A segurança nas redes sociais deve ser levada muito a sério pelos internautas. Qualquer descuido pode trazer consequências irreparáveis para a vida do usuário.
Com a popularização e a abrangência das redes sociais, tudo ficou mais fácil, e mais perigoso. As principais redes sociais existentes hoje possuem configurações avançadas de segurança, justamente para impedir acesso de pessoas não autorizadas.
Muitos usuários desconhecem ou simplesmente acham desnecessário investir um pouco mais do seu tempo para configurar suas credenciais de segurança no mundo virtual.
Diante disso ocorre fatos que muitas vezes podem parecer inofensivos, mas que na verdade podem causar sérios transtornos.
Como por exemplo o acesso de uma pessoa não autorizada ao seu perfil das redes sociais, essa pessoa pode comentar de forma maldosa nas fotos dos seus amigos, fazer publicações difamatórias ou mesmo conversar com estranhos se passando por você e podendo causar um mal-estar, interromper uma amizade ou até mesmo cometer crimes.
O que fazer para melhorar a segurança nas Redes Sociais?
Os especialistas recomendam trocar de senha pelo menos a cada 30 dias e usar no mínimo 14 caracteres, alternando entre letras, números e caracteres especiais.
Ainda existe inúmeros recursos para completar a senha, como cadastro de aparelhos celulares, envios de códigos por SMS, pergunta de segurança, cadastro de um e-mail alternativo, registro do dispositivos que você costuma acessa as rede sociais entre outros.
Quando um internauta se cadastra num site, ele é obrigado a fornecer algumas informações confidenciais para poder ter acesso aos serviços do site. Esses dados devem ser mantidos em sigilo e protegidos pelo mesmo.
No Facebook por exemplo os usuários muitas vezes curtem e publicam páginas sem saber, pois no momento que você instala uma aplicação no site é fornecido as informações de acesso automaticamente e por meio delas o próprio site se encarrega do resto, curtindo e publicando quantas outras páginas achar necessário.
Esse mecanismo é usado para fazer “girar” a venda de publicidade pelo site e obter popularidade das páginas que foram curtidas.
A recomendação é sempre criar senhas difíceis e longas, e quando for utilizar um computador num local público, observar se a caixinha “lembrar senha” não está marcada, se tiver, desmarque.
Isso evita que outra pessoa possa entrar na sua conta em seguida, nunca repasse suas senhas a terceiros, nem para amigos ou parceiros, as vezes por descuido essas informações podem parar nas mãos de pessoas não autorizadas e mal intencionada.
Cuidado com os links recebidos de amigos, essas publicações que aparecem no seu status, devem requerer tanta a atenção, quanto as que você recebe no seu e-mail.
Seja seletivo na hora que aceitar pedidos de amizades, os criminosos virtuais tentem a criar perfis falsos a fim de obter informações confidenciais, então a regra é, se você não conhece ou nunca viu antes, não aceite.
Se o site que estiver usando pedir que você forneça uma pergunta de segurança, que geralmente serve para lembrar a senha, tome cuidado, se o site permitir escolha uma outra que não esteja disponível na lista.
A lista de perguntas, como: dia do aniversário, data do casamento, nome dos filhos, cidade onde nasceu, cor favorita, as vezes são facilmente encontradas no próprio perfil do usuário.
Seguindo essas dicas de segurança você estará mais protegido quando estiver navegando na internet e acessando às redes sociais.