espanhol no mercado de trabalho
Carreira Cursos

A importância de saber espanhol no mercado de trabalho.

Não é de hoje que se fala da importância de saber um novo idioma para se destacar na profissão. Normalmente, as pessoas logo associam com o inglês, mas o espanhol no mercado de trabalho é uma língua que está crescendo cada vez mais.

Para termos uma ideia, o espanhol é segunda língua mais falada no mundo (atrás apenas do inglês, óbvio!), com mais de 477 milhões de falantes nativos e 100 milhões de pessoas como o segundo idioma.

São mais de 20 países no mundo todo que têm o espanhol como língua oficial, sendo que a maioria deles está localizada da América do Sul e Central. Ou seja, são os nossos hermanos latino-americanos!

Por essa razão, o espanhol está se destacando nas empresas, pois é uma maneira de melhorar a comunicação com outros países que estão logo aí, do lado do Brasil, além de outros negócios internacionais, como na Europa.

No artigo de hoje, conheça mais sobre a importância de saber espanhol no mercado de trabalho e os diferenciais da língua para as empresas. Acompanhe a leitura!

Qual a importância do espanhol no Mercado de Trabalho?

Hoje em dia, já é comum nos depararmos com vários serviços que oferecem atendimento em mais de uma língua. É o caso, por exemplo, de um motorista particular bilíngue, que acaba atendendo estrangeiros e brasileiros que estão em uma viagem.

Fora que vivemos em um mundo globalizado. Isso quer dizer que não restringimos nossas relações somente aos países de origem, mas sim, para vários outros cantinhos do planeta.

Pense por um instante: quantas vezes você já não viu um filme em espanhol ou acabou se deparando com algum texto no idioma? No inglês então, nem se fala! Ainda nem citamos o mandarim, que também é outra língua em ascensão.

Por isso, quanto mais conhecimento você tiver acerca de um novo idioma, maior será o seu destaque no mercado de trabalho.

A seguir, veja alguns fatores que demonstram a importância do espanhol para o mercado de trabalho. Confira!


1 – Você pode estudar em outros países

Muita gente quer ter a oportunidade de estudar em outro país ou fazer o famoso intercâmbio

Inclusive, é possível encontrar programas desse tipo em escola particular integral, que já oferece opções de ensino estrangeiro no ensino médio.

Mas, para conquistar o sonho de estudar no exterior, seja na Europa ou em países da América Latina, muitas instituições de ensino exigem a apresentação de um teste de proficiência em espanhol. Ou seja, você precisa comprovar seus conhecimentos na língua.

Normalmente, os exames de proficiência exigem do candidato algumas habilidades básicas. São elas:

  • Leitura;
  • Escrita;
  • Gramática;
  • Expressão oral.

Portanto, não vá achando que o seu “portunhol” vai te salvar. É o momento de realmente se dedicar ao estudo do idioma e treinar para o exame.

Aliás, não só para fazer intercâmbio, esse teste é requisitado em inúmeros processos, como para a qualificação em pós-graduação, concursos públicos, etc.

Sendo assim, tenha um ambiente de estudo para concurso adequado e comece a se preparar para o seu exame de proficiência.


2 – Possibilidade de trabalho em vários setores

Ter o domínio de outra língua abre várias oportunidades de trabalho para você, nos mais diversos setores. O ramo do Turismo é um dos que mais busca por pessoas com conhecimento em espanhol, justamente por lidar com pessoas de todo o mundo.

De acordo com um levantamento da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT), mais de 1 bilhão de turistas internacionais se movimentam todos os anos. Isso demonstra o quanto o setor é capaz de gerar receita.

Já é comum, por exemplo, vermos placas informativas para restaurantes com mais de um idioma. Imagine então no departamento de atendimento ao cliente!

Sendo assim, você tem a oportunidade de trabalhar em um setor de amplo crescimento, com potencial de lucratividade e, ainda, ter contato com pessoas de diferentes culturas.

Fora o setor de turismo, outra oportunidade profissional é no ramo da comunicação. Jornalistas, relações públicas, publicitários e assessores precisam saber como se comunicar em outras línguas

Portanto, ter mais de um idioma também é uma ferramenta de trabalho.


3 – Potencial para subir de cargo

Sabe aquela velha história de que alcançar uma boa posição da empresa é algo que depende diretamente do conhecimento? Pois é, isso é realmente verdade.

Por esse motivo, saber o espanhol te dá a oportunidade de subir de cargo e, consequentemente, ter um salário maior.

Afinal de contas, você já vai se destacar de muitos outros profissionais e colegas de trabalho que ainda não têm conhecimento na língua.

Imagine, por exemplo, uma empresa de desinfetante que precisa de um gerente comercial para lidar com negociações com parceiros latino-americanos.

É bem provável que os gestores irão preferir alguém que já trabalha no estabelecimento e, é claro, que tenha conhecimento em espanhol.


4 – Maior destaque na entrevista de emprego

Saber o inglês já é um diferencial no seu currículo, agora, quando você sabe espanhol, aí não tem erro! Pode ter certeza que você vai se destacar na entrevista de emprego.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, os profissionais que sabem falar três línguas ou mais têm maior remuneração e conseguem vagas melhores nas empresas.

Por isso, vale a pena levar junto com o seu currículo, em um moleskine branco para não amassar, comprovantes de cursos de idioma, resultados de exames de proficiência e outros documentos que possam comprovar o seu conhecimento em outros idiomas.


5 – Possibilidade de assistir filmes sem legenda

Além do mundo corporativo, saber uma nova língua também é uma maneira de aproveitar ao máximo de programas de entretenimento e bens culturais. 

Afinal de contas, algumas expressões só fazem sentido quando ditas no idioma nativo.

Sendo assim, ao aprender o espanhol, você tem a oportunidade de abandonar as legendas em português e assistir um filme inteiro em outro idioma. Aos poucos, você irá perceber o quanto isso faz a diferença (além de ser uma forma de praticar a língua).

Não só os filmes, mas livros também! Você poderá pegar obras incríveis escritas em espanhol, inclusive conteúdos que ainda não foram traduzidos.

Espanhol no mercado de trabalho
Como aprender Espanhol e se destacar no mercado de trabalho?

Como aprender o espanhol?

Hoje em dia, com o avanço da internet e das TICs (tecnologias da informação e da comunicação), ficou muito mais fácil ter acesso aos conteúdos que podem te ajudar a aprender um novo idioma.

Dá para encontrar cursos totalmente online, bem como escolas de idiomas especializadas na sua cidade. Dessa forma, você pode escolher o tipo de ensino que mais te agrada e já começar a aprender a língua.

Para quem tem filhos, o ideal é iniciar os estudos desde pequeno. Uma dica é procurar por uma creche educandário que tem a cultura de ensino bilíngue. Assim, a criança aprende de modo muito mais natural e intuitivo.

No espanhol, assim como em toda língua, é importante desenvolver todas as habilidades de comunicação: fala, escrita, audição e expressão. Afinal de contas, pode ser um problema entender, mas não saber como falar algo.

Até por isso, os exames de proficiência exigem todas essas habilidades do aluno.

Por esse motivo, além de aprender nos cursos de idiomas, é recomendável sempre praticar o idioma, quando possível.

Por exemplo, você pode se condicionar a ler publicidades de balcão promocional expositor que estão em espanhol, assistir filmes com legendas em espanhol, combinar com os amigos uma roda de conversa no idioma, treinar na frente do espelho, etc.

Só não vale ficar parado – principalmente, se você já concluiu o seu curso de idiomas há algum tempo e não treina mais a língua com frequência.

A falta de treino pode prejudicar nossa habilidade de comunicação, especialmente na parte de expressão. Sendo assim, não tenha medo de estudar e treinar, mesmo que for sozinho(a)!


Conclusão

Todo mundo sabe o quão importante é dominar uma outra língua para se destacar profissionalmente e alcançar uma boa colocação no mercado de trabalho.

No entanto, quando se pensa em ensino de idiomas, logo associamos com o inglês, esquecendo que outras línguas estão se tornando tão relevantes quanto, como é o caso do espanhol (principalmente, na América Latina, que o Brasil faz parte).

Considerada a segunda língua mais falada no mundo, o espanhol é um idioma que conecta os países vizinhos do Brasil, bem como algumas localidades na Europa, sendo fundamental para certos tipos de profissões (ramo do turismo, comunicação, comércio, etc).

O artigo de hoje trouxe algumas das vantagens de saber o espanhol no mercado de trabalho, demonstrando que você tem a possibilidade de ganhar mais e trabalhar em cargos mais elevados, só por conhecer um novo idioma.

Então, mãos à obra para aprender o espanhol!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.