Tutoriais Utilitários

YouTube Kids mais seguro: O que os pais devem fazer?

As crianças estão encontrando vídeos perturbadores na versão filtrada do aplicativo de transmissão. O que os pais podem fazer para deixar o YouTube Kids mais seguro?


O YouTube Kids foi lançado em 2015, o aplicativo gratuito tenta eliminar as partes indesejadas do YouTube oferecendo apenas desenhos animados, shows educacionais e outros conteúdos para crianças.

Claro, a Internet é a internet, as pessoas estão fazendo vídeos falsos com conteúdo perturbador – Peppa Pig tomando água sanitária, Spider-Man urinando em Elsa dos personagens “Frozen”, “PAW Patrol”, que gostam de um clube de strip-tease – que estão passando nos filtros do Google.

Não é mais seguro deixar o seu filho assistindo ao YouTube Kids enquanto faz o jantar? Para colocar a questão em perspectiva, o Google afirma que menos de 0,005% dos vídeos foram removidos do YouTube Kids nos últimos 30 dias. Isso quer dizer que poucos videos não recomendados para crianças conseguem ser mostrados.

Nenhum sistema automatizado, incluindo os algoritmos do Google, é perfeito, mas o aplicativo YouTube Kids oferece alguns controles para os pais que podem ajudar a reduzir o risco de seu filho deparar com um conteúdo censurável.

Além dos controles parentais, uma característica que falta e que poderia eliminar o risco é a lista de reprodução. Seria útil configurar uma lista de reprodução de vídeos que você criou.

Se seus filhos são como os meus, eles gostam de visualizações repetidas de seus shows favoritos e não se importariam de estarem restritos a uma lista de reprodução de vídeos pré-selecionados.

Algumas dicas que você pode adotar para tornar o YouTube Kids mais seguro para os seus filhos.

»» DESATIVAR PESQUISA


O YouTube Kids permite que uma criança pesquise digitando ou falando, mas deixar a opção de procurar vídeos ativa, coloca um número maior de videos não recomendados ao alcance das crianças.

Desative a função de pesquisa, e seu filho será recomendado uma fração menor de vídeos selecionados pelos algoritmos do Google. De acordo com o New York Times, “a maioria dos vídeos marcados pelos pais foram carregados no YouTube nos últimos meses por usuários anônimos com nomes como Kids Channel TV e Super Moon TV“.

Para desligar a pesquisa, toque no ícone de bloqueio no canto inferior direito, insira uma senha, toque Configurações , toque o perfil do seu filho e, em seguida, desative as configurações de Pesquisa.

Você pode configurar perfis separados para cada um de seus filhos, o que permite que você acesse a busca de cada filho individualmente.

YouTube Kids mais seguro

»» DEFINIR SENHA PERSONALIZADA


Para entrar em configurações, você precisa inserir uma senha de quatro dígitos simplesmente digitando os números que são explicados na tela apenas para pais.

Se o seu filho pode ler, você pode querer definir um código de senha personalizado que os impeça de entrar em configurações e reativar a pesquisa. Na tela somente Pais, você encontrará um botão para definir minha própria senha.

youtube-kids-passcode

»» RELATAR E BLOQUEAR VIDEOS CENSURÁVEIS


 Se o seu filho vem gritando da sala depois de encontrar um vídeo perturbador, você pode bloqueá-lo para que não volte a aparecer novamente mais tarde. Você também pode denunciá-lo.

O YouTube Kids possui uma equipe que analisa os vídeos marcados 24 horas por dia. Eu sugiro que você bloqueie e relate vídeos que você achou ofensivos.

Para bloquear um vídeo, toque o botão de ponto triplo e depois selecione em bloquear este vídeo. Você pode bloquear apenas o vídeo que está assistindo no momento, ou se você acha que o editor também é inapropriado, então você pode bloquear todo o canal.

YouTube Kids mais seguro

Para marcar um vídeo, toque no  botão de ponto triplo do vídeo que está sendo reproduzido e, em seguida, toque em Relatório. Você pode denunciá-lo como tendo áudio inadequado, imagens inadequadas ou outras características ofensivas para crianças.

YouTube Kids mais seguro

»» MUDE PARA NICK JR, NOGGIN OU OUTRO APLICATIVO


O YouTube não é a única fonte de conteúdo de vídeo na internet. Se a situação atual com o YouTube Kids estiver “fora de controle”, mude para outro aplicativo de vídeo amigável para crianças, como Nick Jr., Noggin ou PBS Kids.

Você também pode usar a Netflix – você pode configurar um perfil para crianças menores de 12 anos que seja separado do seu. Isso irá filtrar apenas os conteúdos voltados para o publico infantil.


4 thoughts on “YouTube Kids mais seguro: O que os pais devem fazer?

  1. bom dia. Minha sobrinha tem o youtube kids no tablete, como eu bloqueio idiomas ou “trave” somente em portugues brasil ?? está compleicado ela ver de outros idiomas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.