Antivírus Atualizado
Antivirus Segurança

4 Motivos para Manter o Antivírus do Computador Atualizado.

O Antivirus é um dos softwares mais importantes que o computador precisa ter instalado, pois protege o seu sistema de vírus e mantém o seu PC funcionando com segurança.

Nunca foi tão necessário ter um antivírus atualizado no computador como nos dias atuais. A conexão com a internet é uma benção e, ao mesmo tempo, uma maldição: ela é essencial para que possamos trabalhar, estudar e ter acesso a entretenimento, mas também é cercada de perigos que ameaçam nossa segurança e privacidade no mundo virtual.

Mesmo quem usa computadores que não estejam conectados à internet corre o risco de ter sua máquina invadida por vírus vindos de programas piratas e pen drives infectados.

Manter uma solução de antivírus atualizada e funcionando é um dos principais cuidados para conservar a segurança do seu dispositivo. Por isso, listamos 4 motivos para manter o antivírus do seu computador sempre em dia. Confira!


PROTEGER SEUS ARQUIVOS


O objetivo mais evidente de ter um antivírus é proteger sua máquina. Se você guarda dados sigilosos no computador como senhas bancárias, e-mails corporativos, documentos, fotos, áudios e não tem atualizado seu antivírus com frequência, então pode ser que você esteja correndo um grande risco.

Um software atualizado impede que vírus e ameaças invadam seu computador e tentem danificar, roubar ou, até mesmo, apagar suas informações.

Mulher usando notebook e tomando café

MELHORAR A EFICÁCIA DO SOFTWARE


Engana-se quem pensa que atualizar o antivírus deixa o computador mais lento. Ao contrário do que muitos pensam, as atualizações não servem para causar lentidão, mas sim para efetuar melhorias feitas pelos desenvolvedores.

Em softwares de proteção, a atualização traz soluções para problemas e serve para dar um upgrade na defesa contra novas ameaças encontradas diariamente.


EVITAR BRECHAS NA SEGURANÇA


Não atualizar o antivírus é abrir o computador para a ação de hackers, ransomwares e vários outros perigos on-line, pois um programa que não está atualizado não consegue funcionar corretamente. Dessa forma, as ameaças passam despercebidas e sua máquina fica vulnerável para a ação de hackers mal-intencionados.

Pessoa usando antivírus no computador

PROTEGER SUAS TRANSAÇÕES ONLINE


Transações bancárias e compras on-line são muito perigosas se você não possui um antivírus atualizado. Muitos usuários caem no golpe de phishing, onde cibercriminosos falsificam páginas e sites, fazendo cópias muito parecidas com as originais na intenção de enganar internautas inexperientes.

Quando o software está atualizado ele emite um aviso sobre as páginas falsas no momento em que elas são abertas, evitando que os usuários sejam vítimas desses golpes.

Além de manter seu antivírus atualizado você também pode proteger seu computador tomando algumas medidas como não clicar em links e sites suspeitos, atualizar outros programas e fazer downloads somente de sites e arquivos confiáveis.

E você, conhece mais maneiras de proteger sua máquina? Compartilhe com a gente nos comentários!


Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Infotec Blog.

Imagens: Pexels (Burst) | Smartmockups

One thought on “4 Motivos para Manter o Antivírus do Computador Atualizado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.