Baixar photoshop - 7 dicas para você ficar fera no Photoshop.
Dicas Software

7 dicas para você ficar fera no Photoshop.

O mais famoso editor digital de imagens tem inúmeras funções! Confira sete truques essenciais para trabalhar em suas fotos.


Não há nada mais frustrante do que tirar uma foto que você queria e, depois, perceber que a iluminação não saiu do jeito desejado ou que realçou pequenos defeitos do ambiente. Não dá para simplesmente ir até o local e tirar outra, não é mesmo?

Para resolver esses problemas que os editores digitais de imagens surgiram e se popularizam no fim do século passado. Com eles, é possível melhorar fotografias, incluir efeitos, realçar iluminação e contraste, entre outros recursos.

O mais famoso deles é o Photoshop, lançado oficialmente pela Adobe em 1990 e que se tornou referência nesta área. Atualmente, é considerado o líder de vendas e é utilizado tanto no ambiente doméstico quanto no corporativo.

Sua eficácia fez com que seu nome se tornasse até mesmo um verbete no Dicionário da Oxford como sinônimo de alteração em imagens. Precisa retirar uma mancha no rosto de uma pessoa? “Photoshopa!”. Uma foto tem suspeita de manipulação? “Photoshoparam!”.

O fato é que os inúmeros recursos e benefícios do software explicam o seu sucesso, ao mesmo tempo que se tornam um obstáculo para quem deseja dominar as principais técnicas para tratar e cuidar de uma imagem.

Contudo, algumas dicas são úteis e fornecem a matéria-prima para quem deseja trabalhar com o Photoshop. Ao dominar suas principais funções, daremos o primeiro passo para nos tornarmos um expert no assunto. Confira 7 truques essenciais:


1 – Camadas como recurso criativo

Um bom trabalho no Photoshop passa pelo domínio na utilização de camadas na imagem a ser trabalhada pelo profissional. Com elas, é possível criar diferentes montagens e reproduzir diferentes efeitos em cada um dos elementos.

Esse recurso traz uma grande flexibilidade para quem edita uma foto e as possibilidades são inúmeras. Na aba “Camadas”, no menu superior, é possível criar, aplicar como plano de fundo, mesclar, achatar e até copiá-las.


2 – Ferramenta “Níveis” para ajustar iluminação

Um dos principais usos do programa é corrigir problemas de iluminação. No caso, a dica é aproveitar a ferramenta “Níveis”, que consegue melhorar tanto o brilho quanto a sombra da foto sem estourar a imagem. Para isso, basta apertar o Ctrl+L para abrir a janela.

O menu deve mostrar o histograma, ou seja, os diferentes tons existentes na foto. Na parte de baixo há três marcadores, que você deve arrastar para ajustar a tonalidade necessária. Vá testando até alcançar o efeito desejado.

como editar imagem no photoshop.


3 – “Pincel de Retoques” para corrigir pequenos defeitos

O Pincel de Retoques” também é muito recomendado tanto para iniciantes quanto para os que já possuem um nível de conhecimento no software. Ele é indicado para corrigir pequenos defeitos na imagem, principalmente em rostos humanos.

O recurso tem variações importantes, como a redução de manchas e do efeito de olhos vermelhos em fotos. Para aplicar, basta ajustar o tamanho da região de retoque e clicar com o pincel em cada uma das áreas desejadas.


4 – “Laço Magnético” para selecionar objetos

Uma das maiores dificuldades de quem trabalha com o Photoshop é conseguir selecionar parte da imagem para editar ou cortar o restante da foto. Para resolver essa questão, foi desenvolvido o “Laço Magnético”.

O item consegue detectar todas as arestas e bordas de um objeto na imagem. Ou seja, é possível selecionar facilmente um elemento se houver contraste entre o item e o fundo.

Basta selecionar o ícone “Laço”, escolher a última opção, representada por um imã, e aplicar na foto.


5 – “Desfoque” para reduzir defeitos

Os editores de imagens são associados à capacidade de salvar fotos desfocadas e que seriam consideradas perdidas. Porém, mais do que corrigir, saber desfocar alguns elementos também é importantíssima para quem trabalha com fotografia e design.

Basta selecionar a opção Blur (representada por uma gota d’água) e escolher a área para aplicação. É possível remover rugas, melhorar imperfeições no rosto ou até tirar algum elemento da imagem. Contudo, é preciso ter cuidado para não exagerar na utilização.


6 – Utilize as grades para facilitar o trabalho

As grades são essenciais para o desenvolvimento de um bom projeto no Photoshop. Com elas, é possível organizar as informações, alinhar objetivos, criar marcadores e servir de base para quem deseja criar algo do zero.

É possível criar uma grade a partir da opção “Novo Guia de Layout”, dentro da categoria “Visualização”, no menu superior do programa. O recurso também pode ser configurado em “Preferências”, dentro do menu “Editar”.

Melhores editores de Imagem gratuito - 7 dicas para você ficar fera no Photoshop.


7 – Processador de imagens para alteração simultânea

Fazer alteração manual em uma ou duas imagens é comum e não atrapalha a rotina de ninguém. Mas e de 200, 500 fotos? Alterar o tamanho e as características em cada um dos arquivos custa muito tempo e energia da pessoa.

Por conta disso, a Adobe criou uma solução interessante conhecida como “Processador de Imagens”. Basta ir em “Arquivos”, depois “Script” e “Processador de Imagens”, selecionar a pasta onde estão as imagens e aplicar os novos tamanhos e características desejadas.


» Domínio vem com prática, experiência e muito estudo

As sete dicas listadas devem ser encaradas como um início para quem deseja dominar o Adobe Photoshop e trabalhar com edição de imagens. O programa possui inúmeras funções e soluções interessantes para cada caso.

Para conhecer todas, ou pelo menos a maioria delas, o interessado não tem alternativa: ele precisa utilizar e testar todos os ícones e efeitos disponíveis para descobrir as melhores opções em suas fotos e imagens.

Além disso, participar de cursos online também pode ser uma recomendação interessante para aprender um pouco mais. Quando se trata de um software tão importante e complexo como este, todo conhecimento é válido!

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

2 thoughts on “7 dicas para você ficar fera no Photoshop.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.