Comprar um celular chinês
Dicas Smartphones

Vale a pena comprar um celular chinês? Quais as melhores marcas?

Antes de comprar um novo Smartphone você já fez as seguintes perguntas: Vale a pena comprar um celular chinês? Celular de marcas chinesas são bons? – Se você já se perguntou isso, você não está sozinho. Veja os prós e contras dos celulares de Marcas da China.


Alguns dos Smartphones mais atraentes do planeta são feitos por marcas chinesas: OnePlus, TCL, Oppo, Xiaomi, ZTE e Huawei. Muitos desses dispositivos trazem recursos high-end a preços muito abaixo de outros fabricantes já consagrados no mercado brasileiro.

Além disso, os “celulares chineses” são pioneiros em muitas inovações e sempre trazem novas tecnologias para o mercado, como a câmera de selfie pop-up, novas ferramentas de fotografia e outros designs deslumbrantes.

A China está liderando a corrida em áreas importantes da Tecnologia, como a conexão 5G e inteligência artificial, e a qualidade dos celulares que são fabricados por empresas chinesas corresponde ou muitas vezes até supera a de dispositivos rivais da Samsung, Apple e Motorola.

A Powerhouse Huawei até venceu a Apple como a segunda maior fabricante de Smartphones do mundo, em 2019, e têm projetos ambiciosos para roubar a liderança da Samsung nesse mercado.

Em janeiro de 2020, a Huawei conquistou o título de maior fornecedora de celulares 5G do mundo. Enquanto isso, a OnePlus agora vende diretamente através de três operadoras dos EUA e está expandido suas vendas para outros países – incluindo o Brasil, uma enorme vitória para uma startup de smartphones.

O preço mais acessível e as especificações técnicas robustas – dignas de Smartphones top de linha são ótimos motivos para comprar um desses aparelhos, mas como nada é perfeito, existe o outro lado mais nebuloso dessa história que deve ser levado em conta antes de decidir pela compra.

A Huawei, e em menor grau, a ZTE, são empresas que estão em uma guerra comercial global sobre equipamentos de rede 5G – não necessariamente Smartphone. E se o celular que você comprar não for compatível com a sua operadora, você pode perder alguns recursos importantes do aparelho.

Você não deve descartar a compra de um celular de marcas chinesas, mas há vários fatores importantes para ter em mente antes de tomar a decisão de compra. Questões como recursos e funções disponíveis no aparelho, segurança, cabos, adaptadores, compatibilidade de conexão e frequência de operação devem fazer parte do seu checkist.

Marcas de celulares da China

Comprar um celular chinês é seguro?


POR QUE COMPRAR UM CELULAR DE UMA EMPRESA CHINESA?

Você não precisa se contentar apenas com o celular que é vendido pela sua operadora de telefonia. Muitas marcas chinesas vendem através de varejistas como Amazon, AliExpress, Best Buy, e suas próprias lojas online, o que aumenta a diversidade de aparelhos que você pode escolher.

Em muitos países, assim como no Brasil a norma é comprar um celular desbloqueado primeiro e, em seguida, adicionar os serviços da operadora. Muitos Smartphones de marcas que você não vê todos os dias também podem oferecer recursos que ainda não estão disponíveis em outros dispositivos mais conhecidos.

Na verdade, a primeira câmera do smartphone que usei que tinha um modo noturno dedicado estava em um celular da Huawei, muito antes de usar um recurso de câmera semelhante em um dispositivo Motorola, Samsung ou Apple.

Em muitos testes realizados por empresas especializadas mostram que o Smartphone chinês Huawei P30 Pro tem a “melhor câmera fotográfica em comparação com todos os celulares testados”. Na hora de comprar, isso deve mexer com o imaginário dos amantes de fotografias.

IMPORTANTE: Para baratear os custos de fabricação dos aparelhos, muitos celulares chineses não vêm acompanhados de fones de ouvido e outros nem oferecem a entrada para fone, algo que já ocorre com o iPhone da Apple.


QUAL A MELHOR FORMA DE COMPRAR UM CELULAR CHINÊS?

Depende da marca. A OnePlus, Xiaomi, Huawei e TCL vende através de diversas lojas online no Brasil. Mas como a maioria das marcas da China não tem relações com operadoras no Brasil – a aquisição desses aparelhos fica mais fácil através de sites pela internet. Você também pode verificar com a sua operadora de telefonia a disponibilidade para compra desses celulares.

A Amazon é, naturalmente, uma opção, mas sites como Mercado Livre, AliExpress e eBay também valem a pena conferir. Acessar diretamente o site da empresa fabricante também é uma boa ideia. Algumas marcas de celulares da China já tem um site especifico para o público brasileiro.


UM CELULAR DA CHINA VAI FUNCIONAR NA MINHA OPERADORA?

Em regra, a maioria dos celulares chineses vendidos no Brasil são homologados pela Anatel e funcionam perfeitamente com as operadoras de telefonia local. Se você for comprar um aparelho em um site do exterior é preciso tomar alguns cuidados e checar as especificações técnicas sobre as conexões de rede móvel e a compatibilidade de frequência com as operadoras de telefonia do país.

Como não existe um padrão mundial para o 4G LTE, as bandas de operação podem variar de acordo com o país, já que algumas empresas optam por fabricar produtos que funcionam apenas com determinadas redes.

O Brasil usa tradicionalmente a banda 7, que refere-se à frequência de 2.600 MHz, e algumas operadoras também utilizam a banda 3 (frequência de 1.800 MHz) para oferecer a conexão.

Recentemente, foi liberada a banda 28 (frequência de 700 MHz) – antes era utilizada pelo sinal de TV analógico, mas que agora está disponível em todo o país.

Portanto, antes de comprar um celular chinês ou importado de outras marcas, é importante certificar-se de que ele opera nessas frequências. Caso contrário, seu uso será parcialmente impossibilitado.

Comprar um celular chinês no Brasil

Comprar um celular chinês – Conexões de rede.


POSSO BAIXAR QUALQUER APLICATIVO EM UM CELULAR CHINÊS?

Isso vai depender do celular que você comprar. As buscas e serviços do Google estão bloqueados na China, então, a menos que um fabricante chinês construa duas versões de um Smatphone – uma para dentro da China, e outra que integra o Google para o resto do mundo – você pode ter que aprender a viver sem os serviços do Google em seu telefone Android.

Isso significa que o seu aparelho não será capaz de instalar aplicativos e serviços como Gmail ou YouTube, muito menos executá-los. Também não terá acesso à Google Play Store, onde normalmente são baixados todos os aplicativos do sistema android.

Os fabricantes de celulares geralmente têm sua própria loja de aplicativos para Android. Mas mesmo assim, pode ser difícil encontrar aplicativos que funcionem corretamente.

IMPORTANTE: Se você decidir comprar um celular chinês, escolha a versão global do aparelho. Isso quer dizer que o dispositivo foi fabricado sem aquelas restrições que a china costuma impor em alguns serviços de internet para uso dentro do país e além disso na versão global o celular vem habilitado para outros idiomas.

Se você é experiente em tecnologia o suficiente, existem guias e tutoriais disponíveis para a maioria dos aparelhos que o orientam através da instalação do Google Play Services.

Caso contrário, você precisará confiar na própria loja de aplicativos de cada fabricante de celular. No início deste ano, sugiram notícias que davam conta que a Huawei, Xiaomi, Vivo e Oppo estão trabalhando em uma forma de desenvolvedores de aplicativos carregarem seus apps para todas as quatro lojas de aplicativos ao mesmo tempo.

Ao comprar um novo celular, preste atenção na listagem do dispositivo e veja se informa se o aparelho vem ou não com suporte para os serviços do Google Play Store ou Google.


OS CELULARES DE MARCAS CHINESAS SÃO SEGUROS?

Via de regra, qualquer aparelho celular que você comprar diretamente através de uma operadora ou por lojas conceituadas passou por certificação de acordo com rigorosos regulamentos da Anatel. Então podemos dizer que esses aparelhos são homologados e por isso são seguros.

As principais marcas de Smartphone também vendem os dispositivos direto ao consumidor – geralmente por meios das suas lojas virtuais – por isso sempre fique de olho nas informações de garantia e no selo de homologação da Anatel.

Mas qualquer dispositivo que você comprar de segunda mão ou através de um mercado paralelo de terceiros, você assume um risco maior porque o fabricante não está garantindo sua compra e você não consegue saber a procedência do aparelho.

Por exemplo, se um terceiro instalou aplicativos de solução ou modificação em um celular usado que você comprou, é um risco para a sua segurança. Não há como saber exatamente o que foi instalado no dispositivo antes de recebe-lo.

Baixar aplicativos em lojas de apps não oficiais ou usar arquivos modificados podem tornar seu celular e as informações guardadas nele mais suscetíveis a malware e roubo de dados.

Quando a Huawei lançou a linha P40, o Google alertou os usuários para não tentarem carregar ou instalar aplicativos ou serviços do Google nesses aparelhos da Huawei.

Muitos usuários encararam esse aviso do Google como de aspecto político: o Google poderia estar levando em conta as sanções dos EUA contra a empresa chinesa Huawei. Outros entenderam que o Google estava preocupado com a segurança dos usuários e com eventuais processos judiciais devido a problemas com os seus serviços.


QUAL A GARANTIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA CELULARES DA CHINA?

Depende do fabricante do aparelho e de onde você comprar o celular. As informações de venda devem dizer se há ou não algum tipo de garantia e assistência técnica para aquela marca no Brasil.

Geralmente quando o consumidor compra um celular de empresas chinesas em lojas dentro do Brasil, o cliente terá pelo menos 3 meses de garantia que são oferecidos pelas próprias lojas.

Agora se você comprou ou pretende comprar celulares da china em sites internacionais é preciso ler e entender bem como vai funcionar a questão da garantia e da assistência técnica em casos de problemas.

Algumas marcas da China já oferecem garantia de 1 ano para celulares chineses comprados em sites e lojas dentro do Brasil. É preciso pesquisar bem para não ficar na mão se o seu aparelho precisar de um reparo, pois as empresas seguem politicas diferentes.

Smartphones não são a única coisa que vale a pena prestar atenção quando se trata da China. O país tem grandes ideias para a internet, inclusive liderando muitas transformações no mercado tecnológico.

Comprar um celular chinês

Assistência Técnica para celulares da China


CONCLUSÃO

Eu já testei e usei grande parte dos celulares chineses mais conhecidos da atualidade – e gostei. Conheço parentes e colegas de trabalho que usam esses aparelhos e não trocam por nada.

Acredito que muitas pessoas ainda têm aquela falsa impressão, de que tudo que é fabricado na China é de baixa qualidade, é pirata ou mesmo Xing-ling – termo usado por muitos para descrever um produto falso.

É verdade que, nem todos os celulares chineses são de boa qualidade, mas isso ocorre em qualquer país. Existem as marcas famosas e conhecidas pela excelência dos seus produtos e as marcas que deixam a desejar.

É preciso entender que a marca não se torna ruim ou de baixa qualidade apenas pelo fato de você não conhece-la. As vezes uma determinada empresa oferece produtos de alta qualidade, mas é pouco conhecida devido a diversos fatores.

A marca chinesa Xiaomi por exemplo, até pouco tempo era uma completa desconhecida do público brasileiro, mas hoje, já disputa o mercado interno de Smartphones com grandes fabricantes como Samsung, Motorola e Apple, e é uma das marcas de celulares que mais cresce no Brasil em número de vendas.

Sobre comprar ou não um celular chinês, eu tenho a seguinte opinião: Se você tiver dinheiro o suficiente para comprar um Smartphone top de linha de marcas mais conhecidas e consagradas no mercado nacional – Samsung, Apple, Motorola, Asus, LG – essa deve ser a melhor escolha.

Mas, se o seu orçamento está apertado e mesmo assim você quer ou precisa comprar um celular com ótimo desempenho, grande capacidade de armazenamento, boa qualidade de fotos a um preço menor, os celulares chineses são uma ótima opção – levando em conta todos os prós e contras já citados neste texto – mas sem abrir mão da qualidade do produto.


One thought on “Vale a pena comprar um celular chinês? Quais as melhores marcas?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.