Tecnologias para Industria de Turismo
Atualidades Dicas

As 7 soluções tecnológicas mais importantes para a indústria do turismo.

Saiba como a tecnologia impactou a indústria do turismo, trouxe várias inovações e experiências, mudou completamente a forma como viajamos e ainda promete grandes avanços.


Os avanços tecnológicos mudaram a maneira de viajar, e estes novos desenvolvimentos prometem uma experiência ainda mais interativa e emocionante.

Com o seu rápido desenvolvimento, as inovações estão orientadas para tornar a experiência de viajar ainda mais agradável, dinâmica e, claro, personalizada.

Quer saber quais são as principais tecnologias de viagens que mudaram para sempre a maneira de viajar? Hoje, ninguém duvida que tecnologia e viagens são a combinação perfeita.

Essa força conjunta também desempenha um papel crucial na forma de escolher um destino de férias, como chegar até ele e até mesmo o que fazer depois de voltar dessa aventura.

Seja para os amantes de praia, campo, fazenda ou até mesmo do Agroturismo a tecnologia é uma aliada importante na hora de programar e aproveitar às suas viagens de lazer.

É tão prevalente que, de acordo com um estudo do Google Travel, 74% dos viajantes planejam suas viagens na Internet, enquanto apenas 13% ainda usam as agências de turismo.

Tecnologias que mudaram a Indústria do Turismo.

Tendências e atualizações em viagens e tecnologia

A geração do milênio (do inglês: ‘millennials’) também desempenhou um papel significativo nessa mudança de paradigma.

A nova geração conectada à tecnologia também adora viajar – essa combinação de interesses deu lugar a um novo contexto em que mídias sociais, aplicativos, blogs, entre outros, têm um papel importante na hora de fazer uma viagem.

Da mesma forma, à medida que a indústria se torna cada vez mais consciente dessa tendência, segue o exemplo, adaptando seu modelo de negócios e oferta de produtos para atrair este cobiçado público.

1. Tecnologia Móvel

Este é, sem dúvida, o personagem principal nas novas formas de viajar. O celular assumiu o papel de guia turístico, agência de viagens, melhor localizador de restaurantes, mapa e muito mais.

indústria do turismo

De acordo com o TripAdvisor, 45% dos usuários usam o smartphone para tudo o que está relacionado com as férias. Por isso é necessário que todo o setor de viagens e turismo faça a adaptação dos seus serviços a estes dispositivos.

2. Realidade Aumentada

A realidade aumentada (AR) ou realidade virtual (VR) também entrou no mundo das viagens e se tornou tendência, devido à todas as possibilidades que podem oferecer.

Realidade aumentada para indústria do turismo

Cada vez mais empresas utilizam VR para mostrar aos usuários uma cabine em um navio de cruzeiro, por exemplo, ou transportá-los, por alguns segundos, até uma ilha na Grécia. Hoje, é possível “teletransportar” as pessoas para os cantos mais remotos do globo sem sair do sofá.

O aplicativo Everest VR, disponível para uso doméstico, oferece a experiência de reviver a expedição ao “topo do mundo” como se o usuário fizesse parte dela, através da filmagem em 8K 3D, a mais alta resolução já capturada nesta montanha para projeção em domo e fones de ouvido de realidade virtual.

3. Internet das coisas

A Internet das Coisas (IoT) promete trazer atualizações significativas para a indústria do turismo, que incluem a integração de sensores conectados à Internet dentro de itens como carros, malas, edifícios e muito mais.

Internet das Coisas IOT para indústria do turismo

Algumas propriedades do Virgin Hotel, com empreendimentos em Chicago, Dallas, Nashville e Las Vegas, por exemplo, oferecem aos seus clientes um aplicativo que permite que eles interajam com o termostato do ambiente e controlem a televisão da sala.

Existem também malas com dispositivos que permitem aos usuários usar seus telefones celulares para acompanhá-las, evitando o extravio de bagagens no aeroporto ou em outros locais públicos.

4. Assistentes virtuais

Assistentes virtuais, como Siri e Alexa, já fazem parte do dia a dia dos usuários em assuntos como checar o tempo e temperatura, ligar o rádio, abrir e-mail e muito mais.

Melhor assistente virtual

Os hotéis também começam a contar com esta “ajuda”, graças à chegada de assistentes virtuais desenhados especificamente para este ambiente.

A IBM lançou recentemente o Watson Assistant, um chatbot inteligente baseado em IA, que cria uma experiência interativa e personalizada para os consumidores.

5. Big Data

Recentemente, muito se falou sobre Big Data, mas ainda não foram mostradas todas as oportunidades que essa tecnologia oferece para a indústria de viagens. No entanto, muitos participantes do setor já a utilizam.

Big Data para indústria do turismo

A rede de hotéis Meliá, por exemplo, usa informações dos seus hóspedes para saber qual o melhor target para suas campanhas de marketing.

Através de um banco de dados é possível verificar a quantia gasta, o motivo da viagem, o país de origem, entre outras informações que, cruzadas com dados públicos, desenvolvem o perfil de cliente mais adequado para atingir uma taxa de sucesso mais alta.

6. Blockchain

A tecnologia Blockchain, geralmente associada à área financeira, também pode impactar as viagens.

Blockchain - Tecnologia e Negócios

Embora não tenha havido muitas experiências em relação a ela, é possível que seja útil na identificação de passageiros no aeroporto, para garantir transparência nas opiniões dos turistas e, principalmente, para realizar pagamentos com segurança.

7. 5G

A tecnologia de viagens está se tornando ainda mais poderosa com a ajuda das redes 5G. Esta evolução da banda larga móvel promete altíssimos padrões de velocidade de conexão, download muito mais rápidos e cobertura mais ampla.

O 5G é uma tecnologia importante para a Industria do Turismo.

Além disso, o 5G permite desenvolver e implantar uma tecnologia limitada no 4G. Isso significa que a conexão entre dispositivos inteligentes será mais eficiente, possibilitando definitivamente o uso da Internet das Coisas (IoT).

O turismo imersivo, onde a tecnologia transforma o viajante em protagonista da experiência, será uma realidade. A realidade aumentada (AR) ou o vídeo em 360 graus, também serão mais onipresentes e acessíveis.

A BBC, por exemplo, executou um projeto de teste onde usou 5G e um aplicativo AR no museu situado no local das termas romanas originais, em Bath, Inglaterra, onde os usuários podiam voltar no tempo para reconstruções do local, revivendo momentos importantes da história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.