Atualmente, estar bem posicionado nas buscas do Google pode parecer complicado, mas para sua felicidade, existem estratégias que podem ser implementadas e que irão fazer o seu site aparecer no Google e ser encontrado mais facilmente.
No decorrer desse artigo, vamos mostrar algumas dicas sobre como aparecer no Google utilizando algumas estratégias sólidas para que você alcance as primeiras posições de forma rápida. Vamos lá.
Realize o registro de seu site no Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta que pode ser utilizada de forma gratuita e que permite o envio de seu site, para que o mesmo seja indexado.
No entanto, isso não é tudo que você pode fazer com o Search Console, você também pode usar a ferramenta para:
- Verificar links apontando para seu site.
- Ver se o Google está tendo problemas para indexar seu site (devido a problemas técnicos com ele)
- O Google sabe se existem versões diferentes de seus sites para países diferentes, e dessa forma você consegue visualizar as consultas de pesquisa que estão direcionando a maior parte do tráfego para seu site
- Pedir ao Google para reindexar um conteúdo atualizado (para que a nova versão possa ser exibida nos resultados de pesquisa mais rapidamente) e muito mais.
Realizar o registro do seu site no Google Meu Negócio
Quando você abre um novo negócio, registrá-lo no Google Meu Negócio deve ser uma de suas primeiras prioridades.
Isso pode dar ao seu negócio uma visualização mais rápida, ajudando-o a aparecer em resultados de pesquisa relevantes, isso pode realmente acontecer em apenas algumas semanas.
Essa verificação permite que o Google saiba que sua empresa realmente opera no local que você especificou, é mais provável que seja destacada nos resultados de pesquisa e no Google Maps quando as pessoas procuram uma empresa como a sua na área em que você opera.
Resultados do Google Maps
Como seus concorrentes dedicaram um tempo para registrar seus negócios no Google Meu Negócio, eles desfrutam de classificações no topo da página e com toda a probabilidade, conseguem mais negócios do que as empresas que não realizam o registro.
No entanto, você deve observar que só pode usar o Google Meu Negócio se sua empresa tiver um local físico que os clientes possam visitar ou se os membros da sua equipe visitarem os clientes onde eles se encontram.
Resumindo, o Google Meu Negócio costuma ser uma grande parte do SEO local e se sua empresa depende de atrair clientes em sua própria área, registrar-se neste serviço é absolutamente vital.
Depois de se registrar no Google Meu Negócio, é muito importante manter sua inscrição atualizada.
Isso ocorre porque agora os clientes provavelmente verão suas informações do Google Meu Negócio. Portanto, se sua entrada do Google Meu Negócio conter informações incorretas (como o horário de funcionamento incorreto ou um número de telefone antigo), isso vai funcionar contra você.
Carregamento rápido
O Google tem usado a velocidade do site como um sinal de classificação desde 2010, por isso, é importante garantir que o seu site carregue o mais rápido possível.
Isso significa que você deve
- Minimize o número de solicitações HTTPS em seu site – reduza o uso de scripts e use imagens apenas quando elas agregam valor ao seu conteúdo
- Assegure-se de que os tamanhos dos arquivos de imagem sejam os menores possíveis – use ferramentas de compactação de imagens como o Tiny Png para ajudá-lo a compactá-los com o mínimo de perda de qualidade da imagem
- Usar hospedagem rápida.
- Obter insights de velocidade da página
- Você pode usar a ferramenta Page Speed Insights do Google para obter uma lista abrangente de coisas que você pode fazer, para melhorar o tempo de carregamento de seu conteúdo.
A velocidade do seu site em dispositivos móveis é importantíssima
É muito importante garantir que seu site seja extremamente rápido no celular e que a experiência do usuário para as pessoas que o visualizam em smartphones seja a melhor possível.
Estudos mostram que 29% dos usuários de smartphones mudam imediatamente para outro site se não estiverem satisfeitos com o desempenho do seu site. Consequentemente, o Google coloca uma ênfase muito forte em sites que carregam rapidamente em dispositivos móveis com posições mais altas na pesquisa.
Outra coisa que vale a pena ter em mente é que o Google prefere sites para celular que sejam organizados, ou seja, aqueles que não apresentem pop-ups.
Identifique as palavras-chave certas para usar, e adicione-as aos seus cabeçalhos, títulos de página, meta descrições e URLs
É importante identificar as melhores palavras-chave, frases que você deseja classificar nos resultados de pesquisa para o seu site e certificar-se de que sejam adicionadas a ele da maneira certa.
Adicionando suas palavras-chave ao seu site
Depois de selecionar as palavras chaves mais relevantes para seu site, é necessário inseri-las nos locais corretos dentro do site.
Você deve adicioná-los a:
Títulos na página de seu site – título otimizado com a palavra chave encontrada.
Meta descrição – a descrição em resumo sobre o que é apresentado na sua página.
Cabeçalhos – amostra de (H1, H2, H3 etc.) que ajudam o leitor a entender melhor o conteúdo.
Conteúdo da página – a cópia principal de sua página
Suas URLs – o endereço da página, ou seja, www.seusite.com/nome da página
Teste rápido de indexação
Teste se o seu site foi indexado pesquisando o URL ou nome de domínio exato sem outras palavras (por exemplo: http://www.seudominio.com).
Por que a classificação de pesquisa é importante
A maioria das pessoas não passa da primeira página para procurar o que deseja. De acordo com este estudo, a lista principal nos resultados de busca orgânica do Google recebe 33 por cento do tráfego, em comparação com 18 por cento para a segunda página, e o tráfego só diminui a partir daí.
Portanto, não é suficiente que seu site seja simplesmente indexado pelo Google, Bing e Yahoo.
Por que os sites não se classificam nos resultados de pesquisa
O Google é complicado. Aqui está o que pode estar impedindo seu site de aparecer nos resultados de pesquisa:
- O Google ainda não indexou seu site
Às vezes, pode levar uma semana ou mais para um mecanismo de pesquisa atualizar os resultados da pesquisa.
Primeiro, crie uma conta na Central de Pesquisa do Google.
A Central de Pesquisa do Google, anteriormente Google Webmasters, está aqui para ajudar as pessoas certas a visualizar seu conteúdo com recursos para tornar seu site detectável pela Pesquisa do Google.
Quando você se registra e direciona o Google para o URL do seu sitemap.xml, você pode solicitar que eles rastreiem novamente os seus URLs. No entanto, existem tantas solicitações que o recurso nem sempre funciona imediatamente (especialmente se você tiver um site novo ou grande).
Se você não quiser criar uma conta da Central de pesquisa do Google, tente este link para adicionar seu url ao google: http://www.google.com/addurl/
Se o seu novo site for rastreado, pode levar até uma ou duas semanas para que ele seja enviado ao índice.
- Seu site é muito novo
Você acabou de construir e lançar seu novo site? Normalmente, pode levar até quatro semanas para que ele comece a aparecer nos resultados do mecanismo de pesquisa.
Embora estejamos acostumados a colocar as coisas online rapidamente, os índices dos mecanismos de pesquisa podem ser bastante lentos.
Portanto, espere e aprenda mais sobre algoritmos de mecanismo de pesquisa antes de ficar muito nervoso.
- Seu site tem tags “sem índice”
Você pode usar um código personalizado para informar aos mecanismos de pesquisa que não indexem seu site ou páginas específicas.
Se você ou alguém que projetou seu site adicionou esse código, isso explicaria por que ele não está aparecendo nos resultados de pesquisa.
Devido a esses e mais alguns detalhes listados no decorrer do artigo, você consegue resolver possíveis erros e otimizar seu site para que ele apareça nas pesquisas dos mecanismos de busca nas melhores posições, comece agora mesmo a atualizar nossas dicas e ultrapasse seus concorrentes.