O que é Métricas de Vaidade?
Negócios Produtividade

Métricas de vaidade: entenda quais são e por quê você deve evitá-las na sua estratégia de marketing digital.

As métricas de vaidade não são completamente inúteis, mas também não são as mais importantes. Elas são baseadas apenas em números, e não em resultados, o que é um motivo para ter mais atenção.


Quando se trabalha com produção de conteúdos na internet, os números sempre surpreendem, mas se deixar levar por eles pode ser um grande perigo para o seu negócio.

Os números e o reconhecimento são muito importantes e incentivam qualquer um, mas achar que só eles são os responsáveis pelos seus resultados é um grande engano.

Por isso, preparamos este artigo com tópicos fundamentais para você saber o que realmente levar em conta na hora de mensurar seus resultados.

Tudo com o objetivo de ajudar você e a sua empresa alcançar os resultados que espera através das estratégias corretas. Acompanhe a leitura!

O que são métricas e por que elas são importantes? 

Métricas são os resultados que um determinado conteúdo ou anúncio seu gerou na internet, sendo que os números e a relevância que ele alcançou determinam outros fatores importantes para as métricas do seu negócio.

São elas que te permitem saber sobre o que os seus clientes e seguidores estavam procurando nos últimos dias. As métricas mostram, por exemplo, quantas pessoas procuraram por academia de muay thai em determinada cidade na última semana.

Elas ainda fornecem relatórios e resumos que te ajudarão a elaborar novas estratégias ou permanecer com as que mais deram certo até o momento.

Inclusive, como dito anteriormente, as métricas permitem que você e toda a sua equipe acompanhem os resultados de determinadas ações da empresa dentro do marketing digital.

As métricas fornecem todos os dados sobre um anúncio pago, sobre um conteúdo que está no ar, sobre quantas pessoas procuraram por uma consultoria empresarial no último mês e várias outras informações.

Todas elas são extremamente importantes para deixar você e sua equipe a par de tudo o que está acontecendo no mundo digital e em relação à sua marca, e esses resultados te guiarão na hora de planejar as próximas estratégias.

Métricas de Vaidade

O que são métricas de vaidade?

As métricas de vaidade não são completamente inúteis, mas também não são as mais importantes. Elas são baseadas apenas em números, e não em resultados, o que é um motivo para ter mais atenção.

Ou seja, qualquer tipo de dado que mede apenas quantidade, mas não a qualidade do conteúdo. Elas podem ser:

  • Visualizações
  • Curtidas;
  • Compartilhamentos;
  • Comentários e reações;
  • Entre outros.

Logo, o empreendedor pode ter altos índices nas redes sociais, mas se as métricas que realmente importam não estiverem boas, esses números não vão ajudar muito. 

Agora, vamos a fundo nos tipos de métricas de vaidade para descobrir o porquê delas não serem tão importantes assim:

O número de curtidas, corações ou outras reações na sua publicação não significa que os seus seguidores realmente se interessaram pelo seu produto ou serviço. Apenas mostra que eles gostaram do conteúdo.

O seu post no Instagram explicando tudo sobre bpo financeiro pode ter rendido dez mil curtidas, mas se não converteu leads e clientes para você, o número é só mais um enfeite na publicação. 

Essa métrica se aplica bastante quando falamos de tráfego pago, que é a ação de pagar um determinado valor para que as plataformas digitais divulguem para ainda mais pessoas o seu negócio e o seu conteúdo.

Se o seu anúncio no Google Ads sobre renovação avcb teve vinte mil cliques, não significa que essas vinte mil pessoas entraram em contato com você ou com a sua equipe para contratar o seu serviço.

Por isso, se basear apenas no número de cliques no anúncio ou no link do seu site pode gerar decepções lá na frente. 

Não é uma surpresa abrir as redes sociais e ver pessoas postando fotos e vídeos em comemoração aos seus dez, cem ou quinhentos mil seguidores nas redes sociais.

Porém, se basear somente nessa métrica acreditando que ele fará grandes diferenças no seu negócio é um grande tropeço.

Ter muitos seguidores não significa que você tenha muitos clientes e, principalmente, não quer dizer que você tenha uma relação íntima com essas pessoas, que é o que importa.

Seu negócio pode conquistar muitos seguidores após fazer um vídeo falando sobre a recuperação de áreas degradadas, mas será que este público começa a te seguir realmente por gostar do seu conteúdo ou só porque foi um vídeo que viralizou na internet?

Muitos usuários seguem diversos perfis sem nem se interessar pelo que eles oferecem, por isso, se basear nesta métrica não é o ideal para você, com o seu negócio e com as pessoas que realmente se interessam pelo seu trabalho. 

Essas são algumas das métricas de vaidade que mais vemos pessoas se orgulharem, mas que, na verdade, não ajudam a mudar o seu negócio de fato. 

Melhor notebook para trabalhar

Quais as métricas que realmente importam?

Agora que já te deixamos ciente sobre as métricas de vaidade, que não conseguem te ajudar muito, vamos citar as que você pode e deve levar em consideração para saber se a sua marca realmente está crescendo.

Essa taxa corresponde ao total de pessoas que tomaram algum tipo de atitude positiva em relação ao seu negócio através do tráfego pago, ou seja, da divulgação feita através das redes sociais

Essas taxas não incluem apenas pessoas que compraram o seu produto ou contrataram o seu serviço, mas também pode ser de um usuário que começou a seguir o perfil da sua empresa nas redes sociais ou fez o download de um ebook em seu site.

Desta forma, as pessoas que descobriram através de um conteúdo seu sobre os gastos para abrir uma empresa, podem começar a seguir seu perfil ou entrar em contato com você para contratar um serviço do tipo.

Quando essas atitudes por parte do usuário acontecem, aí sim podemos considerar métricas valiosas que farão toda a diferença no seu negócio

Se você não sabe o que é, o funil de vendas trata-se de uma estratégia dentro do marketing digital focada na jornada do usuário, desde o primeiro contato com a marca até o momento da finalização da compra. 

Este funil contém três estágios, sendo que o primeiro, que é o topo, trata-se de quando o usuário tem contato com algum material gratuito e com informações válidas para solucionar suas dúvidas e problemas.

Já o meio é quando ele começa a considerar que precisa adquirir algum produto ou serviço para solucionar determinado problema, e se lembra da sua marca, que o ajudou muito no primeiro estágio.

O fundo é o momento da conversão, do qual ele sai do status de usuário e se torna um cliente que adquire o seu produto e pode recomendá-lo para outras pessoas. 

Quando uma pessoa que está à procura de um profissional para fazer o projeto de paisagismo do seu apartamento encontra todas as informações e soluções dentro do seu negócio, fica muito mais fácil ela confiar no seu trabalho e o contratar.

Por isso, usar a estratégia de funil de vendas é extremamente importante para captar novos clientes e poder analisar métricas que realmente serão válidas para os seus resultados e planejamentos. 

Muitas pessoas confundem o número de visitantes com o número de cliques, mas eles são totalmente diferentes. Enquanto os cliques podem ser vários vindo de uma única pessoa, os visitantes são únicos e são os que fazem diferença neste número. 

Enquanto um usuário pode acessar o seu artigo sobre recuperação de crédito dez vezes, um visitante só consegue visitar o seu site apenas uma vez. O número de visitantes se refere às pessoas novas que estão conhecendo a sua marca e o seu serviço. 

Por isso, levar essas métricas em consideração é fundamental para se ter um balanço de quantas pessoas novas estão chegando para se tornar, possivelmente, novos clientes. 

Como analisar essas métricas?

Algumas redes sociais, como o Instagram, fornecem essas informações na própria plataforma. Você consegue ver o alcance da sua publicação, quantas pessoas viram o seu perfil e quantas começaram a te seguir.

Além dele, o mais famoso e eficaz é o Google Analytics, que oferece relatórios sobre todas as ações dos usuários nas suas plataformas, assim como informações sobre o que eles estavam procurando nos últimos dias e quais as maiores dúvidas que possuem.

Acessar essas ferramentas é extremamente importante e faz toda a diferença para você saber o que o seu público tem procurado, sobre o que eles tem dúvida e qual o tipo de conteúdo que eles desejam consumir. 

Dessa forma, você consegue produzir conteúdos certeiros para manter o seu público por perto e atrair ainda mais clientes. 

Considerações finais

Esperamos que este artigo tenha sido claro e objetivo para você e que a maioria das suas dúvidas em relação às métricas de vaidade tenham sido esclarecidas.

Lembre-se sempre de priorizar as métricas realmente importantes para o seu negócio, construindo um ambiente de compromisso e sinceridade com a sua equipe e com os seus clientes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 thoughts on “Métricas de vaidade: entenda quais são e por quê você deve evitá-las na sua estratégia de marketing digital.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.