Negócios Tutoriais

Guia essencial para registrar uma marca no brasil.

Registrar uma marca é um procedimento que necessário que preocupa muitos empreendedores no Brasil, o motivo para isso é que poucas pessoas sabem ao certo como fazer isso ou se sentem seguras ao fazerem o procedimento sozinhas.

Algumas pessoas buscam pela ajuda de um especialista em proteção de marcas e não há nada de errado com isso, mas, mesmo que você opte por essa opção, entender melhor como o registro de marcas funcionam no Brasil é um assunto pertinente para qualquer empreendedor.

Por isso, vamos ao guia essencial com o mínimo que você precisa saber sobre o assunto.

Conheça o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial

INPI é a sigla para Instituto Nacional da Propriedade Industrial, é a entidade que cuida do registro de patentes e assuntos pertinente. é nele que você vai consultar a disponibilidade de marca, registrar a sua marca e etc.

Antes de mais nada, você precisa entender o que não pode ser registrado no INPI, isto é, o que é marca e o que não para eles.

Você não pode registrar nome e sobrenome, marca enganosa e etc. Confira a lista completa sobre o que você não pode registrar antes de prosseguir com o seu processo.

Mais: Você conhece os sites Achado Top, Sampaemfoco e Aconteceemsampa? Os melhores sites para divulgar a sua marca.

Pesquise antes de registrar uma Marca

Você não pode registrar uma marca se ela for muito semelhante a outra já existente. Quando falamos sobre nome por exemplo, você não pode registrar a sua marca se o nome já foi registrado junto ao INPI.

No próprio site oficial do Instituto você pode pesquisar pelo nome da sua marca e verificar se o mesmo já foi registrado.

Essa etapa é importante para evitar desperdício de tempo, você até pode tentar registrar uma marca já existente, mas o seu pedido será negado pelo INPI.

Registrar marcas, computador

Seja rápido

Os direitos exclusivos de uma marca só são concedidos de fato quando são registrados junto ao INPI. Mesmo após a confirmação da disponibilidade da sua marca, você só vai estar na metade do caminho.

É preciso se apressar e fazer o registro rápido antes que alguém acabe tomando a sua frente e registre antes de você. Nesta etapa você deve estar preparada para gastar dinheiro pois o processo não é gratuito.

É também recomendado que você registre tudo o que estiver relacionado a sua marca, ex: logotipos, slogans e etc. O motivo para isso é que se sua marca se tornar valiosa, você vai querer todos os direitos sobre ela. 

Tenha paciência

O processo de registro não é automático como muitas pessoas pensam. O INPI é um instituto especializado, mas você precisa lembrar que estamos falando de um instituto para o país inteiro, portanto, pode demorar algum tempo até que seu pedido seja aceito ou rejeitado.

Você deve conferir o status do seu processo com frequência e agir de acordo com a resposta que for dada pelo INPI.

Com um pouco de sorte, você terá sua marca registrada na primeira tentativa. Mas não desanime se não for o caso e tente outra vez se necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.