como criar headlines chamativas
Dicas Utilitários

Como fazer headlines que prendem a atenção?

Headlines são títulos persuasivos e impactantes, capazes de atrair a atenção dos leitores e usuários de uma página. Hoje em dia, uma das coisas mais importantes para uma empresa é oferecer conteúdos para seu público.

É por meio desses materiais que ela consegue se comunicar com as pessoas, transmitir informação, educar a audiência sobre seus produtos e serviços, construir uma imagem de autoridade e conquistar a confiança dos consumidores.

Mas todos os dias, milhares de conteúdos são publicados na internet, criando um espaço competitivo que desafia as organizações a investirem em estratégias que as ajudam a se destacar.

Quando o usuário pesquisa um assunto nos mecanismos de busca, vai encontrar uma grande variedade de publicações que abordam o tema, mas o que vai definir em qual delas ele vai clicar, além do posicionamento, é o título desses materiais.

Da mesma forma, quando alguém entra em seu site ou blog procurando alguma coisa, só vai consumir os conteúdos capazes de despertar sua curiosidade e interesse.

Sendo as headlines indispensáveis para as estratégias de marketing de conteúdo, este artigo busca mostrar sua importância, o conceito por trás do nome e como criar headlines que chamem a atenção do leitor.

O que são headlines?

Headline é um título persuasivo e impactante, sendo um elemento fundamental dentro do conteúdo e responsável por atrair a atenção dos usuários e convencê-los a ler um texto, assistir um vídeo ou até mesmo ouvir um podcast.

o que é headlines

Uma pequena alteração nesse elemento pode aumentar em até 10 vezes o número de visualizações de um anúncio ou qualquer tipo de publicação, por isso, é um dos elementos mais importantes dentro do marketing digital.

O produtor de conteúdo contratado por uma escola de aula de canto lírico se dedica a desenvolver títulos eficientes e que sejam capazes de aumentar as taxas de cliques, engajamento nas redes sociais, abertura de e-mail e assim por diante.

Quando o profissional consegue desenvolver uma boa headline, a empresa aumenta consideravelmente seu poder de influência nas estratégias de comunicação e vendas. Mas para que isso seja possível, é necessário reunir os seguintes atributos:

  • Polêmica;
  • Objetividade;
  • Persuasão;
  • Ser intimista;
  • Não tentar vender.

Só que mais do que tentar criar um título matador e poderoso, é fundamental compreender a importância dele para as estratégias.

Importância das headlines

Quando uma empresa escreve para divulgar seus produtos e serviços, espera um retorno, mas com a evolução dos canais digitais, a produção de conteúdos online aumentou consideravelmente.

A internet tornou tudo mais prático, trazendo facilidades na hora de encontrar informações e entretenimento.

Os usuários se atraem por textos claros, coerentes e concisos, por isso, quando pesquisam alguma informação sobre vidros temperados, por exemplo, os materiais precisam reunir essas características.

importância dos headlines

Ou seja, para que a estratégia tenha sucesso, não basta apenas transmitir informações e divulgar o material. Um dos aspectos mais importantes é ser capaz de atrair tráfego.

A quantidade de leitores do conteúdo vai influenciar os ganhos e a popularidade da marca, nesse sentido, é muito importante se preocupar com alguns detalhes na hora de escrever os textos.

Um desses detalhes é a escolha de uma palavra-chave, que precisa ser inserida no lugar certo para fazer sentido no material, atrair os usuários e aumentar o tráfego da plataforma.

Atrair visitantes é fundamental porque quanto mais pessoas acessam o site da marca, mais oportunidades de vendas ela terá. Só que a internet é um ambiente muito concorrido, pois existem milhares de sites e blogs tentando a mesma coisa.

Empresas dos mais variados portes e segmentos estão lá, geralmente falando sobre a mesma coisa, mas tentando empregar o assunto da maneira mais atraente possível.

O negócio precisa ter um diferencial na hora de criar seus conteúdos, e além de escolher a palavra-chave correta, deve trabalhar com outras estratégias para chamar a atenção dos usuários.

Se você escrever um texto sobre filhotes de cachorros, vai obter um resultado diferente se criasse um conteúdo mais específico falando, por exemplo, sobre filhotes american bully pocket.

Juntas ou separadas, as palavras transmitem sensações para os leitores, como alegria, curiosidade, tristeza, indignação e assim por diante, além de trabalhar às necessidades de cada indivíduo.

Se você quer vender a ideia da empresa, e por que não seus produtos e serviços, por meio de um texto, precisa compreender que as palavras não fazem parte apenas de um conteúdo informativo, pois elas têm poder de persuasão.

Pensando nos aspectos da mente humana, nota-se que a curiosidade é algo natural do ser humano, e quando observamos algo diferente e atrativo, dedicamos toda nossa atenção àquilo.

O funcionamento do cérebro é algo automático e tende a focar naquilo que mais o atrai. Desse modo, a companhia precisa trabalhar sua principal ferramenta para chamar a atenção dos leitores e prendê-la durante a leitura.

Um fabricante de malha de distribuição precisa investir nesses aspectos na hora de criar seus materiais, pois os olhos gostam do que é diferente, belo, grande, colorido, dentre outras características chamativas.

Você mesmo, quando acessa o site de um jornal ou revista, a primeira coisa que costuma fazer é ler a manchete. Seu título, propositalmente, possui caráter convidativo e mesmo sem perceberem as pessoas são induzidas a ler.

Essa é a maior prova de que os títulos são o maior segredo para atrair a audiência. Embora pareça apenas um complemento para o conteúdo, na verdade, é o principal responsável por instigar e fazer a pessoa se interessar por ele.

As palavras que você usa no título vão determinar se os usuários vão se atentar ao que está escrito no conteúdo. Aqui entra a headline, que nada mais é do que saber escolher as palavras certas para criar um título notório.

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A headline escolhida para os conteúdos de uma empresa de construção cisterna alvenaria vai tratar o tema central do texto e convidar o leitor a usufruir do que está sendo oferecido.

Apesar de ser composta por poucas palavras, essa frase transmite uma sensação de estar falando diretamente com o leitor.

Para que seja realmente eficaz, precisa ser pensada exclusivamente para atrair as pessoas e trabalhar alguns atributos que despertam a necessidade do que está sendo apresentado.

Como criar boas headlines?

Sabendo qual é a importância do título, chegou o momento de descobrir como criar headlines realmente atraentes e chamativas. Algumas dicas são:

Considerar a persona

A persona é um personagem semi fictício que reúne todas as características do cliente ideal, e todas as estratégias de marketing são voltadas para ela.

Ao considerar essas informações, fica mais fácil criar um título que chama a atenção do público.

Para criar sua persona, uma empresa de serviço de copa deve pesquisar informações sobre seus clientes e considerar algumas características do público-alvo.

Investir em gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são usados pelo cérebro para acelerar uma decisão. Aquilo que seria procrastinado pode ser realizado com mais rapidez por meio deles.

Muitas pessoas decidem comprar alguma coisa quando a promoção está terminando ou quando o produto ou serviço vai deixar de existir por alguma razão.

Existem diferentes tipos de gatilhos mentais que podem ser utilizados na headline, como o senso de escassez, urgência, prova social, autoridade, razão e antecipação.

No entanto, é muito importante ser sincero, pois se a empresa disser que um projeto elétrico sala comercial terá 10% de desconto até o fim de semana, depois disso, ele deve deixar de existir. Se isso não for feito, seu negócio pode perder credibilidade.

Ser conciso ao criar headlines

A headline consiste em um título, uma chamada ou uma linha de assunto, por isso, não pode ser formada por um parágrafo de 4 linhas.

É muito importante saber ser conciso e empregar apenas os termos fundamentais e capazes de despertar a curiosidade e atrair o público.

Explorar o desejo do público

Se a empresa conhece sua persona, então sabe muito bem quais são suas dores e desejos. Ou seja, a companhia sabe o que está incomodando essas pessoas e como elas gostariam de resolver a situação.

como criar headlines

Por exemplo, uma empresa localizada em uma cidade quente deseja proporcionar o ambiente de trabalho mais agradável para seus funcionários, mas o ar-condicionado apresenta problemas constantemente.

A melhor solução para ela é um plano de manutenção preventiva ar condicionado, e é em cima disso que a organização que oferece esse tipo de serviço vai trabalhar.

Procure entender qual é a dor e o desejo de sua persona e explore essa questão na headline de seus conteúdos.

Considerações finais

Investir tempo e dinheiro para criar materiais completos e realmente relevantes para as pessoas pode não ser o suficiente quando os títulos desses conteúdos não são tão bons ou chamativos como o restante do conteúdo.

A melhor forma de resolver o problema é saber como criar uma boa headline, afinal, ela é o primeiro ponto de contato entre os usuários e aquilo que você publica, e se for bem planejada, vai ajudar a empresa a alcançar seus objetivos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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