A Transformação Digital é algo que vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade.
Seja nos campos sociais ou empresariais, o uso da tecnologia no cotidiano está sendo cada vez mais comum, e gradativamente mais necessário e pode impactar de maneira positiva os negócios.
No ramo empresarial, a transformação digital trata-se de quando uma empresa adere o mindset em seus setores, fazendo com que o empreendimento passe a ser mais tecnológico, independentemente do produto ou serviço que é vendido.
Como ser instalado um painel elétrico inox de última geração em uma fábrica para facilitar o controle da produção, já sendo considerado uma forma de transformação digital, uma vez que auxilia o empreendimento a ter um desempenho aprimorado.
A transformação digital possui alguns pilares que podem estabelecê-la e demonstrar as razões de sua importância, sendo elas:
- Foco no consumidor;
- Feedbacks;
- Agilidade nas entregas;
- Adaptação mais fácil para mudanças.
Assim como todo empreendimento, o foco no consumidor é o que acaba gerando os objetivos de uma empresa para atender aos desejos que eles possuem, por isso, a transformação digital também deve ter esse viés de contribuir e ajudar os clientes.
Que serão os responsáveis pelos feedbacks, tanto negativos quanto positivos, que os ajudará a moldar todas as estratégias e saber o que está ou não funcionando.
A agilidade nas entregas pode estar relacionado ao produto comprado, que desde o início da venda até a chegada na casa do consumidor com uma entrega rápida de encomendas, é capaz de contribuir com o tipo de feedbacks que serão entregues posteriormente.
Essas adaptações e mudanças na transformação digital acabam transformando a organização em uma estrutura mais flexível no mercado, deixando a concorrência e seus clientes entenderem que há uma abertura para as novidades de forma positiva e melhorada.
Quais os impactos da transformação digital?
Toda transformação acaba gerando um impacto, como a troca de um logo em um adesivo para embalagem personalizado por outro, e deste mesmo modo, a transformação digital de uma companhia traz consigo alguns desafios.
Especialmente nos processos internos, que terão de se adaptar ao que está sendo introduzido para que o tipo de ligação que a empresa possui com o público possa ser melhorada, tanto no marketing, como também nas vendas.
Isso gera um impacto no mercado e pode ser algo que chame a atenção da concorrência, movimentando assim o ambiente externo diante do que está sendo alterado com a adoção de tecnologias digitais.
Contudo, os impactos acabam gerando também desafios em torno das transformações digitais que as empresas realizam, principalmente com uma nova geração chegando ao mercado de trabalho e que já estão habituados à modernidade.
Por já estarem acostumados a esse meio, bem como às inovações tecnológicas, acabam sendo uma forma para a empresa aderir a transformação digital, desde uma terceirização de recepção até na coleta de dados e armazenamento dos clientes.
Outro desafio característico que impacta uma empresa é o baixo TI, principalmente um qualificado para auxiliar na transação das transformações digitais que a marca realizará, assim como para saber o que fazer quando houver algum problema.
O que também movimenta o mercado para buscar por profissionais do ramo capazes de auxiliar na adaptação e também na manutenção do que for instalado.
As vantagens das transformações digitais
Dentro de todo processo evolutivo e transformador, ocorre a geração de vantagens para quem os utiliza de fora, e também para quem os utiliza de forma interna, tal como um workshop feminino de relacionamentos.
Os benefícios das transformações digitais estão em torno da inovação que proporcionam para o empreendimento, de forma que as entregas de seus produtos, as formas de trabalho flexíveis acabam beneficiando a empresa e o consumidor.
Com isso, alteram o mercado de forma que sempre haja inovações e buscas por uma melhora no que pode ser proposto ao consumidor.
A transformação digital também permite uma maior integração da empresa nos processos que realiza, fazendo com que um setor não fique delimitado e que possa conhecer outras partes dos processos, estimulando a colaboração dos funcionários.
Resultando assim em uma produtividade ainda maior do que o habitual, além de poder ter uma redução de custos em algumas partes feitas de forma automatizada, e com isso, uma possibilidade de nova margem de lucro para a empresa.
A produtividade ainda pode contribuir para que os trabalhadores foquem em outra tarefa, que é capaz de exigir uma ação manual ou então mais humanizada que as máquinas não conseguem fazer, como uma revisão minuciosa no licenciamento CETESB.
A transformação digital é capaz de trazer a satisfação para os clientes por conta da qualidade do serviço, entregas e até mesmo em um atendimento mais rápido, ocasionando o crescimento na credibilidade da empresa.
Isso porque acaba sendo natural que o empreendimento entregue serviços de atendimento melhores, bem como vendas e os produtos em si que os clientes irão consumir.
Principais tecnologias da transformação digital
Podendo ser utilizadas por empreendimentos de pequeno até os de grande porte, como as multinacionais, as tecnologias da transformação digital no mercado têm a possibilidade de serem aplicadas tanto para quem vende produtos ou oferece serviços.
A computação na nuvem é uma das mais utilizadas e favoritas deste movimento, isso porque os dados que a empresa possui, bem como softwares ou outros armazenamentos, podem ser inseridos em programações de servidores compartilhados na internet.
Com isso, não se restringe somente a um aparelho para ser utilizado, fazendo com que quem tenha acesso aos dados de entrada, possam consultar o que desejam.
Logo, uma empresa de locação van executiva pode usufruir da computação em nuvem para ter os dados dos clientes, dos veículos e até mesmo dos trabalhadores dentro dessa ferramenta, sendo acessada por quem tiver acesso.
A evolução dos dados em computação de nuvem permite que também o trabalho seja estendido para onde precisar, podendo até mesmo ser acessado pelo formato home office.
As mídias sociais também ganharam espaço dentro da transformação digital devido a sua popularidade, e com isso, a oportunidade da empresa ganhar um foco no mercado, bem como segmentar e conseguir consumidores qualificados.
Desde clientes para um transmissor de pressão absoluta até mesmo roupas para pets, as redes sociais são um ambiente potencialmente explorado e utilizado cada vez mais por empresas de pequeno, médio ou grande porte.
Prender-se a somente um dispositivo acabou sendo algo que a transformação digital alterou dentro das empresas, que em união a computação em nuvem, possibilitou que até mesmo dispositivos móveis como celulares ou tablets pudessem ser incluídos na indústria.
Tanto para controle, comunicação interna ou externa, a mobilidade de aparelhos garante que a empresa possa se modernizar e adaptar ao ambiente, sendo também uma das formas de se integrar ao home office ou ao trabalho remoto, em alguns casos.
Softwares e ferramentas são um dos principais pontos da transformação digital, incluindo ao que é conhecido como Big Data, que tem a função de armazenar os dados que foram gerados pela empresa, de forma diária, semanal ou mensal.
Pelo Big Data, é possível haver um planejamento estratégico de forma mais organizada com o que foi coletado, devido ao fato de alguns fazerem uma separação da importância que tem para a empresa, e com isso, qualificar os planos e as metas que a mesma possui.
Algumas organizações também passam a adotar a tecnologia de inteligência artificial para colaborar em alguns processos, especialmente aqueles que exigem um maior monitoramento de dados e a organização para que nada seja perdido.
A inteligência artificial é utilizada em processos de comunicação com o consumidor, de uma forma ainda humanizada, mas que possam dar resultados mais rápidos e precisos sobre o que o cliente deseja ao entrar em contato com a empresa.
Desde reclamações até mesmo elogios, ou dúvidas, a inteligência artificial nos canais da empresa acabam sendo uma estratégia assertiva e cada vez mais utilizada dentro do mercado.
Considerações finais
A transformação digital na sociedade foi capaz de transformar diversos ambientes, desde um doméstico e cotidiano até mesmo a indústria, que passou a se adaptar e buscar ainda mais meios evolutivos para suprir suas necessidades e dos consumidores.
Com o intuito de melhorar o mercado e transformar pequenas atividades em formas aprimoradas de serem realizadas, as transformações digitais são potencialmente capazes de colaborar com o crescimento da empresa.
Embora possam surgir empecilhos iniciais devido a falta de TI adequado, bem como adaptação dos funcionários, essas evoluções tecnológicas permitem que a sociedade e o mercado evoluam junto ao que aparece como novidade no mercado.
Por isso, é fundamental que as empresas passem a aderir a esse formato de tecnologia para não ficarem defasadas em relação à concorrência e, principalmente, crescer suprindo os desejos que os consumidores possuem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.