comprar kit de energia solar
Eletrônicos Utilitários

Conheça o kit de energia solar e saiba qual é a sua utilidade

Muitas pessoas desejam que a energia elétrica de suas casas se torne mais barata e sustentável, e é possível alcançar esse desejo adquirindo um kit de energia solar.

Esse kit permite que o usuário obtenha toda a energia que precisa, esteja ele em uma área fechada ou com acesso à distribuidora de rede elétrica.

Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, um kit fotovoltaico não se compõe somente de duas placas que ficam em um espaço sobre a luz do sol.

Cada tipo de aplicação precisa de um conjunto de placas que se associam a outros equipamentos, onde todos são conectados e usados para alcançar o objetivo em comum.

Esses kits ajudam a alimentar vários níveis elétricos, seja um pequeno usado em uma máquina que faz impermeabilização de paredes ou na rede inteira de uma casa ou prédio.

Tudo vai depender da complexidade do kit, dos equipamentos usados para a sua montagem e também se a nomenclatura é usada corretamente.

montar sistema de energia solar

Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre o assunto em questão, este artigo explicará melhor o que é um kit de energia solar.

Além disso, apresentará os dispositivos que compõem o kit de energia solar e mostrará uma lista com os principais tipos de kits existentes.

Entenda o que é um kit de energia solar

Um kit de energia solar fotovoltaica é um conjunto de vários dispositivos que são usados para a realização da instalação de um sistema fotovoltaico, além dos painéis são incluídos:

  • Estrutura de fixação;
  • Cabos;
  • Inversor solar;
  • String Box (componente de proteção).

Esse kit solar possui muitos outros itens, mas esse itens variam tanto quanto o tipo de material para a fabricação de uma divisória de drywall vazada.

Essa variação será de acordo com o sistema que será instalado ou de acordo com a estrutura do imóvel que receberá a energia.

Os itens do kit podem ser comprados separadamente ou podem até ser pedidos para a empresa de instalação trazer, o que custará um pouco a mais.

Quais dispositivos compõem o kit de energia solar?

Entenda um pouco mais a seguir sobre os dispositivos que compõem o kit de energia solar fotovoltaica, são eles:

1. Painéis ou placas solares

Os painéis ou placas solares, são responsáveis por “bombear” a energia recebida para o sistema que está sendo usado.

como ser uma empresa sustentável usando energias limpas

É recomendado que sejam usadas duas ou mais placas e um sistema fotovoltaico e que seus tamanhos sejam de acordo com a energia que será necessária para usar em uma casa com sala planejada grande, por exemplo.

Os painéis ou placas solares são responsáveis diretos por pegar a energia solar e transformá-la em eletricidade.

2. Inversor solar

O inversor solar é como o cérebro desse sistema, ou seja, ele é responsável por fazer a transformação da corrente contínua dos painéis ou das baterias.

Em sistemas conectados (on grid), ele também se torna responsável por fazer uma sincronização com a rede elétrica que pode ser usada em vários tipos.

Além disso, um inversor tem a capacidade de contar com um sistema de monitoramento remoto, e em alguns deles pode até cumprir funções de outros itens do kit de energia solar.

Um bom exemplo é o caso do inversor híbrido com o controlador de carga, que pode acabar fazendo o papel dos dois equipamentos.

3. Banco de baterias

Os bancos de baterias ajudam os sistemas fotovoltaicos, tanto os híbridos quanto os off grid. Eles armazenam a energia elétrica para que ela seja usada quando falta luz ou sol.

Eles ajudam a garantir que o abastecimento seja feito sempre, mas mesmo assim não são instalados em um sistema on grid, por exemplo.

kit de energia solar

Isso porque nesses casos o usuário pode contar com a ajuda da energia elétrica durante a noite ou em demais situações extraordinárias em uma creche período integral, por exemplo.

4. Controlador de carga

O controlador de carga ajuda tanto os sistemas off grid quanto os híbridos. Ele serve para ajudar a evitar que o sistema sofra sobrecarga.

Ou até mesmo descargas muito fortes na bateria, o que garante uma maior preservação do seu desempenho também da sua vida útil.

5. Estrutura de fixação

A estrutura de fixação é a base do sistema, e ela serve para fixar as placas nos locais decididos de instalação, podendo ser nos telhados ou até mesmo em um solo.

Essa estrutura de suporte para os painéis são feitas, na maioria das vezes, de aço inoxidável ou até mesmo de alumínio, isso para não se decomporem com a exposição do tempo.

Por isso, é possível gerar carnê de pagamento ou pagar à vista por materiais resistentes para montar a própria, ou comprá-las prontas se preferir.

6. Cabeamento

O cabeamento, ou seja, os cabos levam a corrente elétrica até os confiantes necessários, ajudando assim a energia propiciada a flúor entre eles e os equipamentos que absorverão a energia.

É essencial escolher muito bem os cabos que serão usados para garantir que acidentes não ocorram e que o melhor rendimento seja aproveitado.

Para tanto, deve-se levar em conta alguns detalhes como a proteção, a capacidade e a isolação das correntes elétricas.

7. Proteções

Qualquer sistema, seja o de uma máquina que faz serviço de limpeza geral ou de energia solar fotovoltaica, deve contar com proteções.

Essa proteção ajuda a evitar problemas como os de curto-circuito, de descargas atmosféricas e muitos outros que podem causar problemas ao equipamento ou até mesmo machucar as pessoas.

A caixa instalada na saída das placas solares serve para proteger os equipamentos contra esses problemas que podem surgir.

kit de energia solar - sistema fotovoltaico

Isso pode ser mais comum do que se imagina, ainda mais se levar em conta que essas placas ficam expostas ao tempo e podem ter problemas a qualquer momento por isso.

8. Conector MC4

Por último, o conector MC4 foi criado por uma empresa alemã que visava utilizá-lo exatamente em sistemas fotovoltaicos.

Mesmo que tenham existido gerações antes dele, o MC4 com o passar do tempo se consolidou como um padrão em conector para painéis solares de energia fotovoltaica.

Esse conector pode levar uma série de vantagens para quem o utiliza, incluindo o fato de facilitar a conexão entre as placas e entre os inversores utilizados.

Quais os tipos de kits de energia solar?

Existem vários tipos de kits de energia solar, e cada um tem alguma funcionalidade diferente ou conta com tipos e quantidades de dispositivos distintos, conheça os principais a seguir:

Kit 1: energia solar fotovoltaica on grid

O primeiro kit apresentado pode transformar a energia que o sistema capta da luz que vem do sol em um tipo de energia elétrica.

Esse kit é composto por placas solares, painel e inversor solar, cabos e principalmente o controlador de carga.

Um kit de energia on grid gera energia durante o dia e em outros períodos recebe a energia elétrica, isso porque não conta com um sistema de armazenamento de energia.

Nele, a peça-chave para o sistema é o inversor solar, já que ele recebe a energia gerada em uma corrente contínua e faz a conversão para a corrente alternada se manter pronta para ser usada.

Kit 2: energia solar fotovoltaica off grid

O segundo kit de energia solar fotovoltaica é capaz de gerar energia sem precisar que o sistema se conecte a uma rede elétrica como uma chopeira residencial elétrica precisa.

Isso permite que ele armazene a energia solar com a ajuda de baterias solares para garantir que a energia seja usada mesmo quando não estiver em produção.

O sistema off grid é muito usado para entregar eletricidade em locais onde não existe uma rede elétrica ou para que um equipamento seja mantido fora da rede.

Esse kit conta com equipamentos como, painéis solares, banco de baterias de armazenamento, inversor solar e controlador de carga.

Por ser um investidor financeiro muito alto, esse tipo de gerador de energia é usado somente em projetos pequenos que ajudam na iluminação, na telecomunicação e no uso de equipamentos eletrodomésticos.

Kit 3: energia solar residencial on grid

Por último, o kit de energia solar residencial conta com equipamentos que ajudam na montagem de um sistema gerador de energia que se conecta à rede elétrica.

energia solar residencial on grid

Esse kit conta com uma estrutura de fixação para conectar os painéis ou placas solares a telhados principalmente, mas também a solos.

Ele é composto por componentes como painéis solares, inversor solar, estrutura de fixação, como dito anteriormente, cabos para passar correntes de energia e conectores específicos.

Considerações finais

Os kits de energia solar fotovoltaica podem ser a melhor solução para pessoas que desejam pagar mais barato e contar com um sistema de energia menos prejudicial ao mundo.

Como visto ao longo deste artigo, podem existir vários tipos de kit fotovoltaico, e eles sempre vão variar de acordo com a quantidade e o tipo de energia que a pessoa precisar.

Para montar o melhor kit, essa pessoa deve conhecer tudo o que é necessário para realizar a tarefa corretamente e de maneira segura, como se os equipamentos fossem uma capa térmica sob medida que devem ser usados por segurança.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.