A importância do conteúdo móvel dedicado ao esporte mantém os fãs informados e conectados mesmo quando não estão assistindo o jogo no estádio.
Os esportes são conhecidos por unir fanáticos de equipes esportivas, profissionais da indústria e por criar um senso de comunidade. Na era digital em que estamos vivendo, o salto natural para essas comunidades vai para os smartphones.
O conteúdo para dispositivos móveis dedicado ao esporte mantém os fãs conectados mesmo quando não estão assistindo o jogo no estádio, porque os ajuda a manter o espírito de equipe ativo.
Além disso, oferece acesso rápido e fácil para marcar atualizações e destaques, além de oportunidades para os fanáticos apostarem em suas equipes.
A importância do conteúdo móvel para divulgar os esportes.
Os fãs querem informações relevantes enquanto ainda estão atualizadas, para que possam mostrar seu apoio às equipes em tempo real, em um mundo onde o uso de smartphones continua a crescer.
Diferentes tipos de conteúdo de esportes para celular
O conteúdo móvel dedicado ao esporte inclui aplicativos dedicados e websites otimizados para celular, dando acesso aos mais de 91 milhões de usuários de smartphones no Brasil (segundo o Newzoo em maio de 2018) às informações e entretenimento que eles querem sobre suas equipes, independentemente de onde estejam.
Os aplicativos dedicados geralmente são desenvolvidos para as plataformas de Android e iOS, e para grandes equipes e clubes, sendo o aplicativo oficial do FC Barcelona um bom exemplo.
Tem suporte para inglês, espanhol e catalão e oferece conteúdo personalizado para os torcedores do clube em todo o mundo, além de lhes permitir definir alertas em tempo real para os objetivos e anúncios da pontuação final.
Ao contrário dos aplicativos dedicados, os websites otimizados para dispositivos móveis são a primeira opção de uso para a maioria dos usuários de smartphones, pois não precisam consumir o espaço de armazenamento pré-configurado no smartphone como os aplicativos fazem.
Além disso, os websites otimizados para celular fornecem acesso a qualquer informação e conteúdo relacionado aos clubes ou equipes sem a restrição da plataforma do aplicativo.
A importância do conteúdo móvel para o mundo esportivo.
Sites para celular, como o ESPN oferecem notícias esportivas globais e mantém os fãs atualizados com pontuações, análises profissionais e notícias sobre times e ligas, como no caso da próxima turnê do Barcelona pelos Estados Unidos, jogando contra o Tottenham Hotspur, Roma e AC Milan na Copa dos Campeões Internacionais.
No caso do site de apostas esportivas Betway, os torcedores podem apostar online em times e eventos esportivos, como no caso do Barcelona ser o favorito para vencer a La Liga 2018-19, com 54,5% de chances no dia 27 de junho, de qualquer lugar onde eles estejam.
Outro exemplo popular é o FOX +, onde os fanáticos dos esportes podem assistir aos jogos de seus times favoritos, ao vivo de seus smartphones, apenas registrando-se em seus serviços e sem ter que ter um pacote de TV paga, como eles tem feito com os jogos da Copa do Mundo.
Tudo isso é apenas no contexto do entretenimento esportivo, uma vez que existem milhões de opções em todo o mundo que cobrem a ampla experiência de conteúdo amigável para dispositivos móveis, do Netflix a conectividade na mobilidade urbana nas grandes cidades.
Desenvolver aplicativos e sites esportivos compatíveis com dispositivos móveis
Os motivos são muitos, começando por ajudar a criar um ambiente acolhedor onde os fãs de esportes podem interagir uns com os outros e com seus membros favoritos do time esportivo.
Além disso, essas plataformas móveis oferecem aos fãs a oportunidade de reservar, comprar e vender ingressos para jogos e eventos relacionados a equipes, como no caso do site do Flamengo. Eles também podem ser uma plataforma de apostas onde os fãs podem fazer apostas no seu time favorito.
Além disso, essas plataformas criam um centro de comércio eletrônico que permite vender mercadorias de marca e outros materiais promocionais, o que significa que, se uma marca grande estiver na frente da camisa de um clube esportivo, ela também poderá ser anunciada dentro dessas plataformas.
O desenvolvimento de aplicativos esportivos ou de sites esportivos otimizados para celular pode ser motivado por só uma dessas razões ou por todos elas, mas o ponto principal em todos os casos é que eles são ótimos para todas as equipes esportivas porque permitem que seus fãs construam uma comunidade restrita, e também podem ajudar as equipes a monetizar sua marca.
O mundo do esporte e a importância do conteúdo móvel para se aproximar dos fãs.
Para a maioria dos usuários de smartphones, este dispositivo tornou-se uma extensão de seu próprio corpo, porque com cada novo smartphone, os usuários têm acesso a todas as informações de que precisam e, com a chegada de tecnologias de internet melhores e mais rápidas, como o 5G, o mundo está se conectando cada vez mais.
Por causa disso, o conteúdo esportivo em um mundo móvel encontrou uma época de ouro, onde ainda há muito trabalho a ser feito, e o trabalho de criadores e desenvolvedores é mais importante agora do que nunca.