No âmbito da tecnologia da informação, um dos temas mais polêmicos é o SLA. Essa sigla é composta pelas palavras em inglês Service Level Agreement.
Esse termo abrange todos os serviços baseados em tecnologia que são subcontratados por uma corporação ou agência governamental.
O processo envolve garantir que todos os integrantes de um contrato de prestação de serviços tenham segurança prática e jurídica.
Este efeito funciona nas duas frentes, tanto quando um cliente solicita a conclusão de um serviço que não foi contratado como quando o mesmo cliente exige uma tarefa previamente acordada.
Em ambas as instâncias, a relação entre contratante e prestador de serviço é dissonante na estrutura contratual. Isso pode levar a descontentamento, insatisfação e, em casos extremos, violações de contrato que poderiam ter sido evitadas com o SLA.
Isso é observado em transporte de equipamentos industriais e também em empresas que utilizam tecnologia da informação, uma solução para esse problema é chamada de Acordo de Nível de Serviço.
Para qualquer empresa aumentar o nível de satisfação dos clientes com os serviços ou produtos, é fundamental que fique bem claro o que eles podem acessar ou exigir do trabalho.
Isso é conseguido por meio da organização, que é crucial para qualquer profissão. Desde o início, é estabelecida uma lista de responsabilidades que definirão a experiência em termos de atendimento e demanda, bem como os SLAs.

Embora pareça simples de executar, algumas organizações ainda impedem ou deixam de executar essa tarefa, seja por um problema com a organização ou por desconhecimento de sua importância.
O Acordo de Nível de Serviço nesse contexto pode ser considerado um contrato de serviço ou um compromisso bilateral que é assinado entre as partes envolvidas, esse compromisso descreve os direitos e obrigações de cada parte para a conclusão de um projeto.
Mas, afinal, o que é o SLA?
A sigla SLA é a abreviação de Service Level Agreement, que pode ser traduzido para Acordo de Nível de Serviço, a palavra acordo é utilizada como sinônimo de contrato ou garantia.
Este termo é frequentemente empregado no dia a dia do trabalho relacionado à tecnologia, à informática e descreve os serviços que são contratados por uma empresa especializada em impressão direta uv ou outras atividades de nicho.
O objetivo final da formulação de um Acordo de Nível de Serviço é um documento que inclui regras internas para a execução do trabalho, metas, detalhes contratuais mais importantes, suporte e outras informações pertinentes.
Quais tipos de SLA existem?
Uma questão importante ao lidar com um contrato de nível de serviço é que, ao contrário dos contratos tradicionais, o SLA é um documento complexo e, principalmente, dinâmico. Como resultado, alterações podem ser feitas para manter o contrato atual.

Ocasionalmente, este contrato é atualizado para avaliar as rotas pretendidas e potencialmente estender este contrato para serviços adicionais por um período de tempo mais longo.
O SLA é um procedimento que pode ser realizado entre um operador de impressora termica etiqueta colorida e uma empresa terceirizada.
Pode ser realizado também entre uma empresa e um funcionário contratado, independente do modelo, a colaboração ou a clareza das coisas oferecidas é fundamental. O SLA pode ser alterado de duas perspectivas diferentes: um SLA focado no cliente e outro no serviço.
SLA focado nos clientes
O SLA com foco no cliente é dedicado à organização de tarefas com base nas demandas que as empresas geram durante o processo de contratação. Este é o modelo considerado mais complexo, com viés menos extenso e alterações contratuais mais frequentes.
Então se uma instituição fornece serviços, esta opção pode não ser a mais adequada. No entanto, a empresa precisa decidir fazer isso de qualquer maneira, e é aconselhável estar ciente das alterações contratuais, pois cada alteração deve ser incluída no contrato.
SLA focado em serviços
Por outro lado, o SLA com foco em serviços é mais simples e direto, podendo ser empregado tanto interna quanto externamente pelas empresas como no caso das que confeccionam roupas como camiseta listrada horizontal masculina e outras peças.
No entanto, ao adotar um SLA centrado em serviços, não é permitido adicionar itens específicos a cada contrato. Por isso, é muito importante que ambas as partes leiam o contrato e entendam suas obrigações ao assiná-lo.
Por que o SLA é tão importante para as empresas?
O SLA é capaz de transmitir a segurança necessária de qualquer serviço contratado aos seus contratados e equipes contratantes, é o modelo de contrato na área de tecnologia da informação e deve ser executado dentro de seus termos.
Como resultado, o Acordo de Nível de Serviço serve como um meio de comunicação entre as empresas que fornecem aparelho academia crossover e é utilizado para resolver disputas e esclarecer mal-entendidos entre as partes.

Dentro do SLA, existem conjuntos de regras que definem as regras que devem ser seguidas. Esse processo promove maior transparência na elaboração dos contratos e impõe penalidades ou a rescisão do vínculo caso as regras não sejam seguidas.
Os SLAs geralmente são baseados em outro acrônimo para entender no mundo da tecnologia da informação, KPI, um acrônimo para Key Performance Insight ou Key Performance Indicator.
Os KPIs são os números que são analisados em SLA para mostrar a eficácia de uma determinada atividade no departamento de tecnologia da informação de uma empresa especializada em manutenção de elevador de carga 1000 kg.
O SLA tem um objetivo essencial nos contratos com clientes de tecnologia, é garantir a segurança e a satisfação do cliente no campo dos serviços de base tecnológica prestados.
Para elaborar e executar SLAs com precisão, seu desenvolvimento requer muita organização e diálogo aberto, com espaço para ajustes e otimizações futuras, pois até para vendas de itens como máquina de café automática moedas um bom acordo é necessário.
Como criar um SLA eficiente para as operações?
Ao elaborar acordos de nível de serviço, as empresas devem estar atentas aos possíveis riscos desse desenvolvimento, pois é preciso minimizar erros nessa etapa para que todo o processo transcorra com eficiência.
A questão mais significativa nessa área é garantir que tudo o que foi acordado na formulação do SLA seja cumprido no prazo adequado, a forma mais eficaz de fazer isso é organizar e adequar as ferramentas necessárias.

Esse processo e delegação de funções deve ser documentado no contrato e para negociações envolvendo empresas de tecnologia que não fazem uso de tanta tecnologia, recomenda-se que a delegação também seja realizada de forma esclarecedora.
Em geral, o processo de desenvolvimento de um SLA pode ser dividido em várias etapas, cada uma delas depende do foco no momento em que o material foi desenvolvido, são elas:
- Definição de métricas através dos KPIs;
- Gerenciamento da rotina administrativa;
- Focar em pontos essenciais e de melhorias;
- Determinar pré-requisitos para as operações;
- Acordos para casos de não cumprimento;
- Definição da capacidade da equipe de TI.
A criação de um SLA para uma empresa especializada em perfil t galvanizado depende de uma comunicação clara entre ambas as partes para documentar todas as tarefas, prazos e níveis satisfatórios de conclusão acordados.
É fundamental reconhecer que o Acordo de Nível de Serviço é um documento vivo que possui um grau de complexidade, isso significa que durante o processo do dia-a-dia, ele pode ser revisto e revisado, o que levará a mudanças.
Considerações finais
O Service Level Agreement é um método empregado na área de tecnologia para otimizar as negociações e garantir um embasamento prático e legal entre empresas ou em uma relação de trabalho.
A principal função de um SLA é definir quais serviços devem ser contratados por uma equipe ou profissional de tecnologia da informação e em que nível devem ser executados por um período de tempo específico ou para um projeto específico.

Este documento foi inicialmente concebido para aumentar a proteção e transparência do procedimento, bem como a definição das medidas compensatórias e punitivas associadas a diferentes resultados.
O Acordo de Nível de Serviço é melhor compreendido através da consideração de dois componentes: os serviços ou o cliente, ambos os componentes têm um objetivo que é cumprir funções.
O que muda é o nível de adaptabilidade do SLA, enquanto o atendimento continua o mesmo, o foco no cliente é mais extenso.
Em última análise, o objetivo do SLA é documentar os detalhes mais específicos do contrato de um serviço de tecnologia da informação, as responsabilidades, prazos e metas associadas ao contrato.
Esse documento também visa chegar a um acordo que beneficie ambas as partes na realização de algum projeto, prestação de serviços ou aquisição de produtos.
Isso torna o SLA fundamental para qualquer empresa que queira passar seriedade e compromisso tanto para as equipes internas, parceiros de negócios e clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.