como implementar técnicas de SEO na área da saúde
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SEO na área da saúde: Veja como seu consultório pode alcançar a primeira página do Google

Você quer colocar a sua clinica nas primeiras páginas do Google? Neste artigo iremos ensinar um pouco mais sobre SEO na área da saúde e alavancar os seus negócios.


Conquistar espaço na primeira página do Google é um grande desafio para empreendimentos na área da saúde e de diversas áreas.

O modo de conseguir se destacar na primeira página é realizando investimentos em SEO (Search Engine Optimization).

Isto posto, entender o conceito de SEO, a relevância, benefícios e como utilizá-lo da melhor maneira nos negócios são maneiras de ter bons resultados, além de alcançar as primeiras posições nos resultados de busca.

O que é SEO?

SEO é um conjunto de técnicas e estratégias de otimização para blogs, sites e páginas na web visando melhorar o posicionamento orgânico nos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo, entre outros, além de ajudar com autoridade digital e tráfego.

O SEO é uma das principais estratégias do marketing digital

Essa técnica permite se destacar e aparecer nas primeiras posições de busca orgânica, deixando o seu site ou blog nas primeiras posições, ajudando a ganhar mais autoridade no mercado, recebendo mais visitantes e assim aumentando as possibilidades de conversões.

SEO e a estrutura de silo para os sites

Isso tudo pode ser conquistado sem grandes investimentos em mídia, ou seja, com base nas otimizações feitas nas páginas do seu próprio blog ou site e nos relacionamentos com diversos sites e assim melhorar a experiência de busca e navegação dos usuários.

Como o Google funciona?

O Google segue algumas etapas básicas que possuem várias regras para selecionar as páginas da web. Essas etapas consistem em:

  1. Rastreamento

O Google precisa frequentemente pesquisar novas páginas e adicioná-las em uma lista de páginas conhecidas. 

Existem muitas formas de melhorar o rastreamento do seu site de consultoria em TI, por exemplo. 

Enviar uma lista das suas páginas (um sitemap) ao Google, enviando uma URL individual e assim vincular sua página a outra que o mecanismo de busca já conhece.

  1. Indexação

A partir do momento em que a página é descoberta, o Google faz uma análise do conteúdo presente na página, catalogando arquivos de vídeos e imagens incorporados e a partir disso tenta identificar melhor do que se trata.

Uma maneira de melhorar a indexação é importante ter bons conteúdos e cabeçalhos que possam expressar bem o assunto da página.

  1. Veiculação

Para oferecer a melhor resposta aos usuários quando realizam uma pesquisa, o Google faz tentativas para determinar as respostas mais adequadas, priorizando sempre a qualidade.

O mecanismo de busca avalia e faz outras considerações que visam fornecer a melhor experiência aos usuários como: dispositivo, idioma, localização, entre outros detalhes.

Por que o SEO na área da saúde é importante para os negócios?

O SEO pode ajudar as clínicas, consultórios, empresas e profissionais na área da saúde a conquistar mais visibilidade na internet e no universo digital.

Para obter sucesso e se destacar é muito importante marcar presença nos meios de comunicação, especialmente a internet, espaço onde as pessoas passam boa parte do seu tempo navegando em sites, nas redes sociais e fazendo pesquisas.

Outro ponto importante são os conteúdos, que precisam ser interessantes a ponto de chamar atenção do público. 

Como fazer a implantação tecnológica no negócio

Sendo assim, é essencial planejar bem os processos de criação para desenvolver materiais com potencial de sucesso.

Se o seu consultório, clínica ou o nome do profissional da saúde está na primeira página do Google passa a sensação de credibilidade e integridade.

Esse fator pode ajudar a diminuir a insegurança do público e render ótimos ganhos aos negócios na área da saúde.

O papel do SEO na área da saúde para colocar sua clínica nas primeiras páginas

Boas estratégias de SEO ajudam os profissionais, as clínicas e consultórios da área da saúde a ficar nas primeiras páginas do Google, sem ter grandes gastos.

O SEO permite que as pessoas utilizem a lógica do mecanismo de busca a seu favor, fazendo com que o Google priorize o seu site ou blog nas primeiras posições dos resultados que os usuários/pacientes realizam relacionados ao seu negócio.

marketing digital e SEO na área da saúde

Quando um usuário realiza pesquisas sobre dúvidas específicas ou problemas de saúde, os resultados obtidos aparecem conforme uma ordem definida pelos algoritmos do Google.

Esse é um detalhe que vale, seja para uma busca relacionada a assuntos de saúde ou de cabeamento estruturado.

Os resultados bem posicionados são os que mais chamam atenção dos usuários e geram mais acessos, aumentando o número de pessoas que entram em contato com a sua clínica, consultório ou diretamente com o profissional, seja médico, dentista, fisioterapeuta, entre outros.

Estar bem posicionado ajuda a economizar em alguns custos de marketing e possibilita ter mais acessos no site ou blog, algo que pode aumentar o número de consultas.

Para a otimização das páginas acontecer é necessário fazer algumas adaptações no site da clínica ou consultório e nos conteúdos. 

Este processo permite atender aos requisitos que o Google exige para ranquear os resultados, conforme as pesquisas feitas.

Práticas utilizadas nas estratégias de otimização

É muito importante conhecer alguns pilares básicos das estratégias de otimização que podem ajudar a ter ótimos ganhos com o SEO.

estratégias de otimização de sites e SEO na área da saúde

Sendo assim, conhecer um pouco das principais práticas do SEO e elementos que não podem faltar na sua estratégia é o modo de ter o seu site, blog ou página da web em destaque.

  1. Criação de blog

Os blogs têm um papel importante na geração de tráfego e ajudam a iniciar um relacionamento com a sua audiência.

  1. URLs amigáveis

Os endereços do seu site e páginas devem ser padronizados e intuitivos.

  1. HTTPS

O protocolo SSL garante que todas as informações fornecidas no seu site são criptografadas. 

Este é um critério de ranqueamento muito importante, por isso é fundamental dar uma atenção especial para este detalhe.

  1. Sitemap

É essencial que o seu site tenha um sitemap para otimizar a indexação dos mecanismos de busca.

  1. Meta description

Este não é considerado um grande fator de ranqueamento, mas a meta descrição, ou meta description, pode complementar os títulos e ajudar a chamar atenção, atraindo novos visitantes para o site.

  1. Google Search Console

É uma plataforma do Google que ajuda no monitoramento das estratégias de SEO e a identificar erros.

  1. Otimização de imagens

É uma parte importante de um site, ou seja, ter imagens que apresentam o atributo alt text. Outro detalhe interessante é utilizar imagens leves.

  1. Heading tags

Os títulos dos artigos precisam ser configurados com tags H1, H2, H3 e H4. Essa configuração para os títulos vale para todos os tipos de conteúdos, seja na área da saúde, sobre gerador silenciado, ou outros assuntos.

  1. Otimização de velocidade

Consiste em compactação de dados, corrige alguns redirecionamentos e diferentes ações que ajudam na aceleração do carregamento das páginas.

  1. SEO mobile

O site precisa ser responsivo, ou seja, se adaptar a diversos dispositivos móveis, assim todas as pessoas podem acessar com facilidade.

Dicas para melhorar as estratégias de SEO e alcançar as primeiras páginas

O bom desempenho do SEO para clínicas e consultórios depende muito de alguns elementos. 

O sucesso das estratégias não é resumido apenas em publicar vários conteúdos sobre qualquer assunto.

Esta é uma atividade estratégica, por isso, pesquisar algumas dicas e modos de colocá-las em prática é o modo de ter bons resultados.

As principais dicas são:

Escolha palavras-chave estratégicas

As palavras-chave são elementos muito importantes que conseguem conectar os conteúdos com a pesquisa do seu paciente.

Considerando este detalhe, é fundamental saber escolher bem as palavras-chave que serão utilizadas nos conteúdos.

Palavras-chaves estratégias de SEO na área da saúde

Focar no público-alvo e pensar em como os conteúdos da sua clínica ou consultório podem ajudar as pessoas, por exemplo, é um bom começo.

Quais atendimentos o seu empreendimento de saúde oferece e quais são os problemas que serão resolvidos?

Outra opção é utilizar ferramentas que ajudam a escolher as melhores palavras-chave para os conteúdos.

Google Trends e Google Keyword Planner são exemplos de ferramentas que permitem verificar as palavras-chave mais utilizadas no segmento e das atividades que o seu consultório e clínica prestam.

Desenvolva conteúdos de qualidade

A credibilidade não se resume em apenas conquistar espaço na primeira página do Google e utilizar o SEO corretamente.

Se o conteúdo elaborado não agrega valor ou mostrar que o seu negócio sabe resolver o problema do paciente, naturalmente as pessoas não vão procurar atendimento na sua clínica ou consultório.

Isto posto, é importante pensar em alguns pontos importantes no momento de produzir os conteúdos, ou seja, eles devem responder com clareza as perguntas dos pacientes, mas não deve ser algo muito chato.

Foco e objetividade nos conteúdos somado a qualidade das informações é algo muito importante para desenvolver ótimos materiais.

Use ferramentas adequadas para análise e otimização dos resultados

Após a elaboração do planejamento, do processo de criação das estratégias dos conteúdos e colocar as técnicas de SEO em prática, os profissionais precisam fazer um acompanhamento dos resultados.

Métricas de Vaidade

Acompanhar de perto os resultados permite entender se as estratégias e tudo que foi planejado está ou não dando certo.

Utilizar ferramentas adequadas para este procedimento é um jeito de obter dados mais concretos e assim você pode entender quais aspectos do marketing estão indo bem e quais precisam de alguns ajustes.

Benefícios do SEO nos negócios

Há vários benefícios interessantes em utilizar o SEO, por exemplo:

  • Aumenta o reconhecimento da marca;
  • Permite ser encontrado pelo público com mais facilidade;
  • Facilidade de aplicação e técnica acessível;
  • Continuidade de resultados, visto que o SEO é continuamente otimizado;
  • Traz mais confiança, autoridade e credibilidade.

Portanto, o uso das técnicas e estratégias de SEO são muito importantes, seja para aumentar as vendas de mini robô ou tornar o seu empreendimento na área de saúde mais reconhecido.

Afinal, os investimentos em SEO permitem conquistar espaço na primeira página do Google, ter mais credibilidade e muitos ganhos positivos para os negócios.


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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