comprar com segurança pelo celular
Dicas Mobile

6 Dicas para comprar com segurança pelo celular.

Como comprar com segurança pelo celular? Algumas dicas podem ajudar o usuário a não correr riscos durante o processo de compras online.


Em tempos de isolamento social, muitas pessoas estão fazendo compras pelo celular pela primeira vez. Porém, ainda é comum que tenhamos receio com esse tipo de transação, afinal, fornecemos o número do nosso cartão de crédito e isso gera alguns riscos.

Por isso, conversamos com a engenheira de computação do portal REVIEWBOX, Luiza Ferreira, que deu algumas dicas para tornar suas compras mais seguras.


Proteja o seu celular com antivírus.


Antes de tudo, é essencial que você tenha um antivírus instalado em seu celular. Muitas vezes, alguns sites ou aplicativos possuem uma interface enganosa, simulando alguma plataforma confiável, e isso passa invisível pelos nossos olhos. Nesses casos, um antivírus alertará os perigos, te mantendo afastado dos sites maliciosos.


Pesquise a reputação da empresa.


Se a sua compra for grande, é imprescindível pesquisar a reputação da empresa antes. Com uma breve busca na internet, você já conseguirá saber se ela possui algum problema que afetou clientes anteriormente. Além disso, veja os comentários, há quanto tempo ela faz vendas online e se ela está na lista do Procon de empresas não recomendadas.


Fique atento aos detalhes nas páginas.


Se você comprar em um site não seguro, poderá expor os dados do seu cartão de crédito. Por isso, é importante ler as políticas do site. Pouca gente faz isso, então, uma maneira rápida de averiguar a segurança da página e como ela protege os seus dados é através do endereço.

Verifique se o link começa com “https”. Essa sigla garante que o site possui um protocolo seguro e, geralmente, está acompanhada de um pequeno cadeado ao lado (dependendo do seu navegador).

comprar com segurança pelo celular
Como comprar com segurança pelo celular?

Evite redes compartilhadas.


Nunca faça compras pelo celular usando redes de internet públicas ou compartilhadas. O simples fato de ter alguém na mesma rede já pode representar riscos.

Então, mesmo que você esteja usando a rede Wi-Fi da sua casa, antes de inserir os dados do seu cartão, verifique se há alguém roubando sua internet. É claro que isso também inclui não fazer compras através do celular de outras pessoas.


Dê preferência a sites que utilizam plataformas confiáveis.


Os pagamentos pela internet podem ser processados pela própria empresa em que você realiza a compra ou por alguma plataforma financeira externa ao site.

Se o pagamento é processado pela própria empresa, causa mais riscos à segurança do que os sites que utilizam plataformas terceirizadas, já que estas são especializadas em segurança dos dados e passam mais confiança ao consumidor.


Escolha os aplicativos certificados.


As lojas de aplicativos dos celulares, tanto do sistema Android, como do sistema iOS, possuem critérios avançados de seleção. Por isso, os aplicativos que estão nas lojas já passaram por testes de confiabilidade.

Se você estiver em um site e ele pedir para você instalar um aplicativo de outra maneira para finalizar a compra, passe longe. Se ele fosse realmente seguro, estaria na loja e não pediria uma instalação externa.



One thought on “6 Dicas para comprar com segurança pelo celular.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.