Marketing de Conteúdo
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Marketing de Conteúdo e UX Design

O Marketing de Conteúdo e a a experiência do usuário (UX Design) estão diretamente interligados e para obter sucesso nos resultados finais é preciso desenvolver e aplicar essas técnicas.


Vivemos em plena era digital, a terceira fase da revolução industrial, que alterou decisivamente a forma como vivemos, como comunicamos, como trabalhamos e até como consumimos.

Além disso, consumimos cada vez mais conteúdo de formas diversas, o que tem levado o mercado a adaptar-se.

Atualmente, as marcas e os serviços promovem o mesmo produto de mil e uma maneiras distintas, de forma a captar a atenção do consumidor.

Tudo isso levou com que o marketing digital desenvolvesse mais uma ferramenta que se tornou fundamental para o sucesso comercial das empresas: é o marketing de conteúdo – ou, no inglês original, content marketing -.

Este refere-se à forma como as marcas desenvolvem o seu próprio conteúdo para o seu público-alvo, de forma personalizada, relevante e direta.

Os objetivos do marketing de conteúdo não é necessariamente vender o produto. Quer dizer, em último caso será criar uma ação de compra, mas não é o objetivo imediato.

Marketing de Conteúdo

A missão do marketing de conteúdo é antes de tudo, criar e desenvolver uma comunidade ao redor do produto ou da marca, captando novos seguidores e fidelizando os antigos clientes.

Atualmente, os internautas dão grande importância à interação pessoal com as marcas e essas ações personalizadas criam uma comunicação e um engajamento bastante forte para os produtos.

Assim, o marketing de conteúdo é, acima de tudo, original e dinâmico, que procura envolver o consumidor numa experiência imersiva e integrada. É uma nova forma de relacionar o consumidor com os produtos e os serviços.

E só num segundo passo é que o marketing de conteúdo cria a tal ação de compra, levando esses novos seguidores a converter o seu interesse de forma efetiva.

É aqui que entra em cena o UX Design, ou seja, a experiência do usuário – que vem do inglês User Experience Design -.

Esta diz respeito ao sentimento que o consumidor desenvolve pelo produto em causa, desencadeado na maior parte das vezes pelo marketing de conteúdo.

É uma ferramenta cada vez mais onipresente no marketing digital, principalmente no comércio online e a todos os agentes que se movem na world wide web.

Além disso, o UX Design estuda todas as fases do comportamento do cliente, influenciando decisivamente a embalagem, o design, o atendimento e até o tempo de entrega do produto.

No fundo, a relação entre consumidor e produto já não se esgota na ação da compra. Agora, esta estende-se até a casa com à interação entre ambos, uma vez que é isso que irá fidelizar o cliente e fazer com que ele volte a adquirir o serviço ou o produto.

UX Design

Assim, o UX Design tem sido usado pelo marketing digital para o sucesso comercial dos produtos e serviços.

Uma das principais estratégias é pensar na forma como levar o possível consumidor ao produto, disponibilizando todos os recursos necessários à compra, otimizando todo o processo para ser o mais fácil possível.

Assim, os sites devem ser otimizados pela ótica do usuário, rápido e com versão mobile, até porque os estudos mostram que a maioria das compras online é feita em dispositivos móveis.

Além disso, os sites e as páginas web devem ser leves e racionalizadas, melhorando a experiência online do usuário.

Devemos ter em mente que o utilizador é sempre a peça mais importante desse processo, e que toda a informação deve estar fácil e acessível.

O site deve ser assim o mais apelativo possível, incluindo uma imagem visualmente atrativa, e que cumpra os requisitos mais básicos do design gráfico.

A imagem usada para ilustrar um produto é muito importante e não deve ser deixada em segundo plano.

Não devemos dispensar ajuda especializada. Por exemplo, o logo deve ser sempre desenhado por um designer profissional.

É certo que isso exige algum investimento e nem todas as empresas têm essa possibilidade, especialmente aquelas que estão se lançando no mercado agora.

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