Como configurar a Alexa com comandos de voz
Aplicativos Hardware

Alexa: Aprenda como configurar a sua 

Você não sabe como configurar a Alexa? Neste artigo vamos ensinar o passo a passo para configurar a sua assistente virtual de forma simples.


A caixa de som inteligente apareceu pela primeira vez na Echo, no ano de 2014, e chegou ao Brasil em outubro de 2019. A partir daí, a Alexa tem feito cada dia mais sucesso no território nacional.

Diferente das assistentes concorrentes, a Alexa foi produzida com o intuito de auxiliar os usuários na prática das tarefas. Assim, o produto bombou em todas as lojas e deixou cada comprador apaixonado por sua praticidade e pela personalidade do atendimento.

Para atender as necessidades mais comuns e ter afinidade com o auxílio nas compras, basta dar o comando e pedir por uma cortina, por exemplo, para a assistente fornecer o resultado solicitado.

É um produto que não serve apenas para ajudar na realização de tarefas, mas, inclusive, para o entretenimento dos seus usuários. Aliás, se engana quem pensa que a sua configuração seja muito complexa.

O presente artigo tem o propósito de ensinar o que (ou quem) é a Alexa, como ela funciona, como é feita a sua configuração e quais funções ela realiza.

Ao final da leitura, será possível visualizar o tamanho da praticidade que essa ferramenta traz para dentro de uma casa. Pois, ao alcance de uma frase, é possível achar um serviço como de conserto celular perto de mim na internet sem precisar usar as mãos.

O que é a Alexa?

A Alexa é a mais recente assistente virtual que agora está dentro de diversos lares brasileiros, graças aos aparelhos da Echo. Desenvolvida pela empresa Amazon, esse dispositivo possui diversas funcionalidades importantes e bem interessantes.

Desde as funções informativas, interativas e de entretenimento, ela possui enormes utilidades no dia a dia. Para aqueles que desejam otimizar as relações e os processos em casa e no trabalho, é interessante conhecer o que essa ferramenta pode fazer.

assistente virtual da Amazon

Alexa foi o nome dado à assistente virtual da empresa Amazon, disponibilizada pela primeira vez no ano de 2014, com a sua primeira caixa de som inteligente, a Echo. Essa tecnologia só foi comercializada no Brasil a partir do ano de 2019.

Diferentemente do que era feito até então pelas outras empresas, que hoje são suas concorrentes, a Alexa já surgiu com um foco específico de atender os seus usuários nas principais tarefas do cotidiano, sobretudo em compras na loja.

Tanto nas lojas da marca quanto em qualquer outra dúvida sobre materiais para serem adquiridos para casa, a assistente possui a capacidade de auxiliar o seu dono. Caso ele esteja em dúvida durante a compra de uma cascata de embutir, ela certamente ajudará.

Da mesma forma como as suas concorrentes, a Alexa se trata também de uma assistente conversacional, e possui a capacidade de compreender o contexto dos pedidos e até certo ponto fazer a execução de tarefas simples.

Seja para fazer a configuração de alarmes e despertadores, fornecer informações a respeito das condições de um trânsito ou informar a previsão do tempo, a Alexa é capaz de fazer tudo isso com maestria, enquanto põe para tocar uma boa música ou podcast.

Justamente pelo fato de não precisar ser fabricada necessariamente atrelada a um sistema operacional específico, a assistente Alexa é compatível tanto com o sistema iOS quanto o Android, o Windows e até mesmo funciona com consoles de videogames.

Além disso, a Alexa também é capaz de fazer conexão com uma diversa gama de dispositivos de terceiros.

Como a Alexa funciona?

Você quer aprender como configurar a Alexa? Resumidamente falando, se faz necessária uma palavra de ativação a qual a assistente será ativada para responder ao comando subsequente.

Podendo ser escolhidas e configuradas as palavras “Alexa”, “Amazon”, ou “Echo”, para que sejam o comando de ativação, os microfones estarão a todo momento ativados e atentos para receber do usuário um novo pedido ou uma nova tarefa.

Melhor assistente virtual

Como configurar a assistente virtual Alexa?


Por isso, assim como nos outros modelos de assistentes virtuais, no momento em que a palavra de ativação é pronunciada, basta apenas prosseguir com a solicitação do comando.

Como exemplo, é possível dizer “Alexa, pesquise por portão basculante alumínio no Google”, e logo ela falará sobre os resultados.

Essa ferramenta funciona bem assim, uma vez que o áudio de todos esses pedidos são gravados e encaminhados até os servidores da Amazon, onde é realizado todo o processamento do pedido devolvidos para o usuário posteriormente, de maneira rápida.

Como configurar a Alexa?

As assistentes de inteligência artificial estão cada dia mais constantes e presentes no cotidiano da população, integrando desde a execução de trabalhos simples até o acoplamento de sistemas de segurança de casa inteiras.

Michigan Idiomas - Alexa ensina Inglês

Como configurar a Alexa para reconhecer os comandos de voz?


Atualmente, dá para conectar câmeras de segurança apontadas para a cerca elétrica de uma casa à Alexa, para que estejam à disposição do dono, não só a partir da televisão do quarto e da sala, mas também à distância de um comando de voz para serem visualizadas.

Na verdade, uma casa inteira pode ser automatizada para atender aos comandos de voz a partir dessa ferramenta.

No entanto, antes de mais nada, é necessário saber quais configurações iniciais devem ser feitas no aparelho. Para isso, é preciso seguir este passo a passo:

  1. Abrir o App Amazon Alexa no celular;
  2. Entrar na página Dispositivos;
  3. Clicar no + no canto superior direito;
  4. Na opção +, tocar em Adicionar dispositivo;
  5. Clicar na opção Amazon Echo;
  6. Selecionar Echo, Echo Dot, Echo Plus e mais;
  7. Confirmar se está no modo de configuração;
  8. Permitir acesso a localização;
  9. Ligar o bluetooth do celular;
  10. Selecionar o nome do dispositivo;
  11. Conectar-se à rede Wi-Fi.

Logo após a primeira configuração, será preciso personalizar a Alexa. Para isso, é necessário, por exemplo, realizar o cadastro da voz, da qual a assistente deverá reconhecer os comandos vocais, e também sincronizar todas as contas e os outros aplicativos.

Isso possibilitará uma experiência mais completa por parte do seu usuário. Dessa forma, fazendo uso dos dispositivos Echo, é possível atrelar serviços como os de música e streaming, entre outros.

É possível também configurar aplicativos de ferramentas importantes, como calendários, bloco de notas e planners, para agendar compromissos e definir alarmes.

caixinha da Alexa

Passo a passo para aprender como configurar a Alexa


Assim como algumas assistentes virtuais concorrentes, a Alexa pode tornar-se mais completa à medida em que adquire mais dados a respeito do seu dono.

Essas ações acabam possibilitando um reconhecimento de comandos de voz com maior agilidade, e a montagem de agendas e lembretes e rotinas personalizados com uma configuração de acordo com o perfil do seu novo usuário.

Funções da Alexa

Por fim, com tanta configuração detalhada, a Alexa recompensa os seus usuários com uma extensa variedade de opções de diversões e auxílios práticos no dia a dia.

Entre as principais funções práticas de compra, venda, estudos, lazer e entretenimento, contam-se nos comandos da Alexa comandos de:

  • Passatempos;
  • Privacidade pessoal;
  • Diversão em família;
  • Geografia e idiomas;
  • Gastronomia;
  • Localização e transporte;
  • Esportes;
  • Matemática;
  • Músicas;
  • Manuseio de mensagens.

Pedir para a assistente cantar, contar piadas, fazer jogos e outras diversões estão no número de suas funcionalidades.

Desde que haja um bom cabeamento de rede e conexão com a internet, não há limite para o uso das suas funções. Dentre as opções de privacidade, há a alternativa de apagar o histórico de comandos e pesquisas recentes.

Junto a isso, brincadeiras com os nomes de pessoas famosas estão entre os passatempos com a família, e são também bastante oportunas as perguntas a respeito das datas especiais e feriados.

Alexa - Assistente Pessoal

Além das respostas práticas, a Alexa também realiza buscas de receitas gostosas para serem ditadas enquanto o usuário as prepara para desfrutar em família.

A assistente também poderá auxiliar o seu dono a chegar nos lugares, consultando o trânsito e o tempo que demora para chegar a determinados lugares, ajudando tanto quanto um mini gps rastreador veicular na localização geográfica de uma cidade.

Além disso, a Alexa realiza contas de matemática, consulta datas de jogos importantes e transmite músicas e podcasts ao pedido do seu dono, podendo funcionar tanto no dia a dia da rotina do lar quanto em uma reunião que seja realizada dentro de casa.

A assistente também envia mensagens de WhatsApp, uma vez que esteja conectada ao celular, e pode ajudar o seu usuário a se comunicar com os convidados de uma festa no momento em que chegam, para facilitar o controle de acesso condominial remoto.

Considerações finais

A tecnologia tem um papel fundamental na transformação da sociedade em um ambiente mais harmônico e confortável.

Neste artigo, foi possível compreender quem é a assistente virtual Alexa, quais as suas funcionalidades, configurações e funções que pode realizar.

O usuário desta ferramenta poderá experimentar na pele a sensação de poder confiar grande parte das suas preocupações às capacidades habilidosas da nova tecnologia.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.