Comprar fonte do Notebook
Eletrônicos Hardware

Como comprar a fonte correta para o seu notebook?

Para analisar qual fonte comprar para o seu notebook, é necessário considerar algumas informações para validar corretamente a compatibilidade. Por isso, neste texto iremos te ajudar a tomar essa decisão e ter a melhor experiência de compra.


O que são fontes de notebook?

Antes de falarmos em como comprar uma fonte para o seu notebook, explicaremos o que é esse produto. As fontes de notebook são tecnicamente conhecidas como carregador do notebook, porém podem ser encontradas também como adaptador de energia, adaptador AC, AC Adapter, entre outros.

A principal função das fontes em aparelhos eletrônicos é de fornecer energia, transformando a corrente elétrica alternada (AC) em corrente contínua. Para que o funcionamento seja correto, cada modelo possui uma quantidade específica de energia.

Comprar fonte do Notebook barata

Como escolher a fonte correta para o meu notebook?

Para realizar a compra de uma fonte para o seu notebook, é necessário verificar algumas informações, como: Marca e modelo do notebook, Partnumber, Tensão (Voltagem), Corrente (Amperagem) e encaixe do plug. Logo em seguida falaremos com mais detalhes para te ajudar neste processo.


Verifique informações na fonte

Todas as informações que você precisará identificar para a compra correta da sua fonte está exatamente na etiqueta dela. Procure pela palavra OUTPUT, nela vão constar a maioria dos dados que você precisa, como Voltagem (V), amperagem (A) e o símbolo do plug, que indica a polaridade.

Caso você não tenha a sua fonte original, poderá verificar essas informações na etiqueta do seu notebook onde estiver escrito INPUT.


Encontre o Partnumber

Sabe aquele código com números e letras que cada modelo de notebook tem para identificar a sua peça? Então, nesta etiqueta o Partnumber também vai estar sinalizado.


Verifique Tensão e Corrente – conhecidos também como Voltagem e Amperagem

Essas são informações extremamente importantes para você se atentar. A corrente (A) deve ser igual ou maior do que a sua fonte original.

Caso você opte por uma fonte com a corrente maior, não tem problema nenhum, pois ela será compatível e não estará sobrecarregando componentes internos. Pelo mesmo motivo de cuidado com as peças e até mesmo com o seu notebook, a tensão (V) deve ser exatamente igual.

Uma curiosidade que gostaríamos de acrescentar é que em alguns lugares a corrente pode estar representada pelas letras mA (mili amperes), essa informação nada mais é de que esta unidade foi dividida por mil, ou seja, 500mA é a mesma informação que 0,5A.

Comprar fonte do Notebook original

Encaixe do plug

Para você ter certeza quais são as medidas exatas do plug da sua fonte, o indicado é utilizar um paquímetro ou uma régua comum para que seja verificado o diâmetro das dimensões externas e internas do conector.

Também verifique se tem uma espécie de agulha no centro do diâmetro interno, esse também é um detalhe importante na hora da compra. E lembre-se, se o padrão não for idêntico à sua fonte original, você não conseguirá conectar ao seu notebook.


Polaridade

Para identificar qual é a polaridade da sua fonte, busque próximo à informação de tensão o final com o + ou -. Normalmente ele é representado por um desenho com um C no meio e os sinais de + e – nos lados. Se o sinal + estiver do lado direito a polaridade desta fonte é positiva, já estiver com – será negativa.


4 Problemas comuns que causam aquecimento do carregador de notebook

Você já deve ter tido alguma experiência com a fonte do seu notebook estar aquecendo demais ou até mesmo não ter o conhecimento para identificar se ela queimou ou não.

Abaixo listamos alguns problemas comuns que causam aquecimento e que poderão te ajudar a identificar a causa do problema.

Comprar fonte do Notebook

1. Fonte com potência errada

Conforme mencionamos no tópico sobre Tensão e Corrente, a corrente deve sempre ser igual ou superior à fonte original, caso contrário ela pode estar sobrecarregada, causando superaquecendo e até mesmo queimar.

Também vale frisar que não tem problema comprar uma fonte paralela, desde que você verifique todas as informações para que ela seja compatível com a sua original, e que o local de compra seja de procedência.


2. Processador sobrecarregado

Se você utiliza programas e jogos muito pesados, eles automaticamente irão demandar ainda mais do processador, o que pode ocasionar o aquecimento do seu notebook ou até mesmo da fonte.

Aqui vale uma atenção caso o aparelho esteja esquentando muito, pois pode ser por vários motivos, mas também pode ser somente a falta da manutenção do cooler, a limpeza e troca da pasta térmica do processador. Caso ainda continue esquentando, o ideal é realizar a substituição da fonte do seu notebook.


3. Uso da fonte de maneira inadequada

Muitos já sabem que não deve ser utilizado o notebook em cima da cama, sofás, almofadas, cobertores, tudo que aqueça e obstrua o ar do aparelho. Para a fonte também é necessário esta regra, pois ela também precisa dissipar calor. Portanto, utilize ela no chão ou em uma superfície dura.


4. Bateria com defeito

Pode acontecer de pensarmos que o problema está na fonte do notebook, porém, pode ser que o defeito seja na bateria. Por isso, deve seja verificado se não há necessidade de troca, em média a vida útil de uma bateria é por volta de dois anos de uso constante.

Então, gostou das dicas de como comprar uma fonte para o seu notebook?


Autora: Karoline Teotonio


One thought on “Como comprar a fonte correta para o seu notebook?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.