O XaaS é um modelo baseado em nuvem que permite que as empresas consumam uma variedade de serviços de TI com base no pagamento conforme o uso.
Ao utilizar a escala e a eficiência da nuvem, os provedores de XaaS podem oferecer seus serviços a um custo significativamente menor do que os provedores de TI locais tradicionais.
A natureza de pagamento conforme o uso do XaaS também corresponde bem à forma como muitas empresas consomem tecnologia hoje, uma crescente dependência de serviços baseados em nuvem e um afastamento dos modelos tradicionais de gastos de capital.
Hoje, existem várias soluções XaaS disponíveis que podem ajudar diversas empresas a aumentar a performance de suas operações, incluindo infraestrutura como:
- Serviço (IaaS);
- Plataforma como Serviço (PaaS);
- Software como Serviço (SaaS);
- Desktop como Serviço (DaaS).
Com isso, uma empresa de climatização e refrigeração pode conseguir muito mais produtividade nas operações que envolvem a área de TI.
Esse conceito tem afetado diretamente as corporações, dando oportunidade de rodar praticamente qualquer programa ou arquivo diretamente na nuvem, trazendo benefícios e resolvendo problemas antigos no setor de TI.

Dessa forma, as empresas adquiriram meios para maximizar suas operações de TI de forma a aumentar a produtividade e consequentemente escalar resultados de forma mais consistente.
Empresas para sipat ou qualquer outro segmento podem se beneficiar muito ao estabelecer esse tipo de modelo de TI, pois conseguem fazer com que os profissionais se sobressaiam em suas tarefas ao utilizar as tecnologias a favor do negócio.
Mas para isso é preciso que as empresas entendam qual a definição do XaaS e os modelos subsequentes para garantir que a implementação seja efetiva.
O que é o conceito de XaaS?
O início da revolução digital nunca foi tão prevalente e nunca antes a internet ofereceu tantas ferramentas potenciais para a revitalização de negócios em todo o mundo.
Hoje, os dados são armazenados, os sistemas são executados, os aplicativos são criados e qualquer tipo de serviço prestado pela TI já pode ser feito pela internet. Se concretizando em uma nova realidade digital.
Esse cenário levou à criação de um conceito totalmente novo, XaaS, Everything as a Service, ou seja, qualquer coisa como serviço. Já existiam exemplos de PaaS e SaaS, porém, com o avanço da tecnologia, quase tudo pode ser oferecido neste modelo.
O “X” da sigla ocupa todo o espaço, pois é comumente empregado, principalmente na linguagem matemática como um curinga, isso indica um valor oculto, ou que pode ser preenchido com qualquer opção.
O termo XaaS deriva diretamente disso, o potencial de qualquer tipo de atividade de TI ser explorada e oferecida como serviço. Assim, uma empresa de sinalização de rodovias pode ter maior controle dos processos de TI.

XaaS é um modelo de negócio que possui um amplo leque de possibilidades, trata-se de uma evolução do mais conhecido termo SaaS, que já foi mencionado.
A diferença é que o XaaS não se limita a apenas um serviço, mas pode abranger diversas possibilidades, ocorrendo na nuvem o que antes era realizado de forma física dentro do ambiente de negócios.
Esses serviços incluem comunicação, monitoramento, plataforma, infraestrutura e tudo mais que pode ser virtualizado em uma empresa de pressurizador de água elétrico ou qualquer outro tipo de organização.
Como resultado, os CIOs estão adotando cada vez mais esse modelo baseado em serviço para consumo de XaaS em suas operações internas.
O XaaS não é apenas um meio de modernizar a TI dentro das corporações, mas um meio de realmente aprimorar os negócios digitais, criando novas oportunidades e possibilidades de ação.
Qual a definição de cada modelo de XaaS?
Conforme foi dito anteriormente, o “x” da sigla XaaS é empregado para significar algo como “qualquer coisa como serviço”, o “x” pode ser substituído de acordo com o serviço ou solução em nuvem oferecida pela empresa.
Muitas pessoas acreditam que o XaaS está associado apenas a software, porém, outros serviços como comunicação, infraestrutura e até networking também fazem parte desse modelo de negócio.
Abaixo, será possível compreender a definição de PaaS, SaaS, DaaS, IaaS e outros modelos “como serviço” e como eles funcionam.
PaaS (Plataforma como Serviço)
PaaS é um serviço projetado para atender às necessidades de empresas que desejam desenvolver projetos, testar software e outras tarefas de desenvolvimento de software.
O maior benefício é o menor custo e o fato de serem plataformas mais simples, com menor tempo de desenvolvimento e implementação.

Além disso, a segurança e praticidade do sistema são potencializadas por seus recursos completos, podendo o usuário gerenciar e instalar seus próprios aplicativos, sejam eles de sua própria criação ou de terceiros.
Com PaaS, ele pode utilizar suas ferramentas e bibliotecas fornecidas pelo próprio provedor do sistema para realizar uma análise setorial energia elétrica, por exemplo.
A PaaS elimina a necessidade de gerenciar recursos de hardware e software, em vez disso tudo é feito para as empresas. Não é preciso comprar ou configurar nada, basta usar o serviço.
SaaS (Software como Serviço)
SaaS é um modelo de distribuição de software que envolve a venda de software como serviço. Exemplos de programas que são SaaS já estão presentes em nosso dia a dia.
Um exemplo é o Google Docs, um aplicativo baseado na web que faz parte de uma coleção maior de aplicativos disponíveis no Google Drive.

Nesse caso, o diferencial do Google Docs de outros programas semelhantes, como o Word, por exemplo, é que ele não requer instalação.
Por ser um SaaS, o software fica localizado em um servidor remoto, o que resulta em diversos benefícios que podem ser aproveitados na hora de escrever textos.
Mas existem tipos de softwares mais complexos, como os sistemas usados para configurar e operar um braço robótico industrial, por exemplo.
DaaS (Desktop como Serviço)
Desktop como serviço é uma solução de computação em nuvem que envolve o provedor de serviços que fornece desktops virtuais aos usuários.
Pode aceder ao serviço a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, e pode subscrever o serviço por um utilizador.

Neste exemplo, considerando uma solução para empresas, o provedor cuida dos aspectos técnicos, incluindo manutenção, backup, armazenamento e atualizações necessárias.
Dessa forma, uma autoescola pode armazenar dados de pessoas interessadas em CNH B carro e direcionar campanhas de marketing, ofertas ou outros benefícios para converter o público em cliente.
IaaS (Infraestrutura como Serviço)
IaaS é o termo para Infraestrutura como Serviço, ou Infrastructure as a Service em sua forma original. É uma forma de reduzir custos e aumentar a eficácia da empresa como um todo.

Isso porque o IaaS é um data center que pode ser controlado remotamente e dispensa a compra de equipamentos dedicados à tecnologia de computação. Com isso, uma análise ergonômica do trabalho em escritório é feita de forma bem mais dinâmica.
Nesse tipo de XaaS é possível armazenar uma grande quantidade de dados na nuvem, além de contratar serviços para aumentar o armazenamento, o processamento e até a memória RAM.
Como funciona o modelo XaaS?
XaaS é uma forma de terceirização semelhante ao conceito de trabalho contratado. Em vez de investir na criação de software específico ou na compra de hardware, a empresa em questão contratará outra empresa que fornecerá a solução que ela precisa “as a service”.

Por exemplo, em vez de comprar terabytes de HDs ou SSDs físicos, a empresa pode contratar um serviço IaaS que permite armazenar todos os documentos importantes na nuvem, sem depender de hardware.
Outro exemplo é o gerenciamento de projetos. Em vez de criar um sistema internamente, a empresa contrata outra empresa que já possui um modelo pré-fabricado que normalmente inclui soluções que um sistema interno nunca consideraria implementar.
Quais os benefícios do XaaS?
O XaaS foi adotado por grandes organizações por um motivo: por meio dele, vários benefícios podem ser alcançados enquanto antigos problemas de TI são resolvidos. Essa tecnologia tem vários benefícios significativos.
Mais produtividade
Como o XaaS utiliza computação em nuvem, não ter que mexer com hardware ou instalação reduz a burocracia do processo, economizando o tempo da equipe que pode ser usado para outras atividades mais produtivas.

Além disso, como tudo acontece em um ambiente online, os profissionais da equipe podem acessar remotamente o sistema para solucionar rapidamente os problemas que surgirem.
Custos reduzidos
No modelo XaaS, não há necessidade de comprar licenças ou gastar com infraestrutura no local, o que pode ser caro e desburocratizar o processo.
A manutenção de um ambiente físico também requer um investimento significativo, o que o espaço em nuvem não exige.
Maior segurança
O XaaS lida com grandes quantidades de dados e, como resultado, as empresas podem ter dúvidas sobre a proteção de informações.
O que acontece é que os principais desenvolvedores usam as melhores práticas de criptografia e segurança de dados, evitando fraudes e vazamentos.
Considerações finais
XaaS era originalmente um termo abrangente que engloba todos os tipos de modelos de serviço em nuvem que as empresas podem usar para modernizar processos e reduzir custos operacionais.
Além da segurança de armazenar os dados na nuvem, o XaaS acabou sendo uma forma de facilitar o surgimento de novas empresas, incluindo modelos de trabalho 100% remotos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/