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A integração da tecnologia no setor financeiro

O setor financeiro tem sido muito impactado pela tecnologia e pela transformação digital, e isso fez com que as fintechs começassem a ganhar mais espaço no mercado, por conta de suas soluções inovadoras para os usuários.

Diante de toda essa inovação, até mesmo a gestão financeira está sofrendo impactos constantemente e as organizações precisam estar atentas a isso para que possam acompanhar as mudanças e se preparar para o que vem pela frente.

Os bancos tradicionais estão percebendo os impactos e estão reagindo por meio do investimento em recursos tecnológicos para melhorar os processos internos e oferecer boas soluções para seus clientes.

Ter esse conhecimento também é importante para saber quais são os recursos que estão em alta e como eles estão mudando a maneira como os próprios consumidores estão utilizando os serviços do setor financeiro.

É fato que a tecnologia está impactando vários mercados, mas só é possível aproveitar as facilidades trazidas por ela sabendo de que maneira tudo isso acontece.

Este artigo vai mostrar os principais avanços no setor financeiro, quais são os benefícios e desafios dessas tecnologias, como o blockchain está fazendo mudanças, quais são os desafios e oportunidades e como os bancos tradicionais estão respondendo.

Avanços tecnológicos no setor financeiro

Existem vários recursos tecnológicos que estão transformando o setor financeiro, e entre os que mais se destacam estão:

  • Hiper automação;
  • Reconhecimento facial;
  • Digitalização de transações;
  • Novas tecnologias de pagamentos;
  • Redes associativas.

Hiper automação é o uso de várias tecnologias, como machine learning, robótica e inteligência artificial para automatizar processos. Mas assim como pode ser usada em uma empresa de retificador controlado, também pode ser usada no setor financeiro.

Nesse mercado, ela é aplicada para automatizar tarefas operacionais, como pagamentos, cobrança e faturamento, além de ser muito útil para a análise de dados.

O reconhecimento facial captura e analisa as características faciais para identificar o usuário, sendo muito comum nos smartphones, trazendo mais praticidade, rapidez e segurança nas transações.

Elas estão sendo digitalizadas, visto que hoje em dia é possível abrir uma conta em um banco digital, preenchendo um formulário online, fazendo a assinatura eletrônica do contrato e aguardando a confirmação da conta.

Diversos outros serviços financeiros podem ser feitos pelo computador ou celular, fazendo com que tudo seja mais rápido e seguro.

Também existem novas tecnologias de pagamentos que estão facilitando as transações financeiras, como no caso do QR Code, pagamentos móveis e PIX.

Por fim, as redes associativas são grupos de computadores interconectados que processam dados e permitem que as organizações sejam mais assertivas e aumentem sua produtividade.

Pontos positivos e desafios

Empresas dos mais variados setores, como uma especializada em conserto traseira iPhone 8, já perceberam que o uso de tecnologias traz benefícios e desafios, e com o setor financeiro não é diferente.

Entre os principais benefícios está o acesso a informações centralizadas, o que permite aos bancos e instituições financeiras contar com dados confiáveis e em tempo real.

Os trabalhos manuais diminuem significativamente, tornando os processos financeiros muito mais ágeis e dinâmicos, além de uma rotina mais eficiente.

Mas, sem dúvidas, o maior benefício é a segurança, visto que essas organizações conseguem diminuir os riscos de fraudes, e todos os dados são armazenados em nuvem para evitar problemas técnicos que possam atrapalhar os processos.

Mas assim como em muitas outras situações, o uso de recursos tecnológicos também tem seus desafios, principalmente levando em conta o fato de que a experiência do consumidor é cada vez mais voltada para o digital.

Os bancos precisam oferecer soluções mais rápidas, além de atendimento omnichannel para aumentar a disponibilidade da instituição.

Assim como houve mudanças no comportamento do cliente, os profissionais também mudaram e as empresas precisam adotar mudanças culturais para se aproximar do novo perfil de funcionário.

Seja para trabalhar em um banco ou em uma confecção de uniformes profissionais para obras, as pessoas não querem mais uma rotina engessada e fogem de compromissos muito longos, além de procurar locais com os quais se identificam.

Mais do que oferecer experiências enriquecedoras, também é indispensável garantir a qualidade do atendimento, tendo em vista que o modelo tradicional será substituído por processos multidisciplinares e ágeis.

Blockchain: qual é o seu papel nisso tudo?

O blockchain também está revolucionando o setor financeiro, mas ainda existem algumas barreiras que impedem seu uso em larga escala.

Antes de falar sobre elas, é interessante destacar que esse recurso permite que as transações financeiras sejam registradas de maneira transparente, por meio de uma rede descentralizada.

Isso acaba eliminando a necessidade de intermediários, além de reduzir custos e diminuir a complexidade do processo de conformidade.

Entretanto, não existe uma regulamentação definida em relação ao blockchain e criptomoedas, e isso pode gerar alguns receios em relação às sanções e penalidades.

A privacidade é uma questão que pesa um pouco porque o blockchain é conhecido como uma tecnologia transparente e imutável, que pode deixar algumas dúvidas sobre privacidade em relação aos dados financeiros.

Mesmo assim, para uma empresa de fechamento de sacada sistema reiki, assim como para um banco, ele garante a conformidade com leis e regulamentações porque permite a rastreabilidade das transações financeiras.

Desafios e oportunidades para as fintechs

As fintechs vislumbram desafios e oportunidades em um mercado altamente regulado, visto que mesmo diante da transformação do mercado financeiro, seu desenvolvimento é um pouco mais lento.

Mas os empreendedores não devem enxergar essas barreiras como um impedimento para executar suas ideias, mas sim como uma forma de incentivar a criatividade.

A regulamentação de suas atividades evoluiu muito nos últimos anos, visto que houve uma flexibilidade da operação para proteger os usuários e explorar o potencial econômico desse tipo de instituição financeira.

No entanto, mesmo com a ampliação dos usuários, ainda existem muitas pessoas no país sem acesso à internet e empresas de vários tipos, como uma de manutenção predial, procuram superar essa questão de outras formas.

Mas as fintechs precisam estar preparadas porque os públicos das classes C e D, assim como pessoas que vivem em comunidades rurais, talvez não consigam usufruir dos benefícios proporcionados por essas instituições financeiras.

Ações dos bancos tradicionais

Os bancos tradicionais enxergam as fintechs como concorrentes tecnológicas, e já estão tomando algumas medidas para responder à altura.

As grandes instituições financeiras estão investindo em plataformas e em tecnologia para que possam ampliar a quantidade de correntistas, acelerando a digitalização e a diversificação de seus serviços.

Eles continuam sendo líderes do mercado, mas de acordo com uma pesquisa realizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Essas instituições investiram bilhões em tecnologia, ainda no ano de 2020.

Assim como uma empresa especializada na fabricação de placas promoção supermercado, os bancos perceberam a necessidade de se modernizar, principalmente pela popularização de serviços financeiros digitais.

Hoje em dia, o consumidor quer realizar praticamente todas as operações bancárias de maneira eletrônica, sem precisar ir até uma agência, e qualquer instituição que não ofereça essa facilidade, corre riscos.

Já é possível abrir conta bancária por meio dos recursos digitais, e a instituição financeira exige informações e imagens digitalizadas dos documentos, o que facilita muito esse processo.

Mas já existem bancos tradicionais que estão deixando de pedir documentos para quase 90% dos clientes e isso está multiplicando a quantidade de contas abertas.

Mesmo assim, reconhecem a importância de manter as agências físicas, trabalhando com uma estratégia muito comum em outras empresas, como uma de laudo ECV para transferência.

Essa estratégia é conhecida como “figital”, pois se trata da união entre os espaços físicos e digitais, para que os serviços bancários estejam acessíveis a todas as pessoas.

Os idosos, por exemplo, ainda preferem manter relações mais próximas com os bancos indo até as agências bancárias, e se não houver esse tipo de atendimento, as instituições podem perder a proximidade com eles.

Investir em recursos digitais é interessante para reduzir custos com infraestrutura e dobrar a produtividade da equipe, além de poder concorrer de igual para igual com as fintechs.

Mas assim como uma loja de empilhadeira a diesel usada possui loja física e digital, os bancos precisam fazer a mesma coisa para que possam atender todo tipo de público, e as agências físicas são uma vantagem que as fintechs não podem oferecer.

Considerações finais

A tecnologia veio para ficar e está avançando rapidamente, principalmente quando o assunto são os serviços financeiros. As pioneiras são as fintechs, tendo em vista todas as facilidades que essas instituições financeiras oferecem para os clientes.

Os bancos tradicionais logo perceberam o quanto as soluções oferecidas por elas agradam os consumidores e estão investindo em transformações tecnológicas para que possam atender o público da maneira como eles esperam.

São mudanças que trazem mais facilidades e que tornam o setor financeiro com o mercado muito mais vantajoso para os consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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