Aplicativos Utilitários

Minhateca volta a ser totalmente gratuito para armazenar arquivos

A Minhateca é um site de compartilhamento de arquivos que entrou no mercado brasileiro no início de 2014 com uma proposta única: oferecer armazenamento gratuito e ilimitado.

O site fez um enorme sucesso e conquistou milhões de usuários em apenas 1 ano de vida. Hoje, dia 4 de abril, o site passou a ser gratuito novamente. Entenda o porquê.

Como o site cresceu rapidamente, é de se esperar que o custo para sustentar o servidor também aumentou de forma significativa. Diante disso, eles tiveram que pensar em maneiras de cobrir seus custos, levando em consideração o objetivo de oferecer hospedagem completamente gratuita e ilimitada.

Eles perceberam, no entanto, que muitos usuários usavam o site somente para baixar arquivos e não carregar. Foi assim que surgiu a ideia de cobrarem desses usuários para que fosse possível continuar oferecendo o serviço. Foi assim, então, que introduziram os pagamentos.

A repercussão dessa decisão entre os usuários não foi nada boa. Houve muitas reclamações, críticas construtivas e também demonstração de carinho e lealdade à plataforma.

Foi com base nesses pedidos, então, que os criadores do Minhateca começaram a fazer testes e estudar formas de cobrir seus custos – testando anúncios, principalmente. Demorou um pouquinho, mas conseguiram encontrar um equilíbrio, cobrindo os custos dos servidores exclusivamente através de anúncios.

Minhateca


ATUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO EM JANEIRO DE 2019. **

Matéria publicado no G1 em 23/05/2018

“Site ‘Minhateca’ tem endereço congelado e fica inacessível após ação por pirataria”

O endereço web do site “Minhateca”, que oferecia serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos on-line, foi congelado por decisão da Justiça de São Paulo em uma ação movida pela Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), representante do mercado editorial no Brasil.

O Minhateca permitia que internautas enviassem conteúdo e depois compartilhassem arquivos por meio de links diretos ou pastas abertas on-line.

A decisão da juíza Adriana Cardoso dos Reis data do dia 12 de maio. Por causa do congelamento do endereço, o site está inacessível pelo seu endereço desde o dia 16 de maio. No despacho, que foi obtido por este blog, a juíza justificou a medida informando que a ré do processo, a “Safenames Brazil”, “sequer foi localizada”. A ação foi movida no final de 2016.

A Safenames é uma empresa especializada em registro de domínios e monitoramento de marcas na internet. Esse tipo de empresa costuma registrar vários sites para seus clientes, mas não é responsável pela operação das páginas.

A Justiça até o momento não conseguiu localizar a companhia para que ela informasse o verdadeiro dono do site Minhateca, que teria contratado a Safenames para efetuar o registro do endereço.

No Google Play, o aplicativo do Minhateca soma mais de 500 mil downloads. O responsável pelo app está identificado como “Abelhas.pt”, um site semelhante ao Minhateca voltado ao mercado português que já não existe mais, e traz um endereço físico do Chipre.

O site tem seu conteúdo hospedado na AbeloHost, uma empresa holandesa que oferece “privacidade total” e aceita pagamento com moedas virtuais. A pirataria não está entre os conteúdos proibidos pelos termos de uso da AbeloHost.

O blog não conseguiu entrar em contato com o Minhateca. O único endereço de e-mail fornecido é do próprio Minhateca e, como o endereço foi congelado, ele não funciona mais. O blog também procurou a Safenames e os endereços de e-mail registrados para a Safenames Brazil, mas o contato não foi retornado.

A empresa está registrada em nome de dois sócios e estaria sediada em Foz do Iguaçu (PR). Segundo Dalton Morato, advogado da ABDR, o oficial de Justiça que procurou o endereço encontrou uma residência habitada pela mesma família há 30 anos e não localizou a empresa. Também não foram encontradas contas bancárias em nome da companhia.

A Safenames é a detentora de quase 200 endereços na internet brasileira.


Milhares de links com conteúdo ilegal.

A ação da ABDR foi inicialmente movida com dois exemplos de violação de direitos de livros publicados ilegalmente no site Minhateca. A Justiça então solicitou mais exemplos de violações para dar seguimento à ação.

“Em um dia de pesquisa, encontramos 122 conteúdos integrais de livros em 3252 links, e fornecemos estes para a juíza clicar e conferir a violação”, explicou Dalton Morato, advogado da ABDR, ao blog.


24 thoughts on “Minhateca volta a ser totalmente gratuito para armazenar arquivos

  1. valeapena.today xtremepro disse:

    Nossa gostei muito, esse site aqui manda muito bem.
    a equipe esta de parabens, recomendo.
    vou compartilhar no facebook.

  2. Eu simplesmente amooo o MInhateca… a equipe fundadora está de parabéns!! Super recomendo

  3. MARIA DA CONCEIÇÃO SANTIAGO disse:

    Ola gostaria de sabe o motivo de ter retirado minhateca, era um site muito bom. Por favor me de uma luz para encontrar esse site novamente.

    1. FLORIVALDO ALVES PERAIRA disse:

      Olá minha amiga. Boa Tarde. O motivo foi que determinado elemento andou publicando na Minhateca arquivos de pornografia infantil ou seja pedofilia. Agora só Deus sabe quando a Minhateca volta a funcionar. Vamos continuar faznedo pressão ao Juiz que fez essa merda toda. Era só deletar o cara que fez isso e pronto. tava resolvido. Mas ele preferiu ferrar com todos que usavam a Minhateca para arquivar os seus arquivos, agora eu pegunto: o que vamos fazer com os nossos arquivos que estão armazenados na Minhateca? Cêsabe me responnder?

    2. Gostaria muito que esse site volta-se pois tenho todos meus arquivo nele, caso necessite fazer download que cobre uma quantia razoável por fazer. Quanto essa pessoa ridícula retire de uma vez, só prejudica pessoas de bens.

  4. Armando Pinto disse:

    Antes de tirarem do ar, eles tem que saber que temos nossa pastas virtuais com arquivos pessoais tambem, então de um prazo de pelo menos 2 dias para podermos salvar algo que precisamos e nao façam como o orkut que apagou tudo e muita gente perdeu fotos pessoais.

  5. Gostaria de saber quando voltara ao ar, pois esta fora do ar desde 16/05/2018, tenho muitos arquivos, desde videos ate documentos importantes de faculdade, estou muito preocupado com essa ausência.. por favor uma resposta…
    obrigado pela ateção

  6. O minhateca é o melhor armazenamento de nuvens que já conheci em 25 anos, nenhum armazenamento de nuvens tem a capacidade de armazenamento que o minhateca tem, sou um usuário constante não existe outro igual…..
    grato pela atenção

    1. Marvn deMarsal disse:

      VOCÊ JÁ PAGOU POR ALGUM DOWNLD?

  7. Olá Pessoal.
    Eu também fui pego de surpresa, e percebi que o site Minhateca está fora do ar desde ontem. Acredito que o problema deva ser alguma instabilidade nos servidores de armazenamento do site.

    Até agora não obtive nenhuma informação sobre uma possível desativação do serviço. Então vamos aguardar mais um pouco e torcer para que o site se restabeleça o quanto antes.

    Obrigado!

    1. Ele foi tirado do ar pela justiça. Uma autora nacional moveu um processo contra o site pois estavam distribuindo seus livros gratuitamente.

      1. O Juiz tem fazer é ir fazer seu trabalho ir atras desses intrujão não prejudicar pessoa que usa site para coisas boas. Quanto a pedófilo policia atras deles. O que termos fazer para ter nosso site de volta. De uma luz.

      2. O Juiz tem fazer é ir fazer seu trabalho ir atras desses intrujão não prejudicar pessoa que usa site para coisas boas. Quanto a pedófilo policia atras deles. O que termos fazer para ter nosso site de volta. De uma luz.Se essa Autora queria cobrar por seus livros entrasse na amazona que é um site que cobrar por cada livro, seria bem mais fácil para ela, não prejudicar os outros.

  8. Com o minhateca fora do ar agora estou hospedando meus arquivos no site theanonfiles.com, uma pena o limite ser de 250MB apenas. Mas é bem rápido e mandando um email eles me ensinaram aumentar o limite de upload pra 500mb.

  9. boa tarde o minhateca era muito bom para quem o mandou acabar com isto devia ver as coisas que anda a fazer tambem que geralmente tambem é ilegal ao menos vejam primeiro a vossa vida normal de andarem a meter o pais pior do que isto querem acabar com isto mas nao conseguem que ha pessoas mais espertas do que vocesses nao tem categoria para terem a esperteza que algunes tem metam o minhateca a funcionar novemente peço que resolvam este problema urgente obrigado

      1. Andre de Oliveira disse:

        Achei o mesmo…hahahaha

  10. Minhateca fechou de vez sem sequer dar satisfação aos usuários.
    Conheço muita gente que fazia backup lá e perdeu tudo.

  11. Tenho trabalhos da faculdade lá guardados. Minhas monografias. Como faço para resgatar os mesmos? Dizia assim: “Minhateca é grátis sempre será!” Como ficamos?

  12. Balint Istvan Szabo é o nome do dono da minhateca. Ele poderia se pronunciar sobre o assunto.

  13. melhore site de armazenamento perdi varias vinhetas agora sei la quando volta se é que vai voltar algum dia

  14. gostaria de saber como entrar na nova minha teca para baixar filmes eu adorava esse saite e soube que voltou como faço para entrar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.