Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas
Aplicativos Software

Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas alternativos ao Zoom.

Os aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas ganharam muita popularidade nesse período de isolamento. Conheça os melhores aplicativos de videoconferência.


Muitas pessoas ainda estão isoladas em suas casas devido a pandemia do coronavírus e com isso aumentou “assustadoramente” o uso de plataformas de videoconferência para manter contato com a família, amigos ou colegas de trabalho.

Os bloqueios e quarentenas decorrentes da pandemia de coronavírus levaram muitas empresas a implementar políticas de trabalho em casa, e muitas pessoas cancelaram os planos de viagem e boa parte desse contingente está em home office.

Mas ficar em casa não significa que você está isolado do mundo. Felizmente, existem vários aplicativos sólidos de bate-papo e conferência por vídeo disponíveis que podem ajudá-lo a manter contato com as pessoas que você precisa – muitos dessas ferramentas são gratuitas.

Embora o software de videoconferência Zoom tenha aumentado em popularidade em meio à pandemia, sua recente lista de problemas de segurança (incluindo “zoombombing” – pessoas participando de reuniões sem ser convidado) podem fazer com que você procure outra opção.

Na semana passada, o CEO da Zoom, Eric Yuan, disse que a empresa deixaria de adicionar novos recursos ao serviço por 90 dias para tratar de questões de segurança e privacidade. 

No entanto, devemos lembrar que a maioria dos aplicativos listados aqui também já tiveram alguns problemas relacionados à segurança, que segundo às empresas detentoras – incluindo Apple, Facebook, Microsoft e Google já foram corrigidos.

O aplicativo ou serviço de videoconferência que você usa para o trabalho provavelmente vai depender do que a sua empresa determina – mas se você estiver procurando por outras opções de negócios, confira esses cinco aplicativos de videoconferência.

Para uso diário com amigos, familiares e colegas de trabalho, aqui estão 10 aplicativos gratuitos de videoconferência e bate-papo por vídeo


FACETIME – Melhor opção para videochamada em dispositivos Apple.


FaceTime - Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas

FaceTime – Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas


O FaceTime é o aplicativo de videochamada da Apple. Se você possui um iPhone, iPad ou Mac, ele funciona perfeitamente, permitindo iniciar um bate-papo por vídeo com qualquer um dos seus contatos (desde que eles também sejam usuários de dispositivos Apple) da mesma maneira que faria com uma ligação telefônica ou mensagem de texto. 

Embora o objetivo principal do FaceTime seja o bate-papo por vídeo, como o nome sugere, você também pode fazer chamadas apenas de áudio se estiver em um local com uma conexão Wi-Fi ou de dados.

Com o lançamento do iOS 12 em 2018, a Apple também adicionou a opção Group FaceTime, permitindo que você converse com até 32 pessoas ao mesmo tempo – supondo que todas elas tenham dispositivos Apple, é claro. 


WHATSAPP – Melhor app para ligações em dispositivos moveis.


WhatsApp - Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas

WhatsApp – Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas


O WhatsApp é um aplicativo de mensagens do Facebook, possui mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. É fácil de usar e funciona em dispositivos Android e iOS. O WhatsApp oferece criptografia de ponta a ponta, o que significa que somente você e a pessoa para quem está enviando uma mensagem podem ler o que você envia. 

Você pode usá-lo para enviar mensagens de texto, áudio ou fazer chamadas de vídeo ou áudio. Sua popularidade global o torna uma ótima opção para manter contato com familiares e amigos em todo o mundo. 


SKYPE – Melhor opção para bate-papo em grupo.


Skype - Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas

Skype – Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas


O Skype – de propriedade da Microsoft – está disponível para iOS, Android, Windows e Mac e oferece chamadas de vídeo e áudio, além de um recurso de mensagens. 

Ele possui uma interface fácil de usar e suporta até 50 pessoas na mesma chamada de áudio (de acordo com a empresa, o número de chamadas de vídeo depende do dispositivo que você está usando). O Skype também permite gravar, salvar e compartilhar videochamadas, além de legendas ao vivo. 


MARCO POLO – Melhor aplicativo para enviar mensagens de vídeos.


Marco Polo - Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas

Marco Polo – Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas


Se você deseja conversar por vídeo com alguém, mas não pode fazê-lo em tempo real – talvez o seu contato esteja em horário de trabalho ou mora em países com outro fuso horário – o Marco Polo é o aplicativo para você. Você pode enviar mensagens de vídeo individuais ou bate-papos em grupo, aos quais as outras partes podem assistir e responder à vontade. 

Ao contrário do Snapchat, o Marco Polo salva todas as suas mensagens de vídeo para que você possa revisitar as conversas e não limita o tempo do vídeo. Você também pode adicionar filtros divertidos e efeitos de voz, se quiser misturar suas conversas. 


FACEBOOK MESSENGER – Melhor opção para usuário ativos do Facebook.


Facebook Messenger - Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas

Facebook Messenger – Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas


O aplicativo Messenger do Facebook é usado principalmente para o envio de mensagens, mas também inclui uma opção de bate-papo por vídeo, tornando-o uma opção conveniente para quem está na plataforma de mídia social o tempo todo. 

Se a pessoa com quem você deseja conversar também for um usuário do Facebook Messenger, você poderá iniciar uma chamada de vídeo ou áudio através do aplicativo. 

E como acontece no aplicativo principal do Facebook e no Instagram, você também pode adicionar uma foto ou vídeo temporário ao seu Story no Facebook Messenger.  


MICROSOFT TEAMS – Melhor opção para usuários do Office 365.


Microsoft Teams - Ferramenta de trabalho em equipe

Microsoft Teams – Ferramenta de trabalho em equipe


Para empresas que executam o Office 365, o Microsoft Teams reúne bate-papo, videoconferências, chamadas de áudio e aplicativos do Office como Word, Excel e PowerPoint em um hub para o trabalho em equipe. Se você possui o Office 365, o Teams já vem integrado, mas, se não, há uma versão gratuita disponível. 

A Microsoft também  lançou atualizações em março, suspendendo as restrições de limite de usuários nessas versões grátis, e também está oferecendo uma avaliação gratuita de seis meses do seu pacote de software corporativo Office 365 E1 para empresas que ainda não estão licenciadas. Caso contrário, os planos de negócios do Office 365  que incluem o Teams começam em US $ 5 / usuário / mês.


HOUSEPARTY – Melhor app de bate-papo que permite jogar com amigos.


Houseparty - App para bate-papo e jogar online com os amigos

Houseparty – App para bate-papo e jogar online com os amigos


Houseparty é um aplicativo de bate-papo por vídeo de propriedade da Epic Games, desenvolvedor do Fortnite, que permite jogar jogos populares como o Trivia e o Heads Up! com amigos virtualmente através de sua interface. 

O aplicativo teve um crescimento maciço nos downloads desde o início de março, de acordo com dados da Sensor Tower. Houve boatos de que o aplicativo ativou hackers de contas da Netflix com protocolos de segurança vulneráveis.

Em resposta, a empresa ofereceu uma recompensa de US $ 1 milhão pela prova  do problema, alegando que o problema está ligado à reutilização de credenciais e senhas de login. O Houseparty está disponível para iOS, Android, MacOS e Chrome.


JITSI – Melhor app de videoconferência de código aberto.


Jitsi Meet – Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas


O Jitsi é um serviço de videoconferência de código aberto e multiplataforma, que permite usar o cliente de conferência multiusuário ou criar o seu próprio. Todas as suas ferramentas são totalmente gratuitas e de código aberto. 

O aplicativo de videoconferência pré-construído do Jitsi é chamado Jitsi Meet. É totalmente criptografado e você pode usá-lo sem criar uma conta. Convide usuários com um link personalizado, compartilhe sua área de trabalho e troque mensagens enquanto você conversa. Você pode usar o Jitsi para aplicativos da Web, Android e iOS.


GOOGLE MEET – Melhor opção para usuário do Google e G-Suite.


Google Meet – Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas


Hangouts Meet do Google é uma ferramenta de videoconferência integrada à plataforma G Suite que permite que as pessoas participem de reuniões por meio de um link da web em seu computador, aplicativo móvel ou em uma linha telefônica. 

Se sua organização usa o G Suite, você pode criar esse link diretamente por meio de um convite do Google Agenda. É uma opção gratuita e sólida para bate-papos comerciais fáceis.


AMAZON CHIME – Melhor opção para usuários da AWS.


Amazon Chime é o serviço de comunicações de Amazon


O Amazon Chime é o serviço de comunicações da gigante da tecnologia que permite conhecer, conversar e fazer chamadas comerciais dentro e fora da organização no mesmo aplicativo. É executado através do Amazon Web Services (AWS), a plataforma de computação em nuvem da empresa. 

O serviço opera com preços de pagamento por uso, para que você possa alternar entre os recursos básicos sem custo e os profissionais que vêm com um preço conforme necessário. 


3 thoughts on “Aplicativos gratuitos de bate-papo e videochamadas alternativos ao Zoom.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.