Como tirar boas notas na Educação a distância
Cursos Internet

Educação a distância: 5 dicas para tirar notas melhores.

A Educação a Distância permite que milhares de alunos espalhados pelo Brasil e pelo mundo tenham aulas remotas, ou seja, sem precisar sair de suas casas. 


A educação é um dos pilares mais importantes na construção de uma carreira sólida, escolher um curso de graduação ou encontrar a sua vocação vai muito além de estar presente em uma sala de aula, é entender seu propósito e objetivo durante a vida. 

Talvez você tenha crescido ouvindo de sua família a importância de ir à escola, interagir com os colegas e prestar atenção nas aulas. Porém, isso se torna muito difícil quando somos obrigados a ficar em casa, tornando todo o convívio educacional, 100% online.

Foi o que aconteceu em 2020 com a chegada do novo coronavírus e o anúncio da pandemia mundial que fez com que as pessoas se isolassem em suas casas e evitassem ao máximo sair para se divertir, ver parentes e até mesmo estudar. 

O estilo de aulas que por anos foi vivido pelos estudantes acabou mudando completamente sua didática, fazendo com que tudo fosse passado através de uma pequena tela de computador ou celular. 

Assim surgiu o conceito do EAD, que significa Ensino a Distância e permite que milhares de alunos espalhados pelo Brasil e pelo mundo tenham aulas remotas, ou seja, sem precisar sair de suas casas. 

Seja um curso de gestão hospitalar ou de inglês, é possível aprender todos os conceitos e teorias de diversas matérias através deste novo formato de ensino. 

Entretanto, assim como tudo na vida possui um lado negativo, diversos alunos se queixam do modelo EAD e acham que suas notas despencaram com as aulas a distância e já não se reconhecem mais estudando neste estilo. 

Claro, que grande parte disso deve-se a situação caótica em que o mundo se encontrou durante o ápice da pandemia, o que acabou afetando a saúde mental de milhares de pessoas, o que consequentemente também atrapalha a atenção e produtividade. 

Mesmo este conceito de ensino sendo diferente de um curso tecnico de gestão financeira, que aborda a matéria de maneira mais prática, é possível aprender bastante dentro de casa. Mas existem desafios que precisam ser ultrapassados para se obter bons resultados. 

Desafios da Educação a Distância

Estudar a distância pode parecer uma maravilha para pessoas que possuem uma rotina bem movimentada e nem sempre possuem tempo ou disposição para se deslocar a uma escola ou campus de faculdade. 

Além de poder ajudar diversas pessoas que moram em locais mais afastados e com difícil acesso às capitais dos estados, que é onde mais se encontram polos de ensino e educação

Dessa maneira, o conceito do ensino a distância torna o acesso à educação ainda mais prático, rápido e acessível. Sem contar com os valores de mensalidade, que também são mais baratas do que os cursos presenciais. 

Todavia, esse estilo de aprendizado também traz milhares de desafios para os estudantes, tais como: 

  • Foco e disciplina; 
  • Conexão estável de internet;
  • Ambiente silencioso e confortável; 
  • Aparelhos eletrônicos para assistir às aulas; 
  • Ferramentas e programas para aulas práticas.

Desafios como esses podem surgir na rotina de diversos alunos, desde aqueles que fazem curso gestão de marketing e vendas até cursos mais tradicionais, como medicina ou direito. 

Manter o foco e concentração em meio a tantos desafios é bem difícil, e na maioria das vezes, isso pode acarretar no baixo desempenho e nota desses estudantes. 

Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a melhorar as suas notas, mesmo estudando a distância. Tudo com o intuito de fazer a sua rotina estudantil ser ainda mais produtiva e provar que há sim como aprender mesmo dentro de casa.  

5 dicas para melhores notas no EAD 

Dentro de cursos de gestão de pessoas e liderança ead, é normal que os professores o avaliem pelo seu desempenho através das provas e trabalhos passados durante o semestre, por isso, é preciso se organizar bem dentro dele. 

Melhorar o Ensino a Distância

Diferente da escola, um curso de graduação dificilmente irá contar com o seu comportamento ou personalidade para ajudar na sua nota final. Não há outro jeito de ganhar notas altas a não ser estudar e desempenhar um bom papel nas provas. 

Por mais simples que isso possa parecer na teoria, sabemos que na prática tudo é bem diferente. Por isso, preste atenção nas dicas que selecionamos para te ajudar a ter melhore notas no EAD

  1. Crie um cronograma de estudos 

A organização é algo fundamental para tudo na vida, principalmente para os estudos. É preciso dar importância a um cronograma assim como a informações sobre quanto custa o curso de gestão financeira, por exemplo. 

Isso porque é esse cronograma que irá ajudá-lo a organizar suas tarefas, trabalhos e provas dentro dos prazos corretos. O que evita atrasos, ansiedade ou desespero para fazer tudo em cima da hora.

Além disso, se você é uma pessoa que trabalha ou possui alguma outra responsabilidade além do curso EAD, montar esse cronograma é quase uma obrigação. 

E para isso, você pode selecionar momentos do dia para estudar ou algumas horas durante o fim de semana para adiantar seus trabalhos e atividades, fazendo um pouquinho a cada dia, você irá conseguir terminar o que precisa dentro do prazo e com grande qualidade. 

  1. Fique longe de distrações 

Durante a aula ead, é normal que muitos estudantes assistam e ouçam o professor ao mesmo tempo que mexem nas redes sociais, assistem uma série ou conversam com parentes, mas isso pode atrapalhar e muito o seu rendimento. 

Dentro de um curso de gestão financeira a distancia , por exemplo, podem existir materiais que irão interessar mais do que outras o aluno, mas é necessário que ele esteja focado em todas, assim como estaria se a aula fosse presencial. 

Por esta razão, fique longe do seu celular durante suas aulas, assim, você irá se obrigar a prestar atenção no que o professor diz e absorver o máximo possível de conhecimento daquela aula. 

  1. Construa um ambiente confortável 

Diversos pesquisadores e psicólogos já provaram que o ambiente em que estamos possui grande influência no nosso desempenho e produtividade, pois eles passam uma determinada mensagem ao nosso cérebro. 

Por exemplo, se você entrar em um quarto escuro, quente e com cobertas bem macias, é normal que você sinta sono e queira deitar para descansar, pois essa é a mensagem que o ambiente te passa. 

Em cursos a distância, como a especialização em administração hospitalar, é normal que estudantes assistam às aulas deitados em suas camas, o que pode acabar fazendo-os pegarem no sono durante a aula e perderem todo o material apresentado. 

Por isso, é recomendado que você separe um lugar da sua casa e tente construir um ambiente que irá mantê-lo atento à aula. Para isso você pode seguir dicas, como:

  • Estar em um lugar bem iluminado; 
  • Evitar ficar deitado; 
  • Manter uma boa postura; 
  • Ter materiais para anotar citações da aula. 

Atitudes simples como essas já irão te ajudar a ver o ambiente de estudo com outros olhos, o que acaba te motivando a estudar e prestar ainda mais atenção às aulas. 

  1. Participe das aulas 

Umas das coisas que os estudantes mais sentem falta do estilo de aulas presenciais é a interação imediata junto aos seus professores e colegas, algo que a plataforma online não consegue fornecer. 

Mesmo assim, é possível tentar fazer do ambiente virtual um lugar que se assemelhe ao que vivíamos antes do isolamento social, e para isso é necessário que você esteja disposto a participar de suas aulas. 

Para isso, você pode abrir a sua câmera, tirar suas dúvidas com o professor através do microfone, interagir com seus colegas e dar opiniões em debates ou discussões entre os alunos. 

Pequenas atitudes como essas te ajudam a se sentir mais presente nas aulas, mais próximo de seus colegas e professores, o que consequentemente, te ajudará a ter mais foco e disciplina nas aulas.

Seja na faculdade de gestão de vendas ou na de jornalismo, manter essa interação é extremamente importante para que todos se sintam acolhidos e prontos para o ambiente presencial quando tudo voltar ao normal.  

  1. Anote informações

Mesmo estando estudando dentro da sua casa, pensar que você está dentro de uma sala de aula ajuda muito na hora de manter o foco no conteúdo passado pelo professor. E para isso, nada melhor que anotar o que ele diz durante as aulas. 

Ter um caderno de anotações ou até mesmo abrir o bloco de nota do computador para anotar conceitos importantes durante a aula te ajuda a estar ainda mais integrado com a matéria e focado no aprendizado. 

Isso também é necessário para que o seu ambiente te lembre que você está em um momento de estudos, e que nada e nem ninguém pode desviar a sua ambição daquele momento, nem você mesmo.

Dicas simples como essas fazem toda a diferença com o passar dos dias e, principalmente, no fim do curso. Pois você verá como essas pequenas atitudes contribuíram para a sua formação como profissional e como pessoa. 

Por mais desafiador que a prática do EAD possa ser, com certeza ela marcou uma geração que precisou se adaptar a este conceito, o que nos mostra como a tecnologia vem ajudando diversas pessoas ao redor do mundo. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.