Certificação da Microsoft
Cursos Software

Conheça 3 tipos de certificações da Microsoft

Uma certificação da Microsoft tem um peso favorável no currículo de qualquer profissional que queira uma oportunidade para se destacar no mercado de trabalho.

A Microsoft é uma instituição que fornece diversas soluções de TI pelo mundo, por isso, quem trabalha na área, pode se especializar em soluções variadas que são utilizadas para muitas finalidades.

Quem é profissional de tecnologia, assim como diversas outras profissões, precisa buscar estudo contínuo, aliás, lidar com a tecnologia exige ainda mais estudos porque ela evolui constantemente.

As ferramentas são melhoradas e aprimoradas, assim como surgem novos recursos tecnológicos que exigem conhecimento específico para que possam ser aplicadas.

A Microsoft evoluiu muito os seus recursos, por isso, ter uma certificação desse tipo ajuda o profissional a se destacar e ganhar mais visibilidade. Perante as empresas, ele também terá mais credibilidade e aumentará sua rentabilidade.

Microsoft - grandes empresas de tecnologia

Isso é importante tanto para prestadores de serviços quanto para funcionários, e as próprias organizações podem oferecer respaldo para que seus colaboradores consigam essas certificações.

Este artigo vai mostrar como funcionam as certificações da Microsoft, falar um pouco sobre sua importância, quais são os tipos de certificações que existem hoje e dar algumas dicas de preparação.

Como funcionam a certificação da Microsoft

Para tirar uma certificação Microsoft, primeiro o estudante precisa decidir qual certificação deseja. Por exemplo, se a intenção é obter créditos acadêmicos, o ideal é a certificação padrão ouro.

Agora, a certificação Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA) É ideal para quem possui outros objetivos em mente, como:

  • Conseguir uma promoção;
  • Aumentar o salário;
  • Conseguir um emprego;
  • Crescer na carreira.

Depois, o estudante vai fazer sua inscrição e pode obter descontos de até 48% no preço dos exames. Feito isso, é o momento de começar a estudar.

O funcionário de uma empresa de rastreador veicular com bloqueador via celular pode se inscrever para a in-person training, fazer cursos de treinamento online e grátis e baixar eBooks gratuitamente.

Depois de obter todos os conhecimentos e habilidades necessários, chegou o momento de agendar o exame. Cada prova tem uma duração aproximada de 90 minutos e é possível realizá-la online de casa ou em um centro de testes autorizado.

Importância da certificação Microsoft

Antes de pensar em uma certificação, é fundamental que o profissional mantenha o foco em dominar o produto que deseja se certificar.

De qualquer forma, ser uma pessoa certificada é fundamental, desde que ela realmente domine a tecnologia de sua certificação.

De modo geral, ela é muito importante porque significa que o fabricante de uma ferramenta testou os conhecimentos do indivíduo e garante para o mercado que ele está apto a trabalhar com seu produto.

Os produtos da Microsoft são usados por empresas de todos os setores, desde uma pequena loja de bairro até um fabricante de chaveiros. Portanto, uma pessoa que tenha essa certificação vai mostrar seu diferencial no mercado de trabalho.

Tipos de certificação

Existem diferentes tipos de certificação Microsoft, mais precisamente, 3 níveis que vão do mais básico ao mais avançado, variando entre produtos como Power Apps, Azure e Dynamics 365. Os tipos são:

Certificações básicas

As certificações básicas contam com cursos voltados para os fundamentos das tecnologias e são indicadas para pessoas que estão começando a se aprofundar em determinado assunto.

Elas possuem 3 tipos de certificação, sendo Azure, Microsoft 365 e Power Platform, e dentro do nível mais básico existem 29 tipos de provas.

Usar o Office 365 Online Gratuitamente

A Azure fundamentals é uma prova que exige conhecimentos gerais sobre essa tecnologia, como conceitos de rede, desenvolvimento de aplicativos, computação, suporte e armazenamento.

É uma certificação voltada para quem está começando a trabalhar com arquitetura em nuvem pela Azure. Quanto ao Microsoft 365, para fazer a prova é necessário compreender conceitos relacionados à nuvem e conceitos básicos do Microsoft 365.

O Power Platform exige como requisito a compreensão de recursos e o valor da ferramenta, como criação de aplicativo em tela simples, criação de painel no Power BI e conhecimentos sobre assistentes virtuais com Power Virtual Agents.

Certificação baseada em função

Para trabalhar em uma empresa especializada em laudo de vistoria de identificação veicular, o profissional também pode obter esse tipo de certificação que exige um nível mais profundo de conhecimento em relação às tecnologias abordadas.

Entre elas está a Azure Developer Associate, que exige do candidato um mínimo de 2 anos de experiência com Azure, ser especialista em projeto, construção, manutenção e teste de aplicativos de serviços na nuvem.

O Power Apps +  Dynamics 365 Developer Associate exige habilidades com o Microsoft Power Apps e Dynamics 365 para que o profissional possa projetar, proteger, desenvolver e expandir a implementação do Dynamics 365.

Por fim, desde setembro de 2020 entrou em vigor uma prova que substitui a prova anteriormente mencionada e para obter a certificação, o profissional precisa ter prestado o exame para a MB-210 e PL-200.

Certificações adicionais

O profissional de TI de uma escola de curso de vitrificação automotiva pode obter certificações adicionais, como Microsoft Certified Educator e Microsoft Office. Em cada um desses tópicos existem 89 tipos de certificações.

Azure - Certificação da Microsoft

Uma delas é a Azure for SAP Workloads Speciality, e para prestá-la é necessário ser arquiteto ou engenheiro com experiência em landscape no sistema SAP.

Também é importante que compreenda conceitos relacionados à migração de soluções e operacionalização de soluções SAP para a Azure.

Como se preparar para as provas de Certificação da Microsoft?

Depois que o profissional escolher a certificação que deseja obter, precisará começar a se preparar para consegui-la. Para isso, algumas dicas são:

Usar o DOCs da Microsoft

A Microsoft possui um grande repositório de documentações de produtos e para acessá-lo basta que o aluno entre na página que reúne todos eles e procure a tecnologia que deseja estudar.

No caso de um profissional de TI que atua em uma empresa especializada em plano de gerenciamento de resíduos industriais, o ideal é optar pela prova em inglês, visto que a versão em português possui alguns erros de tradução.

Aprender tudo no Microsoft Learn

Antigamente, existia o MVA (Microsoft Virtual Academy) que depois de uma repaginada passou a ser conhecido como Microsoft Learn.

Dentro desta plataforma, um estudante escolhe o caminho de estudos que vai percorrer e pode assistir às aulas. O canal oferece materiais completos que vão ajudar na hora de obter a certificação.

Estudar inglês

Os melhores materiais para estudar uma certificação da Microsoft estão disponíveis em inglês, por isso, é fundamental que o aluno tenha uma boa leitura do idioma.

Se o profissional não tiver este domínio, precisa se dedicar a aprender a língua o quanto antes para obter a certificação sem maiores dificuldades.

Expandir o conhecimento

O profissional de TI que atua em uma empresa de empilhadeira paletrans pr20 não deve focar apenas no produto para o qual deseja obter a certificação. O ideal é expandir um pouco mais o conhecimento e procurar tecnologias complementares.

Por exemplo, se uma pessoa pretende obter o MCSA de Windows Server, então também precisa estudar o Azure e como obter uma infraestrutura na nuvem.

Obviamente, o mais importante é dominar o produto do que simplesmente decorar as informações para passar na prova, isso porque, mais tarde, o profissional vai precisar usá-lo no trabalho e o conhecimento será cobrado.

Comprar Microsoft com Software Assurance

O Software Assurance é um benefício que pode ser integrado aos contratos de compra de licença da Microsoft e traz diversos benefícios que ajudam no processo de certificação.

Software Assurance

Se uma empresa de laudo de insalubridade e ltcat comprar o Open Value (que já vem com AS), também terá direito a vouchers de treinamento em centros técnicos de formação da Microsoft, o que permite ao profissional assistir aulas presenciais e de graça.

Também consegue ter acesso a todas as licenças da Microsoft para laboratório. A Organização poderá investir melhor em seus colaboradores e terá uma equipe técnica sempre atualizada e certificada.

Estudar de verdade

O maior erro que uma pessoa pode cometer é decorar alguma coisa apenas para fazer a prova e não aprender o contexto e isso também se aplica na hora de tirar uma certificação da Microsoft.

Quando chegar o momento de usar a ferramenta, o profissional terá um grande problema porque não vai conhecer ela como deveria, por isso, é fundamental estudar de verdade.

Não importa se ele trabalha em um fabricante de presilha de aço ou qualquer outra empresa, para ter uma certificação e aproveitá-la ao máximo, é necessário obter conhecimento sólido.

Considerações finais

A certificação Microsoft é muito valiosa para os profissionais de tecnologia da informação porque abre portas e traz oportunidades no mercado de trabalho.

Mais do que isso, é uma forma de expandir os próprios conhecimentos e alcançar novos patamares na carreira.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.