renovável
Produtividade Utilitários

Inovação na transformação da energia renovável

Energia renovável, também conhecida como energia limpa, é uma energia obtida por meio de fontes que não geram impactos negativos ao meio ambiente.

Existem vários exemplos, como no caso da energia solar e a energia eólica. Muitas organizações começaram a priorizar fontes renováveis em sua matriz energética, com o propósito de melhorar a qualidade de vida no planeta.

As fontes usadas podem se regenerar por conta própria ou por meio da intervenção do homem, e é muito importante pensar sobre isso porque o rápido esgotamento das fontes atuais, como no caso da energia fóssil, aumenta o consumo de combustível.

Consequentemente, a contaminação do meio ambiente também é maior e tudo isso faz com que a humanidade procure maneiras de obter energia com abundância, mas gerando menos poluentes.

A energia renovável surge como uma alternativa e vários tipos podem ser utilizados em todo o mundo. Mas para aproveitar bem esse recurso, vocês têm algumas informações que devem ser do conhecimento dos usuários.

Abordando esse tema, este artigo vai mostrar as inovações usadas na energia renovável, de que maneira a tecnologia contribui com armazenamento e distribuição de energia e quais são os desafios enfrentados atualmente.

Inovação para produzir energia renovável

Existem vários recursos inovadores que estão sendo usados na produção de energia renovável, e entre os principais estão:

  • Reaproveitamento de rejeitos de mineração;
  • Construção de barragens;
  • Energia fotovoltaica;
  • Turbinas eólicas;
  • Bombas de calor de subsolo.

Os rejeitos de mineração e a destinação desses elementos são assuntos preocupantes, visto que seu acúmulo pode provocar o rompimento de barragens e isso prejudica a vida de muitas pessoas e animais.

No entanto, um fabricante de persiana vertical pvc sob medida pode dar um destino diferente para esses rejeitos. Por exemplo, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais, a lama é transformada em pó e em seguida em tijolos.

Mas também existe a alternativa de construir barragens, por meio do empilhamento a seco. Trata-se de um método em que os rejeitos são trabalhados com técnicas que os retiram da água para que fiquem mais sólidos e são depositados em áreas com diques.

Também existe outro método conhecido como alteamento a jusante, em que a barragem cresce com degraus para fora, trazendo mais estabilidade, além de permitir a instalação de drenos e filtros.

Não é novidade para ninguém que o Brasil é país quente e ensolarado e que por isso tem muito mais facilidade para gerar energia fotovoltaica.

É um tipo de energia muito usada no mundo todo, e os sistemas solares fotovoltaicos são instalados próximos ao ponto de consumo para reduzir as perdas de transmissão e aumentar a capacidade elétrica, sem pesar nos custos com infraestrutura.

Uma empresa especializada em projeto de spda pronto pode aproveitar a luz do sol de maneira mais econômica e sustentável, visto que nos usos residencial, industrial e comercial, os custos são reduzidos em relação ao custo de energia hidrelétrica.

Quanto às turbinas eólicas, toda a energia proveniente dos ventos é captada por um gerador e aproveitada como energia elétrica. Isso se dá pela transformação dos ventos em eletricidade.

O vento vai movimentar as pás e girar o rotor que vai transmitir a rotação para o gerador, e este vai converter a energia mecânica em energia elétrica.

Por fim, as bombas de calor de subsolo são usadas e precisam de dois componentes importantes, sendo a bomba de calor e o permutador de calor.

Nesse esquema, uma bomba de calor é um tipo de refrigerador e todo o calor removido deve ser dispersado na atmosfera para que seja dissipado, e com isso também pode ser reaproveitado para a refrigeração.

Contribuição da tecnologia na energia renovável

Um fabricante de tendas personalizadas para eventos pode usar energia renovável porque a tecnologia está colaborando muito com o armazenamento e a distribuição desse tipo de eletricidade em larga escala.

Uma das formas de fazer isso é por meio do armazenamento com baterias, é algo que contribui com a descarbonização do sistema elétrico, além de atuar como um reforço para transmitir eletricidade.

Já existe um sistema desse tipo no país, o que conta com 30 MW de potência e consegue entregar se sentar MWh de energia durante 2 horas. Para que possa funcionar, a tecnologia é muito importante porque ajuda a inserir fontes renováveis.

Também atua para compensar a variabilidade na hora de gerar energia intermitente, aumentando a integração de energia solar e eólica dentro do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Isso também acaba por reduzir as emissões de gases do efeito estufa. O Brasil tem muitas chances de se tornar líder e desenvolver ótimas soluções para o processo de transição energética.

Só que um fabricante de vitro de madeira para cozinha precisa estar ciente de que embora as fontes renováveis sejam benéficas porque não emitem carbono, também não são despachadas, ou seja, não podem ser acionadas a qualquer momento.

A intermitência gera muitos desafios na estabilidade e segurança do sistema e muitos profissionais do setor estão trabalhando para vencer esse desafio, visto que o projeto representa um marco histórico e ajuda a desenvolver novos negócios.

O armazenamento por meio de baterias foi uma proposta feita pela ISA CTEEP que apoiou o planejamento setorial e evitou o acionamento de geradores a diesel, visto que eles utilizam cerca de 350 mil litros de combustível.

Além de ser uma solução menos poluente, não causa o mesmo rito dos geradores e ainda consegue eliminar o transporte de diesel para manter os equipamentos abastecidos, consequentemente, ocorre a descarbonização do sistema.

Desafios da energia renovável

Uma confecção de uniforme operacional segurança que queira apostar em energia renovável precisa estar atenta porque vários desafios podem se impor.

Um deles é a alta do dólar que provoca vários impactos na economia do país, principalmente para produtos adquiridos em moeda estrangeira que acabam sofrendo um grande aumento em seu valor final.

No mercado de energia solar, os maiores fornecedores de suprimentos estão localizados fora do Brasil, como no caso da China. Se ocorre um aumento do câmbio, também ocorre uma elevação do preço do produto, o que desestimula a compra.

Outro empecilho é a eficiência do painel solar que costuma ser medida pela quantidade ou porcentagem de energia de radiação do sol que o painel é capaz de converter energia elétrica por metro quadrado.

Os painéis tradicionais podem se transformar em um grande desafio porque sua eficiência atinge uma média de 33%, desperdiçando boa parte da radiação solar.

Mas uma empresa de pintura automotiva industrial pode aproveitar os recursos facilmente e ficar otimista porque existem vários estudos que visam melhorar a porcentagem da conversão de energia.

Tanto é que os painéis solares fabricados atualmente estão cada vez melhores nesse sentido, embora não sejam 100% eficientes.

Para ter uma boa eficiência por parte do painel solar, pode ser necessário investir em uma quantidade maior de painéis e o custo com instalação se torna mais significativo para algumas pessoas.

Também existe o fato de que o mercado de energia solar praticamente não é divulgado em território brasileiro, por isso não é inclusivo para muitas famílias que não possuem condições financeiras de providenciar a instalação.

No entanto, um fabricante de plataforma niveladora para docas pode contar com a inovação para superar estes desafios. Desde 2010 que as vendas de painéis solares para armazenar energia cresceram muito, mais precisamente 60%.

Algumas empresas se tornaram líderes nesse mercado e competem para vender painéis, baterias e lâmpadas para domicílios em vários continentes.

A organização instala o equipamento na residência e ele passa o dia todo sendo carregado. O usuário pode aproveitar a energia armazenada para iluminar a casa durante a noite e carregar o celular.

No entanto, outros dispositivos precisam de outros painéis de potência maior. Uma clínica de exame demissional mais próximo, assim como as residências, pode ser monitorada pelas empresas para que compreendam sua necessidade de energia.

Conhecer as fontes renováveis é importante porque a demanda por energia no mundo vai aumentar muito nos próximos anos, devido ao crescimento da população mundial, principalmente em países como Índia, China e África.

Para fazer tudo de maneira eficiente, é necessário inovar, e o ar comprimido se mostra como uma tecnologia interessante, visto que permite o armazenamento em massa.

Várias outras tecnologias de armazenamento de ar frio poderão ser usadas, assim como vários outros recursos que vão surgir ao longo do tempo.

Considerações finais

A energia renovável é o futuro do planeta por ser mais sustentável e por reduzir os índices de poluição, diferentemente do que acontece com a energia hidrelétrica.

Investir nessa possibilidade é fundamental para proteger o planeta e viabilizar a sobrevivência das espécies em qualquer parte do mundo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.