Tirar fotos com qualidade
Dicas Utilitários

Saiba como tirar fotos de qualidade para aumentar a revenda de produtos.

Tirar fotos de qualidade aumenta o interesse pelo produto que você pretende vender. Conheça algumas dicas que podem ajudar a obter imagens claras, com boa definição e chamativas.


A revenda de produtos, seja com foco em cosméticos, eletrônicos ou compras de atacado de lingerie, é uma atividade que permite que vários brasileiros alcancem a independência financeira e que ainda possibilita renda extra para muitas famílias em momentos de crise. 

Durante a pandemia do coronavírus, profissionais da área deixaram de revender seus produtos de porta em porta e não podem mais contar com a possibilidade de irem até a casa das clientes. Para muitos, as redes sociais e os sites foram as formas de continuar o trabalho, sem se expor à doença. 

Nesse caso, garantir fotos de qualidade dos produtos é um passo essencial para conseguir sucesso na empreitada. São imagens claras, com boa definição, que irão possibilitar que o cliente realmente analise a peça e sinta confiança na hora de realizar a compra.

Para isso, não é necessário câmeras profissionais ou luminárias com softbox. Passos básicos, fáceis de serem encaixados na rotina, podem fazer a diferença na hora de fotografar os produtos – desde celulares, fones de ouvido até sutiãs no atacado.

ILUMINAÇÃO É O PONTO CHAVE

A iluminação é um dos pontos mais importantes na hora de garantir a qualidade da foto. Marcas de renome optam por estúdios com iluminação profissional e ferramentas que disseminam os raios de luz uniformemente. Porém, esses são os requisitos para conseguir uma boa imagem dos produtos.

Uma dica que merece atenção é realizar a sessão de fotos durante o dia, com apoio da luz natural – ou seja, o sol. A ideia é que o modelo ou apenas o produto esteja de frente a iluminação dos raios, evitando posições contraluz, que dificultam a visualização. 

Como Tirar fotos com qualidade de produtos para vender
Como tirar fotos de qualidade de produtos para vender?

O horário mais indicado para tirar as fotos – independente de utilizar câmeras ou smartphones – é por volta de 12h, momento em que o sol se encontra em um ponto mais alto no céu, evitando, assim, sombras maiores que podem desfocar a atenção do produto. É importante não fotografar direto no sol, mas escolher áreas com sombra, mas ainda assim com boa luz.  

CENÁRIO APROPRIADO

O cenário não é apenas um detalhe na fotografia, mas todo o plano de fundo e base da imagem. A ideia é que o foco esteja somente no modelo ou no próprio produto, dessa forma, é importante evitar locais com muitas informações – quadros coloridos, espaços abertos com árvores ou circulação de pessoas, por exemplo, não são recomendados. 

Para tornar o espaço mais profissional, sem gastar dinheiro, é possível utilizar uma parede branca como fundo ou, ainda, cobrir o cenário com um lençol liso. A segunda opção é ainda mais estratégia, já que a parede pode ter desníveis ou, ainda, refletir a luz do fleche. 

DIVERSIDADES DOS MODELOS

Outro fator importante, principalmente se o revendedor trabalha com maquiagem ou peças de roupa, é facilitar a visualização do cliente de como o produto fica no corpo. Portanto, é interessante apostar em fotos com modelos. Pela pandemia, a pessoa pode fotografar familiares utilizando alguma maquiagem, vestindo alguma peça de roupa ou usando calçados. 

Aplicativos de edição de fotos
Tirar fotos de qualidade – Aplicativos para edição de fotos ajudam a melhorar a qualidade das imagens

Mas é importante não esquecer de priorizar a diversidade. Afinal, a ideia é que clientes das mais diversas idades, cores e tamanhos, consigam se enxergarem nas fotografias.

Uma forma de conseguir imagens diferentes é pedir autorização para usar fotos dos próprios compradores com a peça. Além de ser uma alternativa mais realista, também aproxima o revendedor de seu público.

APLICATIVOS DE EDIÇÃO DE FOTOS DÃO O TOQUE FINAL

Para os revendedores que utilizam os próprios celulares para tirar a foto dos seus produtos, é ainda mais fácil se beneficiar de aplicativos de edição de imagens.

Atualmente, existe uma grande variedade de apps que permitem modificar determinado elemento da imagem – por exemplo, retirar uma mão que apareceu por acidente ao fundo – ou ainda alterar a cor e brilho da fotografia. 

Algumas sugestões gratuitas que podem ajudar na hora de intensificar a qualidade da foto são: Adobe Lightroom, Adobe Photoshop Mix, BeFunky, Cupslice e VSCO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.