Mobile Software

Como manter a privacidade dos seus dados no Android 13?

Android 13 é a mais nova versão do sistema operacional Android. Mas para entender sobre esse assunto, é necessário compreender um pouco mais sobre o Android em si.

Trata-se de um sistema baseado no kernel do Linux e faz parte da linha de soluções oferecidas pelo Google, sendo criado e desenvolvido para ser usado em dispositivos móveis, como no caso de tablets e smartphones.

Assim como no caso dos computadores, o sistema operacional é importante porque transforma as peças do dispositivo em algo utilizável, para que o usuário possa realizar suas tarefas, usar aplicativos, entre outras necessidades.

Nos computadores, o sistema operacional mais usado é o Windows, e ele combina diversas peças para que elas possam ser aproveitadas e operadas pelas pessoas.

Os celulares têm a mesma necessidade, visto que para que possam ser utilizados, precisam de um sistema operacional. É aqui que entra o Android, transformando todas as suas peças em uma ferramenta para diversas tarefas.

Ao longo do tempo, esse sistema vai sendo atualizado e a última versão é conhecida como Android 13. Para aproveitá-lo melhor, este artigo vai esclarecer seu conceito, como assegurar os dados do usuário e mostrar algumas novidades e funções secretas.

O que é Android 13?

Android 13 nada mais é do que a versão mais recente do sistema operacional disponibilizado pelo Google para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e que foi lançada no ano de 2022.

Sua última atualização foi chamada de Tiramisu, visto que é uma tradição da empresa aquele dar os updates com nomes de doces.

celular com Android 13

Está disponível para ser usado nos aparelhos de pessoas e empresas, como no caso de um fabricante de chave allen estrela, e traz muitas novidades.

Entre elas está o menu “segurança e privacidade”, combinando as permissões para utilizar diversos recursos, como:

  • Câmera;
  • Microfone;
  • Localização;
  • Aplicativos.

Também conta com uma expansão do Material You, trazendo novas opções de estilo, além de recursos como o Google Wallet, sistema que permite escolher idiomas para aplicativos específicos.

Além disso, traz em sua novidade o protocolo de mensagens RCS que permite o compartilhamento de imagens em alta qualidade e ver quando essa mensagem foi digitada.

O protocolo melhora a experiência de conversas em grupo, além de adicionar criptografia às mensagens.

Como assegurar os dados no Android 13?

O Android 13 é um sistema operacional moderno, mas os usuários precisam se atentar a algumas configurações escondidas e prestar muita atenção nelas.

Isso porque, dependendo da situação, a privacidade das pessoas pode não ser algo muito preocupante, visto que o impacto ainda é muito pequeno perto do que grandes empresas coletam ou do que é publicado voluntariamente nas redes sociais.

Um fabricante de biombo aramado preto pode utilizar esse sistema porque ele traz sensação de privacidade, visto que possui funcionalidades adequadas a certas aplicações e é o usuário que flexibiliza as permissões da tecnologia.

Por exemplo, é possível configurar a localização, permissões para aplicativos e jogos, conexão Wi-Fi, entre outros. No entanto, o usuário não pode ignorar as permissões de dispositivo próximo que o Google disponibilizou.

perigos do viés de confirmação de dados

Elas impedem que aplicativos de ouvidos solicitem a localização precisa ao se conectar sem fio, além do mais, a solução impede que permissões de Wi-Fi coletem os dados do usuário.

A atualização também se expande no Painel de Privacidade, onde o usuário pode visualizar as permissões dadas aos aplicativos. Porém, o Google mudou a maneira como mostra quais aplicativos usam cada permissão para sete dias ao invés de 24 horas.

Configurar qualquer aparelho ou tecnologia é inevitável para que o usuário possa se sentir seguro e confortável, mas essas configurações podem resultar em escolhas pessoais, sem vazar os dados.

Já na seção segurança, o Android é capaz de oferecer uma visão geral sobre o status do dispositivo e mostra quando a última atualização de segurança foi efetuada.

Um fabricante de bloqueador e rastreador veicular via celular também pode configurar os aparelhos corporativos da maneira que preferir na seção privacidade.

Nela, as configurações estão relacionadas ao histórico de localização do Google, controle de atividades, redefinição de ID de publicidade, exclusão de ID e gerenciador de senhas.

Um código exclusivo é atribuído ao dispositivo e ele deve declarar a permissão do ID de anúncio em sua documentação. De acordo com o Google, se não houver essa permissão para segmentar o Android 13, o ID de publicidade será removido automaticamente.

Ele, então, é substituído por uma sequência de zeros, além do mais, o Android 13 pode impactar diversos modelos de negócio, como as agências de marketing mobile, que vêm ganhando cada vez mais força.

Um dos impactos percebidos pode acontecer no inventário, e pelo fato de menos celulares passarem uma ampla fonte de informações, menos pessoas serão impactadas, o que torna o leilão mais competitivo e mais caro.

Qualquer companhia, como um fabricante de válvula de processo, precisa estar atenta a isso porque vai gerar impactos em suas estratégias de marketing.

Além do mais, ter parceiros estratégicos será muito importante em um plano de mídia diverso e mais saudável.

Novidades e funções secretas do Android 13

O Android 13 traz uma série de novidades e funções secretas que precisam ser do conhecimento dos usuários. São elas:

Cores dinâmicas

O Material You, que foi introduzido no Android 12 traz um visual novo para o Android 13. O sistema de extração de cores do sistema operacional é mais robusto e consegue produzir 16 opções de temas, para o meio da paleta do papel de parede.

Os ícones de aplicativos podem ser redecorados de acordo com o tema escolhido, algo que depende da implementação do desenvolvedor responsável pelo programa. Isso quer dizer que nem todos os ícones poderão ser personalizados.

Android e IOS - Quais as diferenças

Idiomas determinados em cada aplicativo

Um fabricante de esteira industrial automática que contrate profissionais de diferentes países pode adotar idiomas diferentes para cada programa.

Os usuários podem definir suas preferências, seja para praticar uma língua ou para evitar problemas com traduções.

Escolher uma foto

Não é mais necessário conceder permissão de acesso a todos os arquivos na hora de usar um aplicativo.

Se o usuário precisar de um arquivo para montar um perfil ou compartilhar uma mídia, pode escolher exatamente a foto ou o vídeo desejado e levar ao aplicativo.

Ativar algumas notificações

Ao instalar o novo sistema operacional, ele vai solicitar ao usuário uma permissão para emitir notificações e não terá direito por padrão.

Essa mudança permite ajudar os usuários a se livrarem de avisos desnecessários e que atrapalham o cotidiano.

Bluetooth Low Energy

Para uma escola de coreografia madrinhas de casamento, esse recurso é muito vantajoso porque reduz a latência na transmissão de conteúdos e possibilita uma sincronização de áudio mais precisa.

A tecnologia também traz mais qualidade e capacidade de transmitir diferentes aparelhos simultaneamente.

Como funciona a tecnologia Bluetooth

Compartilhamento por aproximação no Android 13

O Android 13 permite compartilhar aplicativos para Chromebook, tendo a possibilidade de espelhar programas do celular no computador, além de ler e responder mensagens a partir do notebook.

O suporte inclui aplicativos como Google mensagens e WhatsApp, duas funcionalidades muito presentes no cotidiano das pessoas e até mesmo de empresas.

Novo reprodutor de mídia

Outra novidade interessante do Android 13 é o novo reprodutor de mídia nativo, e essa função é encontrada no mesmo lugar, na seção de Configurações Rápidas.

No entanto, para um fabricante de porta com visor que precisa compartilhar documentos de mídia com clientes e colaboradores, terá muito mais facilidade porque o reprodutor está maior e disponho de mais informações.

Também muda de aparência dependendo do aplicativo e do conteúdo reproduzido, favorecendo ainda mais seu uso.

Indicador de aplicativos ativos

O Android 13 vai mostrar claramente quando houver algum aplicativo rodando em segundo plano. O usuário só precisa ir à seção Configurações Rápidas que o sistema informa quantos aplicativos estão ativos e há quanto tempo.

Para interromper o funcionamento, basta acessar os botões “stop” ao lado de cada aplicativo em funcionamento para interrompê-los e poupar memória, bateria e processamento.

Hora de dormir

O colaborador de uma confecção de vestimenta para eletricista Nr10 que precisa acordar cedo, pode definir o modo “hora de dormir” porque reduz a luminosidade do papel de parede e o brilho da tela.

Também ativa o Modo Escuro do Android revertendo a paleta de cores para um padrão menos agressivo para os olhos.

versão Android 13

Considerações finais

Conhecer um pouco mais sobre esse sistema operacional é muito importante para aproveitar o recurso por completo e ter uma boa usabilidade de dispositivos móveis, como tablets e celulares, que utilizam o Android 13.

A tecnologia avançou muito nos últimos anos e trouxe diversas facilidades para os usuários, além de proteger sua privacidade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.