Neste artigo vamos listar os principais problemas da Bitcoin e como lidar com diversas questões que as moedas virtuais ainda enfrentam em todo mundo.
A Bitcoin cresceu significativamente ao longo dos mais de dez anos de existência. Atualmente, a Bitcoin é a criptomoeda mais antiga e valorizada.
Sua capitalização de mercado é de cerca de 825,61 dólares. Mas esta moeda digital tem enfrentado inúmeros obstáculos ao longo do caminho.
Investidores, traders e usuários falam mais frequentemente sobre alguns desafios bem conhecidos enfrentados por esta moeda virtual.
Quais os problemas da Bitcoin atualmente?
Este artigo destaca os principais problemas que o dinheiro eletrônico mais proeminente do mundo enfrenta atualmente.
Regulação do mercado
Satoshi Nakamoto queria que a Bitcoin estivesse livre de qualquer regulamentação, controle ou manipulação por parte de qualquer autoridade central. Entretanto, os governos reagiram de forma diferente a esta moeda virtual.
Alguns têm demonstrado agressividade, enquanto outros têm sido indiferentes à Bitcoin. Consequentemente, traders e investidores de Bitcoin monitoram cautelosamente as respostas dos governos à Bitcoin.
Alguns especialistas argumentam que a Bitcoin não pode escapar das regulamentações das comunidades internacionais. A Coréia do Sul e a China são exemplos de países que proibiram seus cidadãos de negociar a Bitcoin anonimamente.
No entanto, as autoridades sul-coreanas disseram que não pretendem proibir as bolsas de criptomoedas como a bitcoin360aibrazil.com. Por outro lado, a China proibiu a Bitcoin, citando os altos custos da mineração de eletricidade.
Questões de herança
A natureza não regulamentada da Bitcoin significa que você não pode acessar a carteira de criptomoedas de um parente e os fundos nela contidos se eles falecerem.
Se alguém estiver realizando a mineração de Bitcoin e morrer sem deixar a chave privada da carteira de criptomoedas, você não pode saber o número de Bitcoins que a pessoa tinha ou mesmo encontrá-las.
Além disso, algumas pessoas não querem compartilhar os detalhes de sua carteira de criptomoedas com outras porque qualquer pessoa com esta informação pode acessar e transferir sua Bitcoin. Assim, herdar a Bitcoin é um desafio significativo para a maioria dos usuários e investidores.
Riscos de segurança
Pessoas e empresas compram e vendem Bitcoin em bolsas de criptomoedas. Por serem plataformas digitais, elas são vulneráveis a falhas operacionais, hackers e malware.
Os hackers podem alvejar e infiltrar-se em uma bolsa de criptomoedas, acessando assim muitas contas e transferindo os tokens nelas para suas carteiras de criptomoedas.
Por exemplo, em 2014, os criminosos invadiram a plataforma Mt.Gox e roubaram muitas Bitcoins no valor de milhões de dólares.
Talvez seja por isso que muitos especialistas aconselham traders e investidores a evitar manter quantias significativas de Bitcoin em suas contas de criptomoedas.
Risco de mercado
O valor da bitcoin flutua drasticamente mesmo em minutos. Alguns especialistas preveem que o preço da Bitcoin atinja a marca de um milhão de dólares dentro de poucos anos.
Alguns dizem que ele pode cair para zero no futuro. Esta volatilidade tornou esta criptomoeda popular, especialmente entre investidores e traders que adoram especular. Algumas pessoas acreditam que o preço da Bitcoin vai continuar aumentando.
Assim, eles ganharão uma boa quantia de dinheiro se comprarem e segurarem sua Bitcoin hoje e a venderem depois que os mineiros terminarem de gerar os 21 milhões de moedas.
Questões de auto-regulação
Bitcoin carece de responsabilidade. Portanto, torna-se difícil regular seu mercado com base nos incentivos financeiros que ele dá aos mineiros. Consequentemente, os usuários têm problemas com hacks e contratos inteligentes.
Os golpistas também podem começar a falsificar oportunidades de financiamento de multidões e escapar com o dinheiro dos usuários.
Assim, alguns compradores perderam a confiança nesta criptomoeda devido à sua incapacidade de se auto-regular internamente.
Questões tributárias
A maioria dos países tem leis que descrevem Bitcoin como propriedade intangível, o que significa que está sujeita ao imposto sobre ganhos de capital.
Idealmente, um investidor deveria pagar imposto sobre ganhos de capital após comprar a Bitcoin a um preço baixo e vendê-la a um valor mais alto. Além disso, utilizar a Bitcoin para comprar algo equivale a um evento tributável.
Escalabilidade
Blockchain é a tecnologia subjacente à Bitcoin, limitando as informações que cada bloco pode conter 1 megabyte de dados. Assim, a rede Bitcoin tem um limite de capacidade de 3 transações por segundo.
Com mais transações, a rede enfrenta o desafio de manter os registros. Eventualmente, a Bitcoin poderá ter sérios atrasos nas transações.
Conclusões sobre os problemas da Bitcoin
A Bitcoin está, sem dúvida, em sua infância. Assim, a rede pode resolver alguns destes desafios para obter maior aceitação e adoção.
No entanto, diferentes participantes da rede Bitcoin estão fazendo suas partes para garantir que a moeda virtual atinja seus objetivos principais.