Conheça as redes sociais mais populares de 2022 e saiba porque essas plataformas têm conquistado a preferencia dos usuários, consumidores e empresas.
A internet veio provocar uma autêntica revolução silenciosa nas nossas vidas, alterando significativamente a forma como vivemos, trabalhamos e comunicamos, mas têm sido as redes sociais o principal motor dessa alteração.
Afinal de contas, estas ferramentas digitais tornaram-se omnipresentes no nosso dia a dia e são, atualmente, o mais popular serviço disponível na internet.
As potencialidades das redes sociais são imensas. Permitem a busca de notícias, compartilhamento de informações, além de sensibilizar e consciencializar, comunicar e, claro, são aliadas fundamentais no sucesso comercial das empresas e das marcas.
Por isso, estas encontraram um equilíbrio perfeito em conciliar entretenimento e lazer, com marketing digital, promoção e vendas.
Hoje em dia, todas as marcas e empresas estão presentes nas redes sociais e procuram implementar estratégias originais, que vão de encontro às motivações dos utilizadores.
Todos os anos surgem redes sociais novas, mas a maioria não sobrevive à espuma da rebentação. Neste ano de 2022, o Facebook e o Youtube continuam a liderar as preferências dos utilizadores em todo o mundo.
Aliás, a empresa de Mark Zuckerberg está mesmo prestes a ultrapassar a barreira dos 3 mil milhões de utilizadores.
Logo a seguir vem o Instagram, que se mantém muito popular junto do público mais jovem e, na quarta posição, destaque para o TikTok e para o seu crescimento brutal num curto período de tempo.
O vídeo como suporte preferencial
As redes sociais podem ser muito diferentes entre si, mas se há algo que as une é a predominância do vídeo enquanto suporte presencial para partilhar conteúdo.
Até mesmo o Instagram, que era é, na sua origem, uma plataforma de partilha de fotos, aderiu a esta tendência e criou os reels, para vídeos de curta duração.
E, claro, para não falar do sucesso brutal do TikTok, uma rede social que se baseia apenas nesse conceito.
Mas, porque os vídeos são tão populares nas redes sociais atualmente? Na verdade, existe um conjunto de razões que ajudam a compreender esse fenômeno.
Primeiro, porque é um formato mais acessível a todos, que não exige o mesmo letramento que o conteúdo visual. Além disso, é um formato mais simples para processar e absorver a informação transmitida.
Estudos têm mostrado que o cérebro humano processa com mais facilidade vídeos do que imagens ou palavras.
E, finalmente, porque os utilizadores, quando assistem a vídeos, sentem que fazem parte da experiência, o que ajuda a criar uma conexão entre marcas e consumidores.
Vivemos rodeados de ecrãs e, com o avançar da tecnologia, o vídeo tornou-se omnipresente nas nossas vidas.
Não admira, portanto, que várias ferramentas digitais complementares tenham surgido para ajudar a optimizar e experiência dos utilizadores.
Uma das mais populares é a que permite baixar video do instagram, uma funcionalidade que a própria plataforma não permite. Isso é o mercado a funcionar e a adaptar-se às necessidades reais dos internautas.
Como será o futuro das redes sociais mais populares
Muitas pessoas se questionam de qual vai ser o futuro online. Na verdade, esta é a pergunta de um milhão de dólares, que as empresas e as marcas procuram antecipar.
O que é certo é que é impossível de saber com exatidão. Resta-nos especular. As probabilidades mostram que o vídeo veio para ficar.
A tecnologia continua a evoluir nesse sentido e, com a internet das coisas, estes vão-se tornar cada vez mais optimizados e eficientes.
Mas não só. O marketing vídeo é cada vez mais eficaz e, por isso, é expectável que as marcas continuem a apostar neste formato para comunicarem com os seus seguidores e possíveis clientes.
E as redes sociais, que já se estabeleceram como parte integrante do nosso dia-a-dia, irão manter certamente o seu papel de criadoras de tendências, influenciando a decisão dos utilizadores de forma decisiva.
Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/