Você produz diversos conteúdos, mas não atingi o seu público alvo, e não vê resultados e nem retornos? Pois é, isto acontece muito com pessoas que cometem erros que passam despercebidos durante o planejamento de marketing.
Muito mais do que só produzir, você precisa saber o que e para quem produz. Estar ciente sobre essas informações fará toda a diferença na produção e planejamento da sua empresa.
Por isso, preparamos um artigo falando o porquê de muitos conteúdos não alcançarem o resultado esperado e o que fazer para mudar essa realidade.
Abordaremos tópicos como:
- Principais erros;
- Dicas para corrigir estes erros;
- O que é marketing digital e a sua importância;
- Como construir o seu público-alvo.
Tudo com o intuito de te ajudar a produzir o melhor conteúdo para os seus clientes e conseguir alavancar a visibilidade do seu negócio.
Principais erros
Para começar vamos listar alguns pontos que podem justificar o porquê do seu conteúdo não está apresentando resultados, claro que mais para frente daremos dicas e soluções para resolver estes problemas.
Você não investe em marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma das estratégias mais usadas eficazes dentro do marketing digital, ele se baseia na produção de conteúdos informativos e valiosos que ajudam o seu cliente a solucionar algum problema ou esclarecer uma dúvida.
O foco dele não é divulgar o seu produto ou serviço de primeira, mas demonstrar que você entende sobre o assunto e que pode ajudar aquela pessoa.
É por meio do marketing de conteúdo que as pessoas irão conhecer o seu trabalho, seja para alugar salão comercial ou para agendar uma consulta.
Quando as pessoas veem que você domina o assunto, fica muito mais fácil confiar em você e no seu serviço.
Você não definiu o seu público-alvo
Um público-alvo é um grupo de pessoas que possuem características e desejos parecidos, são as pessoas que você tem certeza que se interessariam pelo seu produto ou serviço.
Quando você tem esse público bem definido e mapeado, fica muito mais fácil produzir conteúdos e divulgá-los, porque você vai saber exatamente para quem esse material irá chegar.
Você precisa saber se as pessoas que estão por perto de você e acompanham o seu trabalho se interessam por serviços de consultoria empresarial ou por dicas de como decorar um apartamento.
São informações como essas e outras que te guiaram para construir um público fiel e constante.
Seu conteúdo não acrescenta nada na vida das pessoas
Quando uma pessoa gasta minutos do seu dia para ler um artigo que não irá ajudá-la em nada, fica muito mais difícil da pessoa retornar aquele site para esclarecer alguma dúvida ou buscar ajuda.
E talvez isso esteja acontecendo com você, os seus conteúdos não acrescentam e nem ajudam as pessoas que o leem.
As pessoas não desejam saber só sobre seguros de vida, elas querem mais, elas desejam saber qual a cotação online de seguro auto, onde adquiri-lo e qual o profissional que pode atendê-las.
Apresentar informações inúteis e irrelevantes não irá ajudar seu público a solucionar um problema, só irá bombardeá-los ainda com mais informações que não mudaram nada em suas vidas.
Você é impaciente
Pensar que os resultados aparecerão do dia para a noite é um grande empecilho na hora de produzir o seu conteúdo, pois a pressa pode atrapalhá-lo durante a construção de um material de qualidade e valor para o seu público.
Acreditar que em dois dias, milhares de clientes irão entrar em contato com você a procura de uma assessoria tributária, ou seja lá, qual o for o seu serviço, é uma expectativa injusta com você e sua equipe.
Usando as estratégias certas você obterá os resultados desejados e muitos outros, não do dia para a noite, mas com esforço e constância eles chegarão para surpreender.
O que é marketing de conteúdo e como fazê-lo?
Agora que você já conhece alguns dos principais erros que podem estar impedindo o seu conteúdo de chegar ao público certo, vamos apresentar dicas e estratégias para corrigi-los e começar a produzir um material de valor e com ótimo resultados.
Como mencionamos anteriormente, o marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias no mercado para quem busca criar autoridade, se tornar uma referência e conquistar novos clientes.
Por isso, separamos algumas dicas dentro do marketing de conteúdo para te ajudar a produzir de forma correta:
- Tenha um blog
Ter um blog é muito importante para construir uma autoridade e visibilidade dentro do Google para a sua marca, por meio de um blog você consegue se posicionar de forma justa no mercado e atrair ainda mais clientes.
Seja falando sobre contabilidade fiscal ou meio automotivo, produzir posts para um blog da sua marca irá fazer toda a diferença na hora em que eles estiverem a procura de soluções e serviços que você pode fornecer.
- Crie perfis nas redes sociais
É quase impossível passar um dia inteiro sem entrar nas redes sociais e ver o que tem de novo para aprender, entreter e comprar.
Por isso, levar a sua marca para as redes faz toda a diferença na produção do seu conteúdo e na conquista do público certo.
Você pode utilizar plataformas como o Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, Telegram, Clubhouse e diversas outras das milhares de redes sociais que temos à nossa disposição todos os dias.
Essas plataformas permitem que você produza conteúdos em diversos formatos, seja áudio, vídeo ou texto. E aceitam todos os tipos de conteúdos informativos, seja sobre como adquirir um alvará de funcionamento ou como preparar um jantar especial.
As redes sociais são abertas a todo tipo de conteúdo e área, é um ambiente diverso e com muitas pessoas dispostas a aprender e conhecer novos produtos, como o seu, por exemplo.
- Invista em tráfego pago
Além da oportunidade de produzir conteúdos diferentes e despojados, as redes sociais também oferecem a opção de divulgação do seu conteúdo a partir de valores bem baixos.
Sendo assim, quando você paga um determinado valor para a plataforma, ela divulga o seu produto ou serviço para as pessoas que utilizam aquela rede e podem se interessar pelo seu trabalho.
Se você possui uma boa quantia para investir na divulgação do seu negócio, o Facebook Ads, Instagram Ads ou Google Ads podem ser ótimas opções.
E é divulgado qualquer tipo de serviço, seja uma dedetização escorpião ou uma consultoria em gestão empresarial.
O campo é enorme para você impulsionar a sua marca a ir ainda mais longe e alcançar mais pessoas.
Como construir o seu público-alvo?
Mencionamos no início desse artigo a importância de saber para quem você está produzindo o seu conteúdo, ou seja, para quais pessoas ele irá chegar.
E para isso, você precisa definir o seu público-alvo, que são as pessoas que se interessam pelo seu material e podem considerar a compra do seu produto ou serviço.
Por isso, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar a construir um público-alvo para o seu negócio:
Faça pesquisas por meio das redes sociais
Além de ser uma ótima opção para a produção de conteúdo, as redes sociais possuem diversas ferramentas de comunicação e interação entre o dono do perfil e os seus seguidores.
Então, use isso ao seu favor e pergunte aos seus leitores e ouvintes o que eles gostam de saber, ler, ouvir e consumir.
Conheça as pessoas que estão por dentro da sua marca, é o retorno delas que te dará um norte sobre o que fazer.
Crie questionários no seu blog
Outra boa opção é criar pequenos questionários no blog da sua marca para que seus clientes expressem suas opiniões e falem sobre o que gostariam de ver com mais frequência.
Você pode apresentar opções de temas como: Tudo sobre balanceamento e geometria ou dicas para decorar o seu carro, dessa forma você consegue obter informações mais filtradas sobre o que o seu público gosta de consumir.
Mantenha um relacionamento e comunicação
Mais do que só vender, você precisa manter os seus clientes e seguidores por perto, entender quais são os seus desafios, vontades e desejos.
As dicas apresentadas acima te ajudarão nisso, mas é você e a sua equipe quem ficará responsável por manter este contato com o cliente e sempre o ter por perto.
O relacionamento e a comunicação é fundamental para criar um ambiente saudável e uma troca genuína entre a empresa e o consumidor, pois é isso que fará do seu negócio um sucesso.
Considerações finais
Esperamos que este artigo tenha sido claro e objetivo para você, que a maioria das suas dúvidas em relação aos motivos dos seus conteúdos nunca atingirem o público correto tenham sido esclarecidas.
Com esforço, constância, conhecimento, garra e pessoas determinadas por perto você conseguirá tornar a sua marca uma grande referência no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.