtual

O melhor assistente virtual para suas necessidades!


Google Assistente vence por enquanto

De modo geral todos os assistentes cumprem muito bem o que se propõem a fazer. Obviamente, com os produtos da Apple, você terá Siri, e a Cortana é apenas uma opção em laptops, tablets e smartphones Windows.

O Google Assistente faz a exceção porque funciona perfeitamente na maioria dos dispositivos ou plataformas, embora o desempenho seja melhor quando você integrá-lo aos serviços do Google.

Por enquanto, o Alexa funciona melhor com produtos da Amazon, embora o aplicativo ainda funcione em iPhones, por exemplo. No entanto, com o domínio que a Amazon tem e continua a crescer, vemos um potencial incrível com Alexa.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.