métricas para aplicativos
Aplicativos Negócios

Afinal, existem métricas para aplicativos? Entenda como funcionam!

As métricas para aplicativos são mensuráveis e mais importantes do que se imagina. Elas interferem na performance mobile, que dita muito sobre a satisfação dos usuários.

Não basta apenas desenvolver um bom app. O marketing digital para aplicações móveis é um assunto cada dia mais debatido entre as empresas e, por isso, deve ser inserido na estratégia de divulgação de seu app. 

Os desenvolvedores não encerram o trabalho após enviar o aplicativo para as app stores. Acompanhar as métricas ajuda a entender como está a performance entre os usuários.

Mas, afinal, quais são essas métricas que devem ser mensuradas? Como fazer esse processo de acompanhamento? 

Se você tem essas dúvidas, aqui vamos explicar sobre as métricas para aplicativos, mostrando os porquês de mensurá-las. Continue aqui e entenda sobre o assunto!

É possível mensurar métricas para aplicativos? 

Sim, é possível mensurar as métricas para aplicativos. O acompanhamento é importante para verificar quais são as necessidades dos usuários e assim oferecer soluções de qualidade

Para isso, é fundamental não só entender sobre mobile, como também buscar a ajuda de especialistas na área. A mensuração é um trabalho que envolve a análise de diversos dados, que podem servir de alguma forma para otimizar o app. 

As métricas para aplicativos ajudam a entender onde as empresas estão acertando ou errando com os usuários. Através dessas informações, fica muito mais fácil a busca por melhorias dentro do app

Como as métricas para aplicativos são analisadas?

Mesmo que você não seja especialista na área, algumas métricas para aplicativos todos precisam conhecer. Elas são muito importantes para a análise de performance dos apps

Analisar desempenho do aplicativo

Também são ideais para sugerir melhorias em casos de otimização. Veja abaixo quais são essas métricas que podem ser facilmente analisadas: 

1. Número de downloads

O número de downloads é uma das principais métricas para aplicativos, porque ele representa o progresso nas app stores. 

Vale reforçar que apenas o fato de o usuário ter baixado o seu aplicativo não significa que isso seja um sucesso

Você pode ter feito uma ótima campanha de divulgação e ter milhares de downloads. Contudo, se os usuários não sentirem suas necessidades atendidas, as desinstalações terão alto índice também. 

Um grande número de desinstalações é um resultado negativo nas métricas para aplicativos.

2. Quantidade de desinstalações

A desinstalação de um aplicativo significa que o usuário não se sentiu satisfeito. Portanto, rastrear essa métrica é importante para analisar e entender sobre performance e otimização. 

Porém, as desinstalações do aplicativo não se tornam problemas para a empresa quando o app apresenta uma alta taxa de rotatividade, resultantes da saída de usuários de baixo valor. 

Neste caso, a alta performance para desinstalações não se torna um resultado ruim, porque irá diminuir o número de usuários que não são ativos na plataforma. Isso pode até gerar um impacto positivo para a métrica para aplicativos. 

3. Tempo de carregamento do app

O tempo que um usuário leva para carregar o app também é importante. Como o próprio nome explica, ele mede o tempo que os usuários interagem até a página inicial. 

Essa é uma das métricas para aplicativos mais significativas, já que avalia a performance e como impacta de forma direta na experiência do usuário (UX)

Como avaliar as métricas do aplicativo

Imagine que um usuário está desapontado com determinado aplicativo. Assim, as chances dele deixar uma avaliação negativa na página da app store são grandes! Essa ação irá afetar na tomada de decisão de outros usuários que buscam por comentários.

Por isso, o tempo de carregamento faz toda a diferença para o usuário. Esteja sempre em busca de melhorias e garanta mais avaliações positivas. 

4. Período de usuários ativos

Outra métrica para aplicativo que não pode ser ignorada é o período de usuários ativos. Nessa avaliação, procura-se o número de usuários ativos, seja diariamente ou mensalmente. 

Em aplicativos de mensagens ou de redes sociais, como o Facebook, WhatsApp e Instagram, é muito importante ter um número elevado de usuários ativos todos os dias. 

Mas se o aplicativo for para vendas de passagens de avião, por exemplo, a métrica avaliada seria de quantos usuários ativos mensais estão no aplicativo. Existe também a necessidade de avaliar o segmento e propósito do app.

Afinal, por que mensurar métricas para aplicativos é importante?

As métricas para aplicativos são importantes para mostrar como está a performance mobile e assim gerar mais satisfação aos usuários.

Quanto mais eles estiverem felizes com o app que usam, maior pode ser o número de downloads feitos para os dispositivos. Consequentemente, mais receita é gerada, além da própria visibilidade nas apps stores.

Por isso, não deixe de fazer a análise das métricas para aplicativos, porque elas revelam como está a performance do app perante os usuários. Em caso de resultados negativos, é um caminho mais fácil para que melhorias sejam adotadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.