Com a popularização das redes sociais como o Twitter e o Facebook, essas ferramentas são preciosas e não podem ser ignoradas pelas empresas. O uso da internet vem sendo um forte e constante aliado para os negócios e as vantagens das redes sociais no ambiente corporativo só cresce.
A revista Business Week publicou pesquisa realizada com 100 empresas, em nível global, que mostrou o crescimento dos resultados de receita das empresas que investem em mídias sociais.
O crescimento verificado foi de 18% ao ano, o que mostrou enorme vantagem sobre as que investiram pouco em redes sociais, que colheram uma queda de 6% no mesmo período.
Especialistas em tecnologia da informação alertam para as vantagens das redes sociais, como a agilidade e eficiência desses canais, que comprovadamente agilizam o processo de negociação.
Se usadas adequadamente aumentam a colaboração, checam a duplicidade de informação e melhora o know how coletivo da empresa. Com o aumento do conhecimento compartilhado no empreendimento cresce o potencial competitivo no mercado, diminuindo os custos e aumentando a velocidade dos negócios.
Até mesmo com celulares, as pequenas empresas podem se beneficiar dessas ferramentas. O investimento nesse tipo de tecnologia é baixo e o uso das redes permite a expansão do empreendimento no mercado, com melhor relacionamento com fornecedores e clientes.
Novas campanhas de marketing podem ser criadas para esse tipo específico de ferramenta, que é o acesso às redes sociais.
A utilização das redes como Facebook e Twitter pode e deve ser explorada pelas empresas varejistas. Além das informações que podem ser publicadas, que transmitem segurança aos usuários, a atenção dos clientes é chamada de forma criativa. Ofertas podem ser publicadas e mais do que isso, pode-se agregar valor, disponibilizando-se vídeos, músicas e fotos.
Se a empresa opera no ramo de roupas e calçados, por exemplo, pode mostrar detalhes de produtos e informações sobre moda. Há muito que crescer em inovação, adicionando cada vez maior número de fãs e seguidores das marcas, que se tornem clientes fiéis.
As redes sociais são verdadeiras redes de comunicação, tornando populares as marcas, produtos vendidos, notícias sobre produtos e opiniões dos clientes, que cruzam informações entre si.
Se as informações são autênticas, cativam os consumidores e valorizam a qualidade da venda. A satisfação dos clientes aumenta, certamente garantindo novas compras.
Como utilizar corretamente o celular no ambiente corporativo.
Para facilitar o trabalho de seus colaboradores, as empresas têm disponibilizado celulares corporativos, o que também se traduz em redução dos custos da organização. No entanto, estes devem ser usados com bom senso, sempre considerando os objetivos dos negócios.Será que é possível conferir se o celular corporativo está sendo usado corretamente e não estão ocorrendo abusos?
É recomendável que a empresa, inicialmente, sempre avalie muito bem suas necessidades e as vantagens de utilização dessa ferramenta.
É importante conferir a quem fornecer os celulares. Enquanto que na empresa há os que trabalham com estrutura de escritório, os que trabalham na área comercial são os que podem dispor de um celular corporativo.
Ao adotar a nova tecnologia, para acesso às redes sociais e contatos comerciais, a empresa precisa definir as regras de uso e expor claramente a seus funcionários as finalidades do uso e seus limites. Dessa maneira, são evitados problemas futuros.
As novas tecnologias, como celular e notebook, facilitam a vida dos funcionários, mas também aumentam o acesso rápido a informações estratégicas da empresa. Por esse motivo, ao receber o equipamento, o profissional deve compreender a sua finalidade dentro da organização, através de um programa de treinamento.
De nada adianta empresas restringirem o uso do telefone e os acessos online, com medo de abusos, se o profissional não estiver consciente do papel da tecnologia.
As comunicações que foram revolucionadas com o e-mail, só foram ainda mais transformadas com a internet e seu papel para o desenvolvimento das empresas não pode ser subestimado. O uso racional e criativo do celular e o acesso às redes sociais podem ser muito úteis para os projetos e resultados da organização.